Titulo Original: Stranger things: Suspicious Minds
Autor: Gwenda Bond
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Ano: 2019
Gênero: Ficção científica/ Suspense/ Mistério
Comprar: Amazon; Americanas

Sinopse: Primeira história oficial do universo expandido de Stranger Things. Descubra o passado sombrio da mãe de Eleven e do médico perverso envolvido no projeto MKULTRA Uma das séries de maior sucesso dos últimos tempos, Stranger Things surpreendeu espectadores de todas as idades. Agora, a poucos meses da estreia da aguardada terceira temporada, a Intrínseca lança o primeiro livro oficial da série, que explora o passado de dois dos personagens mais enigmáticos da produção: Terry Ives, a mãe de Eleven, e o dr. Martin Brenner, o homem que separou as duas. Em plena década de 1960, os Estados Unidos estão passando por profundas mudanças políticas e sociais, e Terry Ives, estudante de uma cidadezinha em Indiana, se vê à parte dos acontecimentos. Cansada de ser uma mera espectadora das mudanças à sua volta, ela enxerga sua grande chance de entrar para a história ao se voluntariar para participar de um projeto ultrassecreto do governo chamado MKULTRA, realizado no laboratório de Hawkins. É lá que ela conhece o dr. Martin Brenner, um homem cruel capaz das maiores atrocidades para alcançar seus objetivos. Terry logo se vê presa em uma trama repleta de manipulações e perigos, travando com Brenner uma guerra em que a mente humana é o campo de batalha. E sua única chance de vitória reside em uma menininha com poderes sobre-humanos e um número no lugar do nome. Obra oficial de Stranger Things, Raízes do mal expande o universo da série, aprofundando a trama, e volta no tempo para explicar como os destinos de Terry, Brenner, Eleven e Eight se cruzaram pela primeira vez. (SKOOB)

'Stranger Things: Raízes do Mal' é um lançamento de 2019 da autora Gwenda Bond, pela Editora Intrínseca. O livro se passa em 1969, momento em que os EUA era governado por Nixon e enfrentava uma guerra no Vietnã, a partir daí o governo começa a fazer experimentos de caráter duvidoso no Laboratório de Hawkins sob a supervisão do Dr. Martin Brenner. É nesse contexto que conhecemos Terry Ives – uma jovem estudante e garçonete que deseja de alguma forma fazer a diferença para o seu país e vê sua participação nesse experimento como imprescindível. 
E ela não queria perder a chance de fazer algo importante. - Pág 19
Terry Ives se junta a outras três pessoas – Glória, Ken e Alice – cada qual com seus próprios motivos para ingressar no experimento, entretanto com o passar do tempo eles são submetidos a diversas provações que beiram a crueldade e conhecem Eight, uma criança que pode ser a chave para desvendar o que realmente o governo quer em Hawkins e o que o Dr. Brenner está disposto a fazer para conseguir.


Gwenda Bond está de parabéns pelo livro! O contexto em que a história se passa é de suma importância, muitas atitudes dos personagens são influenciadas pelas decisões políticas e o jeito como Terry, Glória e Alice são muitas vezes tratadas ou julgadas por serem mulheres enquanto os homens recebem passe livre é grotesco, infelizmente essa situação não foi totalmente modificada e quando comparamos o ano em que a história se passa é triste vê que ainda não avançamos. Uma atenção especial a Glória que por ser negra sofre duas vezes mais essa pressão social, sua situação é “amenizada” devido as condições financeiras da sua família. 
Ótimo, porque não aceitaríamos cheque de uma garota sem aval dos pais. - Pág 111
Os capítulos são divididos em algumas seções cujo ponto de vista se alterna entre os personagens (mas a maioria é do ponto de vista de Terry), o que enriquece a narrativa, mas sem dá todas as informações para o leitor. Já os personagens têm personalidade forte, das quatro cobaias o menos desenvolvido é Ken que afirma ser um vidente, mas pouco acrescentou na história ou usou seu “dom”. Achei muito bonito como criou-se uma irmandade entre os personagens devido aos abusos sofridos no experimento e vê-los tentando acabar com o projeto trouxe uma sensação de nostalgia pela série.


A história tem um bom ritmo, embora não tenha exatamente um grande plot twist se você assiste a série (principalmente a 2º temporada), o livro trouxe mais contexto ao contar o que houve antes de Eleven e do The Upside Down, mas nem tudo é respondido e por isso eu me questionei: “esses mistérios vão ser revelados na série?”. Nos últimos capítulos infelizmente o enredo desanda, pois com tudo o que Terry sofreu eu achei que seus amigos a deixaram de lado enquanto tudo na vida deles melhorou, novamente eu não sei se isso foi para condizer com o que é mostrado na série, mas acabou sendo uma perda. 
Terry imaginou que uma criança que se considerava um segredo provavelmente tinha muita prática naquilo. - Pág 84
'Stranger Things: Raízes do Mal' está super indicada para os fãs da série de TV da Netflix, embora todos possam ler o livro, acredito que ele serve mais como um complemento e o final aberto pode desagradar aqueles que não conhecem a história por trás do livro. Como fã da série fiquei com medo do enredo não contribuir com nada novo, mas a autora fez um ótimo trabalho com o que tinha em mãos.

COMPRE SEU EXEMPLAR COM UM DE NOSSOS LINKS E AJUDE O BLOG SEM PAGAR NADA A MAIS POR ISSO

NOTA:

Gwenda Bond é autora de livros infantis e juvenis. Em suas obras, mistura elementos sobrenaturais, magia e protagonistas imbatíveis. Formada em jornalismo e com mestrado em escrita criativa pela Vermont College of Fine Arts, Bond já escreveu para veículos de destaque, como Los Angeles Times e Publishers Weekly. Mora no Kentucky, Estados Unidos.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!