Título Original: Kvinner I Kamp. 150 Års Kamp For Frihet, Likhet Og Sosterskap
Autor: Marta Breen e Jenny Jordahl
Editora: Seguinte
Ano: 2019
Gênero: História / HQ, Comics, Mangá / Não-ficção / Sociologia
Páginas: 128
Comprar: Amazon; Shoptime; Americanas; Submarino
Sinopse: Há 150 anos, a vida das mulheres era muito diferente: elas não podiam tomar decisões sobre seu corpo, votar ou ganhar o próprio dinheiro. Quando nasciam, os pais estavam no comando; depois, os maridos. O cenário só começou a mudar quando elas passaram a se organizar e a lutar por liberdade e igualdade. Neste livro, Marta Breen e Jenny Jordahl destacam batalhas históricas das mulheres — pelo direito à educação, pela participação na política, pelo uso de contraceptivos, por igualdade no mercado de trabalho, entre várias outras —, relacionando-as a diversos movimentos sociais. O resultado é um rico panorama da luta feminista, que mostra o avanço que já foi feito — e tudo o que ainda precisamos conquistar. (SKOOB)
Com um recorte histórico que se inicia no período da independência dos Estados Unidos e percorre de forma pontual a história até momentos atuais, o livro 'Mulheres na Luta: 150 Anos em Busca de Liberdade, Igualdade e Sororidade', trás de forma quase didática e de certa forma leve, as várias etapas da luta das mulheres por seus direitos.
Destacando os nomes mais importantes da luta feminina de cada época, o livro ainda trás os diferentes focos desse movimento ao longo dos anos, sempre seguindo a demanda social feminina. Portanto, temos desde a luta por direito simples e óbvios como o direito da mulher existir para além do homem, fosse ele seu pai ou seu marido, até direitos tais como o voto e a legalização do aborto.
Outro aspecto muito importante dentro do livro são as explicações sobre o feminismo em si, sobre termos usados dentro do movimento, simbologia e outros. A percepção de que a luta ainda não esta finalizada e que é um processo continuo, e que é preciso se falar sobre, é preciso dar voz as mulheres de diferente lugares da sociedade, pois elas vão precisar ser "atendidas" pelo feminismo de formas diferentes, também se faz presente na narrativa.
As pessoas que me conhecem sabem o quanto eu sou sensível a essa temática, e o quanto eu acho que o feminismo é um processo continuo de aprendizado, portanto, sempre que tenho a oportunidade de ler livros assim me sinto positivamente mais forte.
Um aspecto interessantíssimo, é que apesar de fazer um apanhado geral da história do feminismo, ao final do livro encontramos uma parte dedicada a história do feminismo dentro do Brasil. E foi um momento de aprendizagem muito grande, pois até então, eu nunca tinha parado para ler sobre o movimento dentro do nosso país, só conhecia ele em linhas gerais.
'Mulheres na Luta: 150 Anos em Busca de Liberdade, Igualdade e Sororidade' é um livro INCRÍVEL, com certeza uma das melhores leituras desse ano de 2019, e um livro que eu acredito que seja para todos os públicos, uma vez que tanto pelo seu formato quanto pela escrita, ele acaba por se tornar um livro acessível aos mais diversos públicos.
MARTA BREEN nasceu em 1976. É escritora, jornalista e uma das principais referências do feminismo na Noruega. É autora de uma série de livros de não ficção e biografias, vários deles com temática feminista.
JENNY JORDAHL nasceu em 1989. É ilustradora, designer, blogueira e cartunista. Em 2017, estreou na literatura infantil com a obra Hannemone e Hulda.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!