
Autor: Robert Louis Stevenson
Editora: Darkside Books
Páginas: 352
Gênero: Ficção / Literatura Estrangeira
Ano: 2019
Comprar: Amazon; Shoptime; Americanas; Submarino; Loja da Editora
Sinopse: Todos temos um lado pouco conhecido, secreto, por vezes maligno e até monstruoso. Raros, porém, são aqueles que dão vazão a essa faceta. O escocês Robert Louis Stevenson soube retratar, como poucos, este aspecto das personalidades múltiplas em sua novela gótica, O Médico e o Monstro, publicada originalmente em 1886, em Londres. Considerado um dos três maiores clássicos do gênero de horror, ao lado de Drácula e Frankenstein, O Médico e o Monstro inspirou incontáveis traduções, adaptações, homenagens e interpretações ao longo das décadas. A DarkSide Books, primeira editora brasileira inteiramente dedicada ao terror e à fantasia, anuncia a peça que faltava para completar a tríade atemporal e monstruosa na coleção Medo Clássico: O Médico e o Monstro é o livro que todo darksider sempre sonhou. Capa dura para proteger o material de elementos químicos destrutivos, ilustrações impecáves de Alcimar Frazão para explorar as nuances metafóricas dos personagens, tradução cuidadosa de Paulo Raviere para honrar o trabalho de Stevenson — e, claro, uma seleção de contos perfeita para quem quer conhecer ou revisitar o talento inigualável de Stevenson. Além da curiosa história do advogado Gabriel John Utterson preocupado com o comportamento estranho do seu amigo Dr. Henry Jekyll, outros “experimentos” de Stevenson que flertam com o terror e o sobrenatural estão presentes neste volume. É o caso dos contos “Markheim” e “O Apanhador de Corpos”), sem falar nos contos de fantasia (“A Ilha das Vozes” e “O Demônio da Garrafa”). Nenhuma dessas narrativas, porém, pode ser resumida a um gênero e enquadrada em apenas uma categoria. Alguns deles estão entre os mais brilhantes exemplares de ficção de horror do século XIX. A edição conta ainda com ensaio de Marcel Schwob sobre o autor, publicado originalmente em 1896. Stevenson foi um artista que, feito raro mesmo entre os autores clássicos, entrou para o imaginário da sua época e foi ao mesmo tempo um sucesso de público e da crítica especializada. Agora, o autor de um dos maiores clássicos do terror finalmente recebe o tratamento dark que merece. (FONTE)
Oiiie, gente! Tudo bem?
Lançado pela Darkside através do selo Medo Clássico, 'O Médico e o Monstro e Outros Experimentos' é uma coletânea de contos do renomadissimo Robert Louis Stevenson. Posso dizer que essa edição me ganhou primeiramente pela capa, que é maravilhosa, mais uma obra prima dessa editora que não economiza na hora de surpreender seus leitores!
As narrativas de terror estão presentes na história do mundo desde sempre, impressionante ver como mesmo as escritas há séculos têm ainda uma grande significância na atualidade, prova disso é essa maravilhosa obra 'O Médico e o Monstro' pelo escritor escocês Robert Louis Stevenson e seu valor imenso tanto por retratar a dualidade do ser humano quanto por relevância mundial.
'O Médico e o Monstro e Outros Experimentos' é uma edição maravilhosa que traz oito contos do autor, todos eles escolhidos a fim de trazer um panorama desse escritor, que é um dos autores mais traduzidos do mundo, conhecido também pelo estrondoso sucesso 'A Ilha do Tesouro', uma aventura com piratas, ele que mostrou a imagem de pirata com perna de pau e que permeia até hoje o imaginário popular.
Primeiramente, acho importante falar do autor e de todos os fatos mais interessantes sobre ele, a própria edição da Darkside traz um anexo sobre a vida e até mesmo fotos do autor. A escrita de Stevenson é muito envolvente, ele abusa das descrições tanto de cenários quanto do psicológico dos personagens, fiquei absolutamente absorta em seus contos, principalmente em 'O Médico e o Monstro', focarei nele adiante. Confesso que não sou uma leitora ávida de terror, não tenho muita experiência com o gênero, mas acabei gostando muito do livro e em alguns textos fiquei morrendo de medo (ahahaha, medo de iniciante!).
A belíssima edição da Dark side traz os seguintes contos:
- Entretenimento das noites nas ilhas: A praia de Falesá, O demônio da garrafa e A ilha das vozes
- O apanhador de corpos
- Olalla
- Markheim
- Janet, a entortada
- O médico e o monstro: o estranho caso do Dr. Jekyll e o Sr. Hyde.
