Título Original: O Segredo e Outras Histórias de Descoberta
Autora: Lygia Fagundes Telles
Editora: Seguinte
Páginas: 64
Ano: 2012
Gênero: Contos / Literatura Brasileira
Comprar: Amazon


Sinopse: "O segredo e outras histórias de descoberta" reúne cinco contos narrados sob a perspectiva da criança ou do adolescente em transição para o mundo adulto. Neles se nota o talento da autora para detectar os pequenos mistérios, hesitações e ambiguidades que vivemos quando em contato com o desconhecido. (SKOOB)

Oiiiiiii!! Tudo bom?
Hoje estou bem A-N-I-M-A-D-A, pois a resenha do livro que trago aqui me fez voltar a infância, uma das fases mais deliciosas da vida, não é mesmo?!

Atualmente, venho lendo literatura brasileira, principalmente aos autores que sempre ouvir falar muito bem, tenho dado uma chance já que no ensino médio a experiência não foi tão legal.


Em 'O Segredo e Outras Histórias de Descoberta' da autora Lygia Fagudes Telles, publicado pela Editora Seguinte, temos cinco contos que vão narrar momentos importantes de descobertas que em nossa infância ou adolescência acabamos nos deparando.

Os contos são: 'Herbarium', 'O Menino', 'O Segredo', 'O Gorro do Pintor' e 'A Rosa Verde'.

Em 'Herbarium' temos uma menina que acaba se apaixonando pelo primo mais velho, primo que está doente e que vem a sua casa passar um tempo para recuperar a saúde, já que a casa da garota fica no interior, perto de um bosque.

Já 'O Menino' vem narrar o amor adolescente de um filho pela mãe, aquele amor de admiração e que faz querer uma namoradinha tão linda quanto, porém em uma noite no cinema ele descobre que a mãe não é tão perfeita, ela também comete erros.
- É bom a gente ter segredos. Você não tem segredos?
- Não.
- Nenhum? Imagina só, uma menina sem segredos - espantou-se e olhou para o chão, mas parecia aflita, como se tivesse perdido alguma coisa. 
- Eu tinha tantos segredos! Você vai ver como é bom guardar só com a gente essas coisas que ninguém no mundo fica sabendo. - (Página 35)
'O Segredo' conta como uma menina tem que cumprir algumas provas que o irmão determinou e entre estas provas está jogar a bola dentro de uma casa de prostitutas e depois pegar de volta com a maior cara de pau. Menina se depara com mulheres que, até então, para ela não seriam "normais".

'O Gorro do Pintor', esse me fez ficar triste assim como a menina que teve que ir ao teatro e ouviu a declamação de uma poesia que a fez chorar.

E para finalizar essa obra fantástica, temos 'A Rosa Verde' contando a vida de uma menina que ficou órfã de pai e mãe e precisou se mudar com os avós para a casa de um tio, nesse conto vemos como uma criança pode lidar com a perda.


Não vou negar, embora tenha amado e desejado mais detalhes de cada um dos contos, o meu preferido foi 'Herbarium'. Sempre fui uma menina apaixonadinha (Quem nunca?) e tenho primos mais velhos, mas calma nunca me apaixonei por nenhum deles (rsrsrsrs), eram por seus amigos que eu suspirava (rsrsrsrs). Gente, nunca contei isso a ninguém, vamos manter segredo, tá? kkkkk
Estávamos sentados na varanda. Ele selecionava as folhas ainda pesadas de orvalho quando me perguntou se já tinha ouvido falar em folha persistente. A fisionomia ficou branda quando amassou a folha nos dedos e sentiu seu perfume. - (Página 9)
Como os contos não dão nomes aos protagonistas, muitas vezes nos pegamos em uma situação que poderia ter acontecido com pessoas próximas ou até conosco. Uma coisa é certa, Lygia é tudo e muito mais do que você ouviu falar, digo isso porque esse foi o primeiro contato que tive com a autora e estou ansiosa por mais.
 

'O Segredo e Outras Histórias de Descoberta' é um livro lindo, com desenhos de Eloar Guazzelli que remetem a cada conto e com uma diagramação tão agradável quanto a leitura. O posfácio de Noemi Jaffe trás uma perspectiva da obra que a deixa ainda mais bela. Isso TUDO em APENAS 64 páginas. Aplausos, por favor!

Termino a resenha de hoje ordenando: LEIAM!
Leiam Lygia Fagundes Telles, leiam escritores brasileiros porque eles nos fazem conhecer um pouco mais sobre nós mesmos e o país onde vivemos.

Um forte abraço!
Até mais!


NOTA: 

Lygia Fagundes Telles nasceu em São Paulo e passou a infância no interior do estado, onde o pai, o advogado Durval de Azevedo Fagundes, foi promotor público. A mãe, Maria do Rosário (Zezita), era pianista. Vivendo a realidade de uma escritora do terceiro mundo, Lygia Fagundes Telles considera sua obra de natureza engajada, comprometida com a difícil condição do ser humano em um país de tão frágil educação e saúde.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!