Titulo Original: Vicious
Série: Villains #1
Autor: V. E. Schwab
Editora: Record
Páginas: 363
Ano: 2019
Gênero: Fantasia / Ficção científica / Literatura Estrangeira
Comprar: Amazon; Americanas; Shoptime

Sinopse: Uma história sobre ambição, inveja, desejo e superpoderes, da autora da série Tons de Magia. Victor e Eli, dois jovens brilhantes, arrogantes e solitários, se conheceram na Universidade de Merit e logo se deram bem, identificando um no outro a mesma sagacidade e a mesma ambição. No último ano da faculdade, o interesse em comum numa pesquisa sobre adrenalina, experiências de quase morte e poderes sobrenaturais lhes oferece uma possibilidade antes inimaginável: de que uma pessoa, sob as condições certas, seja capaz de desenvolver habilidades extraordinárias. No entanto, quando colocam em prática essa teoria, as coisas dão muito errado. Dez anos depois, Victor foge da prisão, determinado a encontrar seu antigo amigo ― agora inimigo. Para localizá-lo, ele conta com a ajuda de uma garotinha, Sydney, cuja natureza reservada esconde uma habilidade sem igual, mas extremamente perigosa. Enquanto isso, há dez anos Eli tem uma única missão: erradicar todas as pessoas ExtraOrdinárias que encontra ― exceto sua ajudante, Serena, uma mulher enigmática e persuasiva, capaz de impor sua vontade a qualquer um. Armado com poderes terríveis e movido pela lembrança da traição e da perda, Victor caça seu arqui-inimigo em busca de vingança e de um embate no qual sabe que um dos dois deve morrer. (SKOOB)

O livro 'Vilão' é o primeiro da série 'Villains' e o mais aclamado da autora V. E. Schwab, ele foi lançado esse ano aqui no Brasil pela Editora Record.
Primeiramente eu gostaria de dizer o quanto eu amei esse livro, nunca li nada da autora, mas tenho bastante curiosidade nas suas obras apenas pelas sinopses instigantes, 'Vilão' foi o primeiro livro que não procurei resenha e entrei sem saber muito da história e adorei!


O livro conta a história de dois melhores amigos: Victor e Eli, ambos são estudantes de medicina em Lockland e devem apresentar seu trabalho de conclusão, e é então que somos apresentados ao tema principal dessa história – os EOS, pessoas com dons sobrenaturais e ao que tudo indica não passam de lendas. Eli então decide que esse será o tema de sua pesquisa, a partir disso os protagonistas embarcam numa jornada para desvendar o surgimento desses poderes e um modo de rastrear a partir de experiências elencadas como essenciais quem se encaixa no perfil de um EO.

É a partir dos estudos sobre os EOS que Victor propõe a Eli ir além do que ele imaginou e transformar seu trabalho teórico em prático e criar um EO, com isso os amigos decidem que cada um terá a chance de se tornar algo mais, porém nem tudo sai como eles imaginam e Victor acaba assassinando alguém. Dez anos depois ele foge da cadeia e tem apenas um único objetivo: caçar seu ex-melhor amigo que o delatou a polícia.
E estava indo atrás dele - como havia prometido que faria. - Página 25

Vilão não segue a narrativa comum, os capítulos se alternam entre presente e passado, enquanto acompanhamos a caçada incessante por Eli, vamos vendo pouco a pouco os fatos que culminaram no ódio entre os protagonistas. Victor e Eli são personagens incríveis e multifacetados, por acompanharmos o ponto de vista de Victor durante grande parte do livro, nos afeiçoamos a ele bastante, me vi diversas vezes fazendo o papel de advogada do Diabo e procurando nele o típico herói. Mas não se enganem, os personagens são extremamente humanos e como tal têm pensamentos ruins e atitudes questionáveis.
Se Eli fosse mesmo um herói e Victor estivesse determinado a pôr um fim nele, isso fazia dele um vilão? - Página 88
Os personagens secundários Mitch e Sydney são maravilhosos, inicialmente eles surgem com a história principal em andamento e somos apresentados a eles pela visão de Victor, essa falta de contexto não é incômoda, pois a autora faz questão de intercalar capítulos que contem suas próprias histórias e o porquê de terem embarcado nessa jornada, isso mantém os capítulos curtos e tornam a leitura mais fluida, dessa forma mantém a estrutura da narrativa entre passado e presente. É interessante como Mitch e Syd tem seus próprios motivos para ajudar Victor e que muitas vezes a relação deles é baseada na dependência do que eles têm a oferecer.


Diferente dos livros YA em geral e clássicos de fantasia que explicam passo a passo seus sistemas mágicos e como/porque eles existem, os EOS muitas vezes se confundem com a nossa própria realidade, referências ao Superman e personagens contemporâneos e ao mesmo tempo termos médicos e técnicos fazem com que o leitor não saiba exatamente onde está pisando: fantasia ou realismo mágico? Esse clima perdura por toda a narrativa e é mais um ponto para 'Vilão' e o diferencia dos livros que se têm atualmente. Não temos todas as respostas ao final e isso torna possível ao leitor crescer junto com Victor e Eli, podemos formular teorias junto com eles e a partir de seu embasamento científico descartar o que é mera ficção e o que é cientificamente possível.
Tinha que planejar sua próxima tentativa de morrer. - Página  86
Um adendo, Victor é ateu e eu gosto da forma como isso é abordado no livro, sem alardes e preconceito, ele e Eli diferem na sua forma de ver o mundo, mas isso nunca foi um ponto de conflito entre eles. 'Vilão' é incrível e os títulos dos capítulos ajudam a aumentar todo o hype durante a leitura, está mais que recomendado, principalmente aos leitores de fantasia que querem algo novo e que não se importam de não terem todas as respostas.

COMPRE SEU EXEMPLAR COM UM DE NOSSOS LINKS E AJUDE O BLOG SEM PAGAR NADA A MAIS POR ISSO!!

NOTA:

OUTROS LIVROS DA AUTORA RESENHADOS NO BLOG:
           
 

V. E. Schwab é autora best-seller de livros como A guardiã de histórias, A guardiã dos vazios, Um tom mais escuro de magia e Um encontro de sombras. Quando não está passeando pelas colinas da Escócia ou pelas ruas de Paris, é possível encontrá-la num café em Nashville, sonhando com monstros.                                                                      

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!