Irei fazer uma breve apresentação de alguns contos e focar no principal que é 'O Médico e o Monstro'.
'O Apanhador de Corpos' é inspirado em Burke e Hare, escoceses que marcavam para dar os corpos a um professor de anatomia, o caso real de serial killers.
'Markhein' fala de grandes assassinatos no século XIX e mostra como funciona a mente de um assassino logo após cometer o mal.
'Janet, a entortada' conta a princípio sobre uma mulher possuída pelo mal, mas que na verdade é uma crítica à sociedade europeia durante a Inquisição. Esse conto tem uma linguagem bem popular, traz muitos cenários e sentimentos da sociedade em relação a superstição. Eu gostei muito desse e de como ele mostra que a aparência engana, fiquei morrendo de medo, mas já lembrando que eu sou medrosa mesmo, hahahaha!
Os contos são muitos instigantes, gostei de todos, mas confesso que os meus preferidos foram 'O Médico e o Monstro', 'O Apanhador de Corpos' e 'Janet, a entortada', eles são envolventes, trazem muitas sensações ao leitor e medo é só uma delas, realmente são histórias atemporais e que deixam grandes reflexões, aliás se você for ler, pode inclusive ler fora da ordem, eu li aleatoriamente.
'O Médico e o Monstro' é um clássico da Literatura Universal, apesar de ter sido lançado a séculos (1886), ele traz à tona a dualidade do homem no que se refere ao bem e mal. Ele inclusive trouxe para debate vários temas da psicanálise, inclusive essa dualidade transformou-se depois no que hoje conhecemos como transtornos de bipolaridade. O advogado do Dr. Jekyll, Sr. Gabriel Utterson, recebe o testamento do Dr. feito a próprio punho, mas algo estava muito estranho, pois ele pedia que se algo acontecesse a ele, suas riquezas deveriam ser dadas ao Sr. Hyde, mas ninguém sabia quem era o tal Hyde. Ao encontrar Hyde, Utersson não gosta dele e suspeita que seja alguém de reputação obscura, depois descobre que este é um assassino e dali em diante ele quer acompanhar cada passo de Hyde. Não aprofundarei na relação de Hyde e Jekyll a fim de não dar spoiler, mas já adianto que é muito impressionante e nos faz entender a ambiguidade que mora no ser humano.
Um ponto relevante a se destacar é a edição maravilhosa que a Darkside trouxe, gente do céu, lindíssima! Fiquei de boca aberta, a capa é dura, tem a cor verde e branca, em verde umas sinapses cerebrais, além do desenho de um homem partido ao meio e dentro dele um esqueleto, uma referência ao conto principal "O médico e o monstro", por dentro a edição impressiona não só pelo conteúdo, mas também pela beleza do livro e de suas ilustrações, eu morri de medo dos desenhos (hahahaha)! Sempre soube que a Darkside arrasava nas edições, mas ter uma de suas mais belas em minhas mãos foi uma experiência muito agradável!
Se você é iniciante no gênero terror (assim como eu!), 'O Médico e o Monstro e Outros Experimentos' é um ótimo livro para começar, pois por se tratar de contos te dá a oportunidade de ler com calma e também de intercala-lo entre outras leituras, gostei muito da experiência, com certeza quero me aventurar em mais narrativas desse gênero!
E você já leu alguma obra de terror? Gostou da premissa de 'O médico e o monstro'?
Me contaaaaaa tudo!
COMPRE SEU EXEMPLAR COM UM DE NOSSOS LINKS E AJUDE O BLOG SEM PAGAR NADA A MAIS POR ISSO!!
NOTA:

Robert Louis Stevenson nasceu em Edimburgo, na Escócia, em 1850. Proveniente de tradicional família de construtores de faróis, o escritor seguiu, por sua vez, prolífica carreira literária que legaria romances, novelas, contos, ensaios, poemas, peças teatrais, relatos de viagem, e ao menos dois clássicos da literatura universal: A Ilha do Tesouro e O Médico e o Monstro. Apesar de considerado por muitos como autor infantojuvenil, Stevenson foi celebrado por um heterogêneo rol de escritores, tais como Jorge Luis Borges, Vladimir Nabokov, Virginia Woolf, G.K. Chesterton, Arthur Conan Doyle, Marcel Schwob e Henry James. Até hoje sua obra inspira incontáveis traduções, adaptações, interpretações e homenagens. Debilitado, por conta do clima europeu, em 1887 sai do continente em busca de ares mais amenos, e após alguns meses de viagens, passa por fim a viver nas Ilhas Samoanas, onde permaneceria até o fim da vida e seria conhecido como tusitala, o contador de histórias.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!