https://pladlivrosbr2.cdnstatics.com/usuaris/libros/fotos/306/original/portada_metamorfose_franz-kafka_201909172242.jpgTítulo Original: Die Verwandlung
Autor: Franz Kafka
Editora: Planeta - Selo Minotauro.
Páginas: 138
Ano: 2019
Gênero: Ficção / Literatura Estrangeira
Comprar: Amazon; Submarino; Americanas; Shoptime

Sinopse: E se, de repente, você acordasse metamorfoseado em um inseto monstruoso?
Clássico da literatura mundial, o fantástico de Kafka agora chega a novos leitores. A metamorfose (Die Verwandlung, em alemão) é uma novela escrita por Franz Kafka, publicada pela primeira vez em 1915. Nessa obra, Kafka descreve o caixeiro viajante Gregor Samsa, que abandona as suas vontades e desejos para sustentar a família e pagar a dívida dos pais. Numa certa manhã, Gregor acorda metamorfoseado num inseto monstruoso.
“Kafka fez perguntas que nos incomodam há cem anos. Se você for corajoso, leia.” – LEANDRO KARNAL (SKOOB)

Oi, gente!
Vocês já ouviram falar de Kafka? Bem, eu era uma daquelas pessoas que já tinha ouvido falar e quando tive a oportunidade de lê-lo não pensei duas vezes.
"A Metamorfose" de Franz Kafka foi publicado em setembro deste ano pelo selo Minotauro da Editora Planeta e com prefácio do jornalista Marcelo Hessel.


Em uma manhã Gregor Samsa acorda se sentindo estranho, não consegue se levantar rapidamente para se arrumar e ir para o trabalho, além disso ele nota algumas mudanças no seu corpo. Embora vamos acompanhando o personagem se inteirar da mudança que lhe sucedeu de repente, no início o autor já deixa claro que ele se metamorfoseou em um monstruoso inseto repugnante, como se se tornar um inseto já não fosse o suficiente para chocar. Mas se o leitor acha que isso é o pior que pode acontecer a uma pessoa está enganado, pois o que nosso protagonista passará será muito pior.
Todavia não se abriu mais a porta, e Gregor ficou ali esperando, inutilmente. - Página 70
A história é narrada em terceira pessoa e é através desse narrador que iremos conhecer um pouco da família Samsa, o papel de Gregor como provedor da família, uma vez que o pai é velho e não tem mais saúde, assim como a mãe, e a irmã que ainda é muito nova.
Esse narrador é muito importante para vermos do alto o que sucede com cada personagem, para entender a situação como um todo. Lendo iremos descobrir o que se passa na cabeça de Gregor Samsa, pois como um inseto não consegue se comunicar com as pessoas, exceto pelas atitudes que ele pode demonstrar em alguns momentos.
Sempre que a conversa chegava a essa necessidade de se ganhar dinheiro, Gregor saía dali da escuta e se jogava no frio sofá de couro que se encontrava ao lado da porta, pois ardia de constrangimento e de tristeza. - Página 81

Como o livro tem poucas páginas, qualquer informação a mais será um spoiler e isso eu não quero fazer, pois a leitura se torna mais visceral quando sabemos o mínimo possível da obra, foi o que aconteceu comigo, a única coisa que eu sabia era que o personagem principal se tornaria um inseto e ponto.

A leitura é muito, muito, muito maravilhosa. Me fez pensar mesmo após fechar o livro, me fez ver que atitudes que são tomadas na narração podem ser feitas com pessoas que não necessariamente se transformaram em um bicho.

Tem uma citação na capa do livro de Leandro Karmal que realmente faz sentido quando finalizamos a leitura. Acredito que esse é um livro para todas as idades, que deve ser lido e debatido nas salas de aulas.


A Editora Planeta também fez uma diagramação maravilhosa, as letras são agradáveis, não cansam a vista, as ilustrações de Douglas P. Lobo fazem sentido com a história e o prefácio de Marcelo Hessel nos introduz ao que esperar da obra e do próprio autor. Uma obra que fica linda na estante, mas que fica mais linda na mente do leitor.

Para todos que desejam conhecer Franz Kafka e assim como eu querem se surpreender e se apaixonar pelo autor, recomendo a leitura de "A Metamorfose".

Um forte abraço!
Até mais!

COMPRE SEU EXEMPLAR COM UM DE NOSSOS LINKS E AJUDE O BLOG SEM PAGAR NADA A MAIS POR ISSO!!

NOTA: 

Franz Kafka (1883-1924), escritor tcheco de língua alemã. É considerado um dos principais escritores de literatura moderna. Sua obra retrata as ansiedades e a alienação do homem do século XX.
Kafka nasceu em Praga, 3 de julho de 19883, cidade que pertencia ao império austro-húngaro, filho de um comerciante judeu muito abastado, cresceu sob as influências de três culturas: a judia, a tcheca e a alemã.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!