Título Original: Becoming
Autor: Michelle Obama
Páginas: 448
Gênero: Biografia
Editora: Objetiva
Ano: 2018
Comprar: Amazon; SubmarinoAmericanas; Shoptime

Sinopse: Um relato íntimo, poderoso e inspirador da ex-primeira-dama dos Estados Unidos. Com uma vida repleta de realizações significativas, Michelle Obama se consolidou como uma das mulheres mais icônicas e cativantes de nosso tempo. Como primeira-dama dos Estados Unidos — a primeira afro-americana a ocupar essa posição —, ela ajudou a criar a mais acolhedora e inclusiva Casa Branca da história. Ao mesmo tempo, se posicionou como uma poderosa porta-voz das mulheres e meninas nos Estados Unidos e ao redor do mundo, mudando drasticamente a forma como as famílias levam suas vidas em busca de um modelo mais saudável e ativo, e se posicionando ao lado de seu marido durante os anos em que Obama presidiu os Estados Unidos em alguns dos momentos mais angustiantes da história do país. Ao longo do caminho, ela nos ensinou alguns passos de dança, arrasou no Carpool Karaoke e criou duas filhas responsáveis e centradas, apesar do impiedoso olhar da mídia. Em suas memórias, um trabalho de profunda reflexão e com uma narrativa envolvente, Michelle Obama convida os leitores a conhecer seu mundo, recontando as experiências que a moldaram — da infância na região de South Side, em Chicago, e os seus anos como executiva tentando equilibrar as demandas da maternidade e do trabalho, ao período em que passou no endereço mais famoso do mundo. Com honestidade e uma inteligência aguçada, ela descreve seus triunfos e suas decepções, tanto públicas quanto privadas, e conta toda a sua história, conforme a viveu — em suas próprias palavras e em seus próprios termos. Reconfortante, sábio e revelador, Minha história traz um relato íntimo e singular, de uma mulher com alma e consistência que desafiou constantemente as expectativas — e cuja história nos inspira a fazer o mesmo. (SKOOB)

Oieee, gente! Tudo bem?
Eu sou uma grande admiradora de Michelle Obama, tenho orgulho da representatividade que ela carrega e por toda sua história que é com certeza inspiração