Título Original: Substitua consumo por autoestima: Um guia de compras conscientes
Autor: Cris Zanetti e Fe Resende
Editora: Paralela
Páginas: 160
Gênero: Moda, Estilo e Beleza
Ano: 2015
Comprar: Amazon; Shoptime; Americanas; Submarino

Sinopse: O tema consumo consciente faz parte do nosso repertório diário de treinamento com clientes de consultoria há alguns anos. Cada vez mais se conversa sobre a ética e a sustentabilidade das escolhas que fazemos na vida e, especialmente, na moda. Pensado para escolhas de vestir, raciocinando o consumo de roupas com um viés da descomplicação, queremos rever nosso consumo de roupas, que parece estar bem desregulado por uma série de maus hábitos que desconectaram nossas vontades das nossas necessidades, do que é bom para gente. Pensar em como a gente consome moda do ponto de vista da ética é uma preocupação relativamente nova, e ninguém tem todas as respostas, ou mesmo alguma resposta definitiva. Então, para puxar essa conversa — que pode render tanto mais! — a gente organizou um conjunto de regras aprendidas/exercitadas na nossa experiência prática, no dia a dia do nosso trabalho como consultoras de estilo. Não são regras impostas de cima, cravadas na pedra e entregues ao povo, são antes parâmetros que podem ajudar a raciocinar o consumo, a necessidade, as vontades. A favor de um consumo raciocinado, utilitário de verdade, eficaz, propusemos um compilado de regras que tem a intenção de afinar nossas escolhas e melhorar a nossa relação com o dinheiro, com as nossas coisas, com o tempo e com os nossos desejos mais autênticos. (SKOOB)

Oieeee, gente! Tudo bem!?
Vim mostrar para vocês um livro que foi lançado recentemente pela Companhia das Letras e que me ganhou pelo título, eu já fui muito consumista (estou no processo de libertação hahahahaha!) e quando vi esse título, fiquei muito animada para aprender ainda mais sobre como fazer compras conscientes e a proposta desse guia.


O livro é um guia com 60 dicas para conscientização sobre como usar o dinheiro para fazer compras inteligentes, o texto é apresentado da fiança uma até a sessenta, basicamente uma por página, além das dicas tem conselhos e estatísticas sobre produtos. O conteúdo é bem objetivo, mas mesmo assim consegui aproveitar bastante a leitura.


Gostei da forma como as escritoras deixaram o guia parecendo uma revista, um blog ou algo parecido, uma linguagem muito fácil e intimista. Cada dica vem de forma descontraída e seguidas de dicas de filmes, documentários e sites que complementem as informações, fiz várias anotações para ler e assistir depois, gostei disso e achei realmente um diferencial! Acho interessante quando autores fazem essa pesquisa mais aprofundada a fim de enriquecer ainda mais o conhecimento do leitor.


Outro aspecto que gostei bastante foi a edição, pois é muito fofinha, o tamanho dele é pequeno, parece uma edição de bolso, só que um pouco maior, deixo esse detalhe para que já tenha essa noção!Uma linguagem fácil e muito enriquecedora, apreciei várias das dicas e acredito que o livro puxa mesmo para o lado de conscientização, justamente pelo fato de que somos induzidas o tempo todo a comprar para que nos sintamos bem e realizadas, mas isso não é nada bom para nossa saúde mental e financeira também.


As escritoras chamam a atenção para um problema sério que é o consumismo, o ato de comprar sem necessidade e ter sempre mais, sabe que já tem um tempo que reflito sobre isso, a compra por “prazer e recompensa” na verdade é maléfica, pois comprar e não pensar sobre o porquê e para que usarei aquele item que foi trazido para casa. Eu por exemplo, sempre tive muitos sapatos e muita maquiagem, gastava muito, às vezes nem tinham tanta qualidade, mas eu comprava cada vez mais e depois de estudar um pouco sobre minimalismo e aos poucos ir me educando, passei a comprar menos e três anos depois tenho o básico para uso sem excessos, compro somente para substituir algo que já tenha acabado, essa é uma dica também presente em 'Substitua Consumo por Autoestima'.


O livro chama atenção para a mídia e como somos educadas para sempre estarmos bonitas e que isso custa muito dinheiro, uma indústria que se alimenta da insegurança com corpo, cabelo, pele e tantas outras. Mas, e se a gente conseguisse manter nossa autoestima boa sem que gastássemos desenfreadamente? E se a gente conseguisse comprar sabendo nossas reais necessidades? Essas são perguntas que 'Substitua Consumo por Autoestima' vai te ajudar a responder.

Recomendo muito a leitura e deixo claro que ela será muito proveitosa, fará repensar muito sobre compras, consumismo, necessidades reais ou não e tantos outros temas relacionados a isso. Se você é alguém que quer ser mais centrado na hora de gastar seu dinheiro e deseja saber escolher melhor suas compras, então esse livro é uma ótima pedida. Muito do que li, eu já sabia, mas ressalto que é pelo fato de já ter lido bastante sobre esse tema, porém de forma nenhuma isso diminuiu a importância dessa leitura para mim, recomendo muito, principalmente para iniciantes nesse tema!

E aí, ficou interessado pelo tema? Me contaaaa tuuuudo!
Um beijo!

COMPRE SEU EXEMPLAR COM UM DE NOSSOS LINKS E AJUDE O BLOG SEM PAGAR NADA A MAIS POR ISSO!

NOTA:

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Amei a resenha! Também estou tentando gastar só com o necessário e não comprar por impulso.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!