Título Original: Far from the tree
Autor: Robin Benway
Editora: Galera Record
Páginas: 322
Ano: 2019
Gênero: Drama / Ficção / Jovem adulto / Literatura Estrangeira / Romance
Comprar: Amazon; Submarino; Americanas

Sinopse: Grace acabou de ter uma filha. E a entregou para adoção. Não foi uma decisão fácil, já que a própria Grace é adotada. Como escolher uma família para sua bebê? Como ter certeza de que ela terá bons pais? Era de esperar que tudo isso fosse emoção suficiente na vida de uma adolescente, mas ela também acabou de descobrir que tem dois irmãos. Maya é a única integrante de cabelos escuros naquela família de ruivos. As fotos pela casa mostram como ela é diferente de seus pais e de sua irmã Lauren, filha biológica do casal. Quando a família começa a passar por problemas e tudo parece prestes a desmoronar, Maya não consegue parar de se perguntar se aquele é o seu lugar. Quem é sua família biológica? Onde está seu lar? Joaquin é o irmão mais velho. Ele nunca foi adotado. Chegou muito perto por muitas vezes, mas algo sempre acabava dando errado. Agora ele vive com uma boa família acolhedora, cheia de amor e vontade de adotá-lo, mas o garoto, prestes a completar dezoito anos, não sabe se deve mesmo acreditar que o destino está lhe dando chances de ser filho de alguém. Criar laços afetivos não é fácil quando se passou a vida inteira sendo abandonado. Mas talvez suas irmãs possam lhe ajudar a vencer essa barreira. Em vista por amor familiar, companheirismo e, no fim das contas, por não se sentir sozinho no mundo, Grace, Maya e Joaquin vão contar uns com os outros na procura pela mãe biológica. E por si próprios. (SKOOB)

No começo de setembro eu li a prova antecipada de 'As Três Partes de Grace', o premiado livro da autora Robin Benway, que está sendo publicado aqui no Brasil pela Editora Galera Record. Trata-se de um emocionante drama familiar que irá entrelaçar o caminho de três jovens desconhecidos.


Aqui iremos conhecer Grace, Maya e Joaquim, três adolescentes desconhecidos que tem em comum o fato de serem irmãos. Os três foram abandonados pela mãe, mas até então não se conheciam, fato que mudou a partir do momento em que Grace teve uma filha aos dezesseis anos e decidiu entrega-la para adoção. Foi esse motivo que despertou o interesse da adolescente em conhecer sua mãe biológica e acabou fazendo com que o caminho de Grace, Maya e Joaquim se cruzassem pela primeira vez.

Maya é a mais nova, dona de uma personalidade forte ela está tendo que lidar com a sua família adotiva perfeita prestes a desmoronar, já Joaquim é o mais velho dos irmãos e o único que não conseguiu ser adotado. Ambos não perdoam o abandono da mãe e não concordam com Grace em tentar encontra-la, logo, o julgamento dos irmãos faz com que Grace decida manter em segredo sua recente gravidez e o que fez com sua filha. No entanto ela não está disposta a deixar de procurar por sua mãe, afinal de contas agora ela compartilha dos mesmos possíveis sentimentos que a mulher que lhe abandonou ao nascer teve, mas só esse encontro poderá dar a Grace as respostas de suas perguntas. Será que sua mãe também sentiu o mesmo que ela ao abandonar os seus três filhos? Quais os verdadeiros motivos que levou sua mãe a abandonar três crianças e repetir esse ato três vezes na vida?


O livro é narrado sob a perspectiva dos três personagens principais, assim vamos acompanhar de perto o drama que é a vida de cada um deles.

Mesmo tendo a família perfeita, Maya não consegue se encaixar em seu lar, cercada por pessoas ruivas e o bando de fotos espalhadas pela casa, fica cada vez mais evidente o quanto ela é diferente de todos ali. Joaquim por sua vez vive pulando de lar em lar, isso infelizmente acabou lhe deixando cego para as boas oportunidades da vida e o colocando em uma posição de auto sacrifício. Já Grace está tendo que lidar com o julgamento dos colegas de escola e a dor de abandonar uma filha.

Ao longo da narração Robin Benway explora de diferentes maneiras o significado do que é ser família e isso com certeza coloca o leitor em uma posição de empatia com cada um desses personagens.


Apesar de ser um best-seller do New York Times, suas duas importantes premiações e a avaliação de 5 estrelas na Amazon, faltou alguma coisa em 'As Três Partes de Grace' para que pudesse me emocionar o suficiente para arrancar algumas lágrimas. Confesso que o que mais me comoveu foi a situação de Grace, e acredito que isso tenha me sensibilizado mais por conta da minha gestação, o que me leva também a considerar o fato de eu estar em meio a uma semana tensa do pré parto enquanto lia este livro, um dos motivos para eu não ter me envolvido tanto, afinal de contas estava cheia de preocupações na cabeça no momento em que fiz essa leitura.

É por esses motivos que irei recomendar que faça essa leitura e tire suas próprias conclusões.
A narração é fluída, os capítulos são curtos e a capa está belíssima!! Além disso, dramas familiares são sempre válidos e nos fazem refletir em nossas próprias vidas, não é mesmo?!

COMPRE SEU EXEMPLAR COM UM DE NOSSOS LINKS E AJUDE O BLOG SEM PAGAR NADA A MAIS POR ISSO!

NOTA

Robin Benway estudou na Universidade de Nova York e na Universidade da Califórnia em Los Angeles. Ela é mais conhecida por seus romances para jovens adultos, 'Audrey, Wait!'e 'The Extraordinary Secrets of April, May & June'.                                                                                                                   

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!