Titulo Original: Confidências de Uma Ex-Popular
Autor: Ray Tavares
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Ano: 2019
Gênero: Ficção / Literatura Brasileira / Romance
Comprar: Amazon

Sinopse: Da autora de Os 12 Signos de Valentina. Mais de 4 milhões de leituras no Wattpad. Beleza, poder, popularidade. O que mais uma garota pode querer? Renata acaba de ser expulsa de sua antiga escola. Perdeu seu status, seus amigos, seu namorado e sua antiga vida de privilégios. Agora, precisa recomeçar do zero, em um rígido internato católico. Possessa e nada disposta a construir novos laços de amizade por conta das frustrações do passado, ela se vê, de repente, perdida. Sem largar sua essência, a garota se equilibra entre lidar com o desprezo constante dos alunos do colégio, recusar as investidas do presidente de um grupo misterioso e, nesse meio, administrar seu interesse por um aluno em particular. Será que Renata vai conseguir superar seu passado e iniciar uma nova jornada mostrando uma nova versão de si mesma – ou insistirá em seus velhos erros? (SKOOB)

Depois de me apaixonar pela escrita de Ray Tavares em 2017 com a leitura de 'Os 12 Signos de Valentina', eis que chegou a hora de matar a saudade com mais uma publicação da autora através da Editora Galera Record. Dessa vez vamos mergulhar em um enredo totalmente mais teen e com bem menos comédia do que seu livro anterior, porém uma leitura cheia de lições para o publico jovem.


Renata Vincenzo está vendo seu mundinho perfeito desmoronar depois de ter sido expulsa de seu atual colégio, ter perdido tanto o namorado quanto todos os seus amigos e estar deixando a grande São Paulo para passar seus próximos seis meses trancada no Colégio Interno Nossa Senhora da Misericórdia que fica no interior de SP.

Após mover céus e terra para não ver sua única herdeira atrás das grades por conta de suas últimas atitudes, os pais de Renata só querem que ela pense no que fez e que seja uma pessoa melhor, mas não é bem assim que a garota enxerga tudo o que está acontecendo, e daí por diante afasta qualquer um que tente se aproximar nessa nova fase de sua vida.
(...) por mais divertido e rebelde que seja, precisamos pensar duas vezes antes de tomar alguma decisão, porque ela pode ter consequências severas no futuro. - Páginas 323
Ainda assim, alguém consegue despertar algo escondido lá no fundo do coraçãozinho da rebelde adolescente, e esse alguém atende como professora Trenetim, que além de ser uma excelente profissional ainda recomenda as melhores leituras e envolve os alunos em debates incríveis em sala de aula. Mais do que a educação de seus alunos, Cristina Trenetim tem um carinho especial por cada um deles, e está sempre disposta a ajuda-los a crescer como pessoa.

O grande problema é que o diretor da escola acaba de anunciar que devido alguns problemas pessoais, a professora Trenetim acabou pedindo demissão do colégio, no entanto não é bem isso que ela deixa transparecer nas entrelinhas de seu discurso de despedida. Agora, mesmo sabendo que pode se meter em grandes confusões como as de seu passado, Renata decide que é hora de deixar a garota rebelde de lado, fazer alguns amigos e quem sabe até entrar para o club secreto da escola para descobrir o que de fato ocasionou a demissão da professora.


Preciso ser sincera e dizer que não era bem isso que eu esperava dessa leitura, já que se tratava de Ray Tavares eu nem me preocupei em conferir a sinopse, fui de cara achando que daria boas risadas mais uma vez com o seu jeito bem humorado de ver alguns conflitos da vida. No entanto não é bem isso que temos em 'Confidências de Uma Ex-Popular'. A autora aborda sim diversos conflitos da vida adolescente, mas seu novo enredo percorre um caminho totalmente diferente também, voltado para o mistério que envolve a demissão da professora.

Enquanto Renata embarca em uma aventura totalmente perigosa que pode lhe custar mais uma expulsão de colégio e a ira de seus pais, acompanhamos os conflitos internos da garota em se descobrir como essa nova Renata longe das pessoas que mais lhe decepcionaram, em fazer novos amigos, em tomar decisões entre o que é fácil e o que é o certo a se fazer, além dos sentimentos que ela começa a nutrir por um dos garotos do internato.


A escrita da Ray continua tão fluente como em seu livro anterior, mas volto a falar que aqui temos um enredo bem diferente que conversa melhor com o publico mais jovem, que enfrentam dia após dia os mesmo dilemas da protagonista. Pra mim que esperava outra coisa acabou sendo um pouco mais do mesmo e me levou a desejar que o livro tivesse um pouco menos de páginas já que eu sabia onde tudo aquilo iria dar. Mas para minha surpresa o final foi bem diferente do que eu esperava, e foi justamente na reta final que vi a autora trabalhar ainda mais lições, além das que eu já tinha absorvido até a metade do livro.


Por esses motivos eu recomendo 'Confidências de Uma Ex-Popular' para todos os jovens leitores, Ray Tavares aborda assuntos como a empatia, preconceito, sexualidade, auto-descobrimento, mudanças, propósitos e muito mais, que além de serem características fortes da vida de todo adolescente, também tem o poder de guiar aqueles que acham que estão vendo seu mundo desmoronar e que nunca mais conseguirão levantar. Eu mesma já passei por muitas fases assim entre minha adolescência e o começo da vida adulta e confesso que não tive esse tipo de livro que me fizesse enxergar que tudo isso fazia parte da vida e que contribuiria para a minha evolução, desde que eu soubesse admitir e aprender com meus próprios erros. Então, recomendo que você leia e se inspire na estória de Renata para que possa dar uma nova chance a si mesmo.


NOTA

OUTROS LIVROS DA AUTORA RESENHADOS NO BLOG:


Raíssa Carolina Tavares Jacobucci, mais conhecida como Ray Tavares, tem 24 anos, nasceu no dia 19 de abril e é do signo de Áries. Começou a escrever fanfics aos 13 anos e não parou mais, desde então! Ao longo desses 11 anos escrevendo, acabou deixando as fanfics de lado e focou em histórias originais.                                                                                         

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!