Título Original: Querem nos Calar
Autor: Mel Duarte
Editora: Planeta
Ano: 2019
Gênero: Literatura Brasileira / Não-ficção / Poemas, poesias
Páginas: 224
Comprar: Amazon; Americanas; Submarino; Shoptime
Sinopse: A antologia Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta reúne poesias de 15 mulheres slammers de todas as regiões do Brasil. Os chamados poetry slams chegaram ao Brasil pelas mãos de Roberta Estrela D’Alva, em 2008, e são batalhas de poesia falada com temática livre que tem como destaque temas como racismo, machismo e desigualdade social. Com prefácio de Conceição Evaristo, o livro conta também com ilustrações de Lela Brandão e é organizado pela escritora Mel Duarte, autora de uma das performances de maior destaque da FLIP 2016 e integrante do Slam das Minas - SP. As nossas falas de mulheres e notadamente a das mulheres negras podem ser agregadas como refrão às vozes desta antologia. Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta, é uma escrita em confronto ao silenciamento que buscam impingir sobre nós. Conceição Evaristo Autoras presentes na antologia: Anna Suav, Bell Puã, Bor Blue, Cristal Rocha, Dall Farra, Danielle Almeida, Laura Conceição, Letícia Brito, Luiza Romão, Luz Ribeiro, Mariana Felix, Meimei Bastos, Negafya, Roberta Estrela D’alva, Ryane Leão. (SKOOB)
Dando voz as que durante muito tempo foram silenciadas o livro 'Querem nos Calar', trás uma coleção de textos reunidos pela autora Mel Duarte. O livro já deixa logo em suas primeiras páginas o “a que veio” explícito quando trás um belíssimo e poderoso prefácio de Conceição Evaristo, grande nome na luta feminista e negra no Brasil. “Querem nos Calar: Poemas para Serem Lidos em Voz Alta é uma escrita em confronto ao silenciamento que buscam imprimir sobre nós.”
Com divisões de espaços igualitários para cada uma das autoras presentes nesse arranjo, o livro trás as realidades enfrentadas por essas mulheres diariamente através das vozes delas, que se manifesta desde a forma como elas encaram a situação a forma como elas transcrevem isso em palavras dentro de um contexto formal: o livro.
A antologia trás textos de quinze diferentes mulheres, que juntas representam as cinco regiões do Brasil. Diferentes mulheres, diferente regiões e realidades, diferente necessidades, diferentes lutas por sobrevivência. Portanto, temos desde temas gerais como o feminismo e a busca da mulher pelo seu espaço na sociedade como um ser humano merecedor de respeito, a temas como a questões sociais, raciais, religiosos, gênero e mais. Tudo aquilo que incomoda a estrutura preconceituosa é trazido a vida nesses textos.
Sem duvidas 'Querem nos Calar' é uma das melhores leituras feitas por mim no ano de 2019. Um livro poderoso que leva o leitor a um caminho de reflexão importante, a percepção da necessidade do outro através do olhar desse mesmo outro é o que eu diria ser a maior necessidade da nossa sociedade atual.
Com a mescla de textos que se estruturam desde textos corridos a poemas, o livro conta com uma identidade visual incrível e que quando junta com o conteúdo torna difícil para o leitor o ato de interromper a leitura.
É certo que esse livro entrou para o top de livros favoritos da vida. E fica aqui minha recomendação máxima da leitura de 'Querem nos Calar', não só para as mulheres, mas pra todos, uma vez que vivemos em sociedade e precisamos aprender a respeitar o nosso igual.
COMPRE SEU EXEMPLAR COM UM DE NOSSOS LINKS E AJUDE O BLOG SEM PAGAR NADA A MAIS POR ISSO!!
NOTA:


Mel Duarte nasceu na primavera de 1988 em São Paulo (SP). É escritora, poeta, slammer, produtora cultural e atua com literatura desde 2006. Publicou os livros “Fragmentos Dispersos” (2013), “Negra Nua Crua” (2016, editora Ijumaa) e “Negra Desnuda Cruda” (2018, ediciones ambulantes, Madrid, ES). É integrante da coletiva Slam das Minas – SP, batalha de poesias voltada ao gênero feminino.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!