Título Original: The Nazi Hunters
Autor: Andrew Nagorski
Editora: Intrínseca
Páginas: 432
Ano: 2019
Gênero: História / Guerra Mundial / Criminosos de Guerra - Alemanha.
Comprar: Amazon; Shoptime; Americanas; Submarino

Sinopse: Após os julgamentos de Nuremberg e o começo da Guerra Fria, os vencedores da Segunda Caçadores de Nazistas coloca em foco a pequena parcela de pessoas que atuou — tanto em cargos oficiais quanto de forma independente — para reverter o êxito inicial desses criminosos de guerra e impedir que o mundo esquecesse seus atos. Com determinação e coragem, esses homens e mulheres seguiram lutando mesmo enquanto os países vitoriosos e o resto do mundo se tornavam cada vez mais indiferentes ao destino desses infratores.
Guerra se deram por satisfeitos e perderam o interesse em punir os nazistas que cometeram crimes durante o conflito.
Andrew Nagorski conta as histórias impressionantes de caçadores emblemáticos, como Simon Wiesenthal e Serge Klarsfeld, e também daqueles que trabalharam longe dos holofotes da imprensa, incluindo os jovens promotores americanos dos tribunais de Nuremberg e Dachau, Benjamin Ferencz e William Denson, respectivamente; o juiz polonês Jan Sehn, que comandou o caso de Rudolf Höss, um dos cabeças do campo de concentração de Auschwitz; o juiz e promotor da Alemanha Fritz Bauer, que forçou seus conterrâneos a confrontar os registros do genocídio; o agente do Mossad Rafi Eitan, que liderou a equipe israelense responsável pela prisão de Adolf Eichmann na Argentina; e Eli Rosenbaum, que liderou os esforços pela extradição dos criminosos de guerra que residiam tranquilamente nos Estados Unidos.
Determinados a perseguir e punir criminosos nefastos, esses heróis provaram que, cedo ou tarde, ninguém pode se julgar livre da justiça. (SKOOB)

Oi, genteeeee!
Sempre gostei da matéria de História e a Segunda Guerra Mundial é um dos assuntos que me chama muito a atenção, então quando vi o 'Caçadores de Nazista' não pensei duas vezes em ler.

Publicado pela Editora Intrínseca, os 'Caçadores de Nazistas' fala sobre o que aconteceu após o termino da Segunda Guerra Mundial com os nazistas que fugiram, com os crimes que foram cometidos e quem pagaria por eles.


O livro começa fazendo uma breve apresentação de quem eram os caçadores e os caçados, citando os nomes tanto dos caçadores quanto dos criminosos.

Seguimos com informações sobre como foi acordado a escolha da condenação, uma condenação justa e que quando o mundo olhasse para as consequências que a guerra trouxe, olhassem como exemplo a não ser seguido.
Depois de entrevistar um judeu holandês cuja história era particularmente tocante, logo lhe pedi desculpas por fazê-lo se lembrar de tudo com tantos detalhes. Comentei, ainda, que ele devia ter narrado sua odisseia muitas vezes para os parentes e amigos. "Nunca contei a ninguém", respondeu. Diante da minha expressão de descrença, acrescentou: "Ninguém jamais perguntou." Ele tinha carregado aquele fardo sozinho por cinquenta anos. - Página 24
Temos relatos também de como os três maiores países da época, Inglaterra, Rússia e Estados Unidos, decidiram organizar o julgamento. Nesse capítulo temos o julgamento de Nuremberg, o primeiro depois do fim da guerra.

É citado também sobre como se deu a divisão da Alemanha Ocidental e Oriental, como viviam as pessoas que ficaram sob o domínio russo, o país que mais "sofreu". É inegável, várias pessoas sofreram com mortes, formes e outros tipos de crueldade, porém com relação a perdas militares e a forma de tratamento que soldados russos eram tratados pelos alemães o fizeram ter sede de vingança.


Eu já havia lido sobre os estupros que aconteceram com mulheres alemães, mas os relatos falados no livro são horripilantes, eu tive que parar em alguns momentos de tão pesados e tristes, muito doloroso. Teve momentos que o crime não se restringiu só as alemães, mas a qualquer mulher de qualquer nacionalidade que estivessem lá.

Entendam aqui que não estou dizendo que por serem alemães aquelas mulheres deveriam ser estupradas, mas que na cabeças dos soldados russos era uma forma de vingança, todavia todas as mulheres sofreram com as atrocidades, sem falar que eram de doze anos até idosas de noventa ou mais, muitas vezes sofriam mais de dez abusos por dia. Gente isso não existe!

Mas o foco do livro é falar sobre a busca dos culpados, como conseguiam suas localizações, como se organizavam para prende-los e quais eram as suas divergências. São nesses momentos que conhecemos um pouco mais sobre aqueles que buscavam justiça. O livro aborda a linha tênue entre justiça e vingança, até onde fica o limite delas.
Entretanto, na esteira da guerra e do Holocausto, não era de admirar que as noções de vingança e de justiça com frequência se misturassem, fossem quais fossemos motivos dos próprios carrascos. - Página 36
O livro é um dos melhores que já li com o tema da Segunda Guerra Mundial até o momento, nele temos narrações de pessoas que estavam no local e viram tudo com seus próprios olhos, o autor fez uma obra muito rica em fatos históricos. Podemos ver que realmente teve um trabalho duro ao escrever, que não colocou qualquer coisa, pesquisou bastante.


A escrita de Nagorski é muito boa, faz com que passemos pelos capítulos em poucos minutos, sem falar na diagramação, está maravilhosa. Temos também fotos de prisioneiros e de pessoas que trabalharam nos julgamentos e fora dele também.

Enfim, na minha opinião, a obra é perfeita. Um livro para aqueles que amam a História Mundial e querem aprender um pouco mais sobre os acontecimentos do mundo, mas também para nos fazer lembrar que coisas ruins acontecem e devem ter consequências para aqueles que praticam.

Um forte abraço!
Até mais!

COMPRE COM UM DE NOSSOS LINKS E AJUDE O BLOG SEM PAGAR NADA A MAIS POR ISSO!

NOTA:

Andrew Nagorski comandou as sucursais da revista Newaweek em Hong Kong, Moscou, Roma, Bonn, Varsóvia e Berlim. É autor de Hitlerland, entre outros títulos sobre a Segunda Guerra Mundial.                                                                                                                                               

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!