Gênero: Drama | Duração: 2h 02min | Distribuidor: Warner Bros | Ano: 2019
Oi, tudo bem?
Eu estava ansiosa para ver o filme do 'Coringa', estou acompanhando pelas redes sociais as gravações desde o início. Em 3 de outubro foi lançado 'Coringa', com duração de duas horas e dois minutos e um enredo muito instigante! Assisti e já vim correndo contar tudo para vocês!
O enredo é sobre Artur Fleck, um morador de Gotham que se sustenta tendo como ofício ser palhaço, faz apresentações em hospitais e também em outros espaços da cidade. Enquanto vive uma rotina imprevisível e cheia de altos e baixos, Arthur não deixa de se dedicar ao seu sonho que é ser um humorista de stand-up.
“Durante toda a minha vida, eu nem sabia se eu existia de verdade, mas eu existo e as pessoas estão começando a perceber.”— Coringa
“A pior parte de ter uma doença mental é que as pessoas esperam que você se comporte como se não tivesse.” – Arthur Fleck.O protagonista sofre de um transtorno, apesar de no filme isso não receber esse nome, pelo que pesquisei é síndrome do afeto pseudobulbar que gera riso ou choro incontroláveis e totalmente descontextualizados da situação, Arthur tem esse transtorno e confesso que as gargalhadas foram assustadoras para mim, inclusive o ator tem uma presença de cena que faz com que cada momento em que acontece o surto de gargalhadas, seja tão intenso e tão assustador que o telespectador não tem nem coragem de rir junto, pois fica claro que é uma doença.
Arthur tem uma relação muito complicado com as pessoas que o cercam, visto que ele se sente meio que invisibilizado em uma sociedade tão hipócrita, principalmente em relação às pessoas que sofrem de doenças mentais, na minha opinião essa é a maior crítica desse filme, mas ele carrega tantas outras críticas que é difícil não se impactar a cada cena.
Acompanhamos ao longo da trama Arthur cuidando de sua mãe que já está muito idosa, ele não sabe quem é seu pai biológico, mas a partir do momento que essa questão aparece no enredo, Arthur se mostra cada vez mais insano, gostei de como o filme relata a família desajustada, Arthur é o retrato de muitas pessoas que passaram por situações assim, claro que ele ser mentalmente doente agrava ainda mais o peso disso para ele.
O filme apresenta alguns personagens, além de Arthur e todos eles têm sua importância para a história. Fiquei impressionada como o jogo de atores em cena é bem feito, cada fala tem seu teor de crítica, acredito que a DC acertou demais em mostrar um filme de hiper realista, que toca em assuntos que a sociedade não quer ter em foco. Eu arrisco dizer que o enredo foi feito para realmente incomodar, fazer com que o telespectador reflita sobre doenças mentais, questões familiares, abusos e de como as pessoas são influenciáveis.
Um ponto alto na narrativa é a mudança da própria cidade que vai de mal a pior, Arthur Fleck que sempre foi maltratado por todos reage quando um trio de garotos tentam o agredir no metrô e o desfecho é o assassinato deles, a partir daí a sociedade começa a endeusar o palhaço misterioso que matou três riquinhos, vemos então essa atitude de Arthur levantar um movimento de pobres contra ricos, muito assustador, porém real.
Eu assisti ao filme, o tempo todo hipnotizada pelo ator principal, Joaquin Phoenix é extraordinário, a construção do personagem é crescente e a cada cena o ator mostra um lado de Arthur que desconhecemos, um personagem multifacetado, intenso e a melhor palavra para defini-lo seria insano. Eu estou aqui sentada só aguardando o Oscar para esse ator, simplesmente maravilhoso.
Deixo o aviso que 'Coringa' não é um filme de anti-heróis, 'Coringa' é sobre transtornos mentais e suas consequências dentro de uma sociedade cada vez mais egoísta, são muitas temáticas dentro do enredo e todas elas são dolorosas em um alto nível. 'Coringa' tem cenas violentas, contém palavras de baixo calão e sei que em vários lugares do mundo policiais assistem ao filme disfarçados a fim de agirem caso alguém tente algum tiroteio ou qualquer ato de violência nas salas de cinema.
Eu amei o filme, pois ele me fez colocar a mão não consciência, principalmente no que se refere a transtornos mentais. Indico Coringa para quem quer sair do cinema com o queixo caído e repensando sobre nossa sociedade. Um filmaços e que venha o Oscar!
Ahhhh, não levem as crianças, não é apropriado, o filme é perturbador.
Para saber sempre que um post novo for ao ar basta acompanhar nossas redes sociais
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!