Título Original: Reinações de Narizinho
Autor: Monteiro Lobato
Editora: Companhia das Letrinhas
Ano: 2019
Gênero: Fantasia / Infantil / Infantojuvenil
Páginas: 248
Comprar: Amazon; Submarino; Shoptime; Americanas
Sinopse: Reinações de Narizinho é o primeiro de uma série de livros que abriria as porteiras do Sítio do Picapau Amarelo para os pequenos leitores do Brasil. Com seu universo único e encantador, as aventuras que Narizinho, Pedrinho, Emília e tantos outros personagens vivem nos arredores do Sítio e no Reino das Águas Claras marcaram a história da literatura brasileira e consagraram Monteiro Lobato como o grande nome de nossa literatura infantojuvenil. Esta nova edição de luxo, organizada por Marisa Lajolo, vem acompanhada por um texto introdutório que explica o contexto cultural da época de publicação do livro e debate as questões polêmicas relacionadas à obra de Monteiro Lobato. Traz também notas de rodapé em formato de diálogo entre as personagens, que explicam o vocabulário e os costumes do Brasil da década de 1920, além de ilustrações que reinterpretam a turma do Sítio. (SKOOB)
'Reinações de Narizinho' foi publicado por Monteiro Lobato, originalmente no ano de 1931, o livro é uma coletânea das famosas histórias de Narizinho, Emília, Pedrinho, Dona Benta, Tia Anastácia e tantos outros mais personagens que compõe o Sítio do Pica Pau Amarelo. No entanto, hoje venho falar com vocês sobre essa nova edição recém publicada no ano de 2019 pela Editora Companhia das Letras, através do selo Companhia das Letrinhas.
Eu cresci lendo e assistindo na TV as histórias de Monteiro Lobato, então quando vi o lançamento dessa edição de luxo do primeiro volume da série, me bateu uma nostalgia e a vontade de ter esse exemplar aqui em casa para matar a saudade e futuramente estar lendo também para os meus filhos.
Por falar em edição, essa aqui está lindíssima, coisa de colecionador mesmo (hehehe). Capa dura, um tamanho maior que os livros normais e belas ilustrações super coloridas que compõe vários momentos de cada uma das onze histórias narradas aqui.
Só que o que mais me impressionou em toda essa nova edição, foi a forma como Marisa Lajolo organizou os textos trazendo além de uma introdução que explica o contexto cultural da época em que Lobato escreveu suas histórias, notinhas de rodapé onde Emília e Narizinho trocam diálogos que explicam os costumes e vocabulário antigo, além de ensinar que certas frases preconceituosas não se devem ser repetidas.
Se por um acaso você não conhece as famosas história de Monteiro Lobato, se prepare para emergir em um mundo onde a criatividade rola a solta e nem tudo faz tanto sentido. Aqui temos boneca de pano que é gente, sabugo de milho que fala e reinos como o das Águas Claras, onde peixe é rei, aranha é costureira e o sapo uma espécie de guarda militar. Para aqueles que não cresceram em meio a esse universo, pode parecer cômico ou até mesmo um grande absurdo, mas para as crianças e para aqueles que tiveram esse contato na infância, 'Reinações de Narizinho' é um mundo mágico onde tudo é possível, aqui se aprende e se diverte, uma ótima pedida para dar as nossas crianças de hoje um pouquinho da infância em que vivemos, longe da internet e jogos eletrônicos.
COMPRE SEU EXEMPLAR COM UM DE NOSSOS LINKS E AJUDE O BLOG SEM PAGAR NADA A MAIS POR ISSO!!
NOTA:

José Bento Renato Monteiro Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel ("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo, bem como divertido, de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!