Título Original: Cuentos para niños que sueñan con cambiar el mundo
Autor: G. L. Marvel
Editora: Outro Planeta
Páginas: 160
Gênero: Literatura Estrangeira / Não-ficção
Ano: 2018
Comprar: Amazon

Sinopse: O que Albert Einstein, Beethoven, Ayrton Senna, Leonardo da Vinci e Martin Luther King tinham em comum? Todos foram jovens que não sabiam o que o futuro lhes reservava – assim como é para muitos de nós. Mas esses jovens cresceram e se tornaram verdadeiros modelos, inspirando crianças do mundo todo. Contos para garotos que sonham em mudar o mundo apresenta de forma divertida as histórias de 50 super-heróis de carne e osso para todos que querem fazer diferença no mundo sem precisar de capa e espada. Com Alan Turing, Alberto Santos Dumont, Antoine de Saint-Exupéry, Bill Gates, Charles Darwin, Dalai Lama, Harvey Milk, Isaac Newton, Jacques-Yves Cousteau, John Lennon, Julio Verne, Lionel Messi, Louis Braille, Mahatma Gandhi, Machado de Assis, Nelson Mandela, Stephen Hawking, Steven Spielberg, William Shakespeare e muitos outros! (SKOOB)

Oiiiiee, gente! Tudo bem?
'Contos para Garotos que Sonham em Mudar o Mundo: 50 Histórias Inspiradoras de Super-Heróis de Carne e Osso' é do selo Outro Planeta da Planeta de Livros, lançado em 2018 traz cinquenta histórias de homens que fizeram algo de muito significativo para o mundo. São narrativas curtas, mas com muito significado e que mostram a trajetórias de meninos importantes e que na verdade poderia ser qualquer outro menino que tem um sonho e dedicação.


O livro conta em ordem alfabética histórias muito legais, cada página que eu ia lendo, encontrava homens que eu já ouvi falar muitas vezes e outros nem tanto! Gostei da forma como é narrado, inicia-se contando desde a infância, como por exemplo: "Barack Obama, o menino que sempre lutou pela igualdade e justiça e se tornou o primeiro presidente negro dos Estados Unidos", isso aproxima mais ainda o leitor (que pode ser ainda criança) da realidade de alguém que se destacou, mas já mostrava força de vontade e sonhos desde quando era apenas um garotinho.

Contos para garotos tem uma linguagem muito acessível, crianças de todas as idades conseguem entender a trajetória do nosso pequeno herói, então mamães e papais já podem colocar esse livro na lista de historinhas legais (e reais!) que podem ser lidas antes de dormir, uma boa pedida, pois cada página conta uma narrativa diferente e além disso também um desenho do personagem.


Os "garotos" do livro são de variadas profissões e fizeram algo muito significativo para a sociedade, achei interessante demais o fato de o livro ser muito representativo e mostrar que homens são diferentes e cada um pode decidir fazer o que o deixa feliz, mesmo que isso não seja tão bem visto por pessoas que são preconceituosas.


O livro mostra diversidade e respeito, veja algumas das histórias que mais me chamaram a atenção, o ato de mostrar desde garotos que são biólogos até os que escolheram dançar pelo mundo faz com que as crianças entendam que podem ser o que quiserem:

  • Menino bailarino,
  • Menino negro que se tornou um dos homens mais poderosos do mundo,
  • Um garotinho que perdeu uma das pernas e ganhou muitos corações contando sua história
  • O menino que teve que esconder que era gay e depois se tornou um dos maiores defensores da causa
  • O menino cadeirante que conquistou o mundo com sua inteligência


Essas e outras narrativas fazem parte desse livro, além da representatividade para que todos os garotos, por mais diferentes que sejam (afinal ninguém é igual hahaha) 'Contos para Garotos' também aborda algumas trajetórias de meninos brasileiros que fizeram algo importante, amei ver Santos Dumont, Machado de Assis e Chico Mendes, livros que valorizem pessoas do Brasil têm um lugar especial em meu coração!


A edição de 'Contos para Garotos que Sonham em Mudar o Mundo' é primorosa, a Editora Planeta mais uma vez arrasou, começando pela capa dura, folhas de um papel bem mais grosso, folhas coloridas e muitíssimas ilustrações, cada desenho mais fofo que o outro, aquela típica edição que qualquer um se deixaria seduzir pela beleza que esse livro tem.


Recomendo a leitura para todos que tem uma criança por perto (a capa diz que são contos para garotos, mas as meninas adorarão também saber dessas histórias! Atende aos dois gêneros! ) para que faça a leitura antes de dormir ou em qualquer outra ocasião. O livro é sobre inspiração, força, fé, resiliência e amor, tudo isso dentro da história de heróis que existiram de verdade!

Uma outra coisa bem legal é que no final do livro há páginas onde o leitor pode interagir com o livro, escrever suas experiências e se sentir importante por também ter sua história em um livro (isso é tão fofo), acredito que as crianças que lerem vão achar o máximo fazer parte da construção do livro, realmente interessante.

E aí, gostaram da resenha? Pretendem ler?
Me conta tudo!


NOTA: 

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!