Titulo Original: Nas Montanhas do Marrocos
Autora: Luisa Bérard
Páginas: 564
Gênero: Ficção Brasileira; Romance
Editora: Novo Conceito
Ano: 2017
Comprar: Amazon; Americanas; Shoptime; Submarino
Sinopse: Uma história de amor tão forte e única, capaz de ultrapassar o tempo e as barreiras geográficas. Sedução, amor, conflitos e intrigas em tramas repletas de emoção e reviravoltas de tirar o fôlego. Referências históricas sobre moda, literatura e obras de arte. Personagens que transitam em cenários deslumbrantes: no esplendor do período vitoriano na Inglaterra, em pleno século XIX, e em paisagens fascinantes do Marrocos, com suas cadeias montanhosas de natureza exuberante e a indomável vastidão do Saara. Inicialmente ambientado na Inglaterra, nos idos de 1847, conta a história da bela e impetuosa lady Katherine Hartington, a filha mais nova do conde de Northwick. A narrativa construída em torno da jovem protagonista apresenta as relações familiares e a suntuosidade da época vitoriana, descrevendo o estilo de vida da aristocracia inglesa e os obstáculos sociais impostos às mulheres, impedidas de aspirar a algo além de um promissor casamento. Nesse universo sobressai a figura da poderosa duquesa de Melbourne, que não se amolda a esse papel socialmente pré-estabelecido e transmite à sobrinha seus conhecimentos sobre o instigante mundo dos negócios, potencializando o seu natural desejo de liberdade. Mas um revés do destino fez com que Katherine aportasse em Tânger em um contexto completamente inesperado. De uma hora para outra, a inglesa se vê obrigada a viver no Marrocos e conhece sua apaixonante cultura e paisagens montanhosas e desérticas. Nesta exótica jornada, ela se depara com o mais importante: o amor. Entre tentativas de retorno à Inglaterra e o fascínio pelas areias do Saara, majestosas cordilheiras marroquinas e um desafio amoroso que a seduzem para ficar, Katherine se defrontará com novas e impensáveis realidades, sem suspeitar das guinadas que o futuro ainda lhe reservaria. Nas montanhas do Marrocos é um romance escrito no melhor estilo de obras do gênero, aclamadas pelos públicos nacional e internacional. Com criatividade e originalidade, Luisa Bérard reuniu, na dose certa de grandes best-sellers, personagens memoráveis, sedução, paixão, conflitos e intrigas, demonstrando com sua ágil narrativa e criteriosa pesquisa histórica o quanto pode ser ilusória e vazia a liberdade sem amor. (SKOOB)
Oiiiiii, gente!
Tudo bem com vocês? Comigo vai tudo bem! Porque depois de uma leitura dessas não tem como não ficar bem. Na verdade estou ótima!
'Nas Montanhas do Marrocos' é o livro de estreia da Luisa Bérard, publicado pela Editora Novo Conceito. E vou logo avisando que a resenha de hoje promete muitos elogios!
Lady Katherine é uma jovem que faz parte de umas das famílias da nobreza da Inglaterra e perto de completar 18 anos, idade em que deverá arrumar um marido, se casar, e é com essa finalidade que passará uma temporada em Londres para ser apresenta a sociedade. Porém ela não é como as demais jovens que querem casar, Katherine quer ser livre, fazer suas próprias escolhas e ser dona da sua própria vida, coisa que para a época era impossível.
Sua tia Margareth, duquesa de Melbourne, conseguiu a tão sonhada liberdade quando o marido faleceu muito novo e a mesma decidiu não se casar novamente. E é com a duquesa que a nossa protagonista tem lições de contabilidade e administração, lições que só eram ensinadas aos rapazes. No entanto, Kathy tem um problema, sua mãe já casou as três filhas mais velhas e não pretende que a mais nova se quer pense em outro rumo para a sua vida.
Honestamente, desconheço a força do sentimento que chamam de amor, contado pelos trovadores e imortalizado pelos versos dos poetas.E continuou com o olhar perdido no horizonte: Francamente, temo um dia conhecê-lo... Aterroriza-me perder a minha liberdade. - Página 294Até aqui, o livro se parece com qualquer outro que tenha essa premissa: Uma mocinha que não quer casar de jeito algum e que vai de encontro com as normas feitas pela sociedade. Mas o que vai se diferenciar será o fato que de alguma forma (que não irei falar, pois será um spoiler) a nossa mocinha acabará no Marrocos, com uma vida que ela sequer conseguiu imaginar.
Sério, o livro não é parecido com nada que eu li até o momento. Enquanto fazia a leitura a história ia acontecendo e eu ficava imaginando como ela iria parar no Marrocos, e depois ia me perguntando cada vez mais como tudo iria terminar. Era uma surpresa e ao mesmo tempo aquela sensação de que eu esperava o que iria acontecer (vocês já sentiram isso?), era como se fosse um Déjá vu, mas não era ruim, como "ah, eu já sabia". O enredo me transportava para a situação, como se eu estivesse no local, estivesse vendo. E isso se dá porque a autora é muito detalhista quanto aos lugares, situações e personagens.
Bem, os personagens são um detalhe a parte, pois são bem estruturados, não são inconstantes, vamos esperar que façam o que fazem e quando mudam suas escolhas, compreendemos, pois a mudança não foi de um dia para o outro. Mas não estou falando só dos personagens principais não, são todos os personagens (TODOS!).
E o romance? Ah, o romance! Não tem igual! Me apaixonei pelo... Ops, não vou dizer por quem ela se apaixona. Como disse, só saberemos dos acontecimentos a medida que a leitura avança (LEIAM!).
Eu sempre fugi do amor. Perder a liberdade não me parecia uma troca vantajosa. Todavia, confesso que ao sermos tocadas por esta emoção, tudo o mais deixa de fazer sentido. - Página 340O título da obra também é algo que remete ao local do Marrocos onde a Katherine está, tem uma ligação, na verdade tudo no livro está ligado.
A escrita da Luisa é maravilhosa e por isso a sua obra ficou incrível. Fiquei imaginando o quanto ela teve que pesquisar para obter informações e detalhes que foram escritos. O trabalho valeu a pena!
Somente o presente existia, esse fugaz espaço temporal entre as reminiscências do passado e as incertezas do futuro. O instante real que molda a nossa efêmera existência. - Página 419'Nas Montanhas do Marrocos' é o melhor livro nacional que li esse ano até o momento, está na lista dos meus livros preferidos da vida, pois enquanto escrevo esta resenha estou suspirando ao relembrar, qualquer elogio será muito simplório para descrever.
Para finalizar, só tenho uma coisa dizer: LEIAM! LEIAM!
Vocês não vão se arrepender, disso eu tenho certeza.
Até mais!
COMPRE SEU EXEMPLAR COM UM DOS NOSSOS LINKS E AJUDE O BLOG SEM PAGAR NADA A MAIS POR ISSO!!
NOTA:


Luisa Bérard nasceu em 1975 na cidade de Maceió e cresceu em um rico ambiente cultural, com formação sólida em literatura e artes adquirida em família. Leitora voraz, conhece a fundo o gênero literário que escolheu para conduzir sua vocação com segurança e plenitude. Seu romance de estreia, Nas Montanhas do Marrocos, revela um talento nato da autora na construção de personagens e tramas marcantes. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas, atualmente trabalha como advogada em Recife, no estado brasileiro de Pernambuco.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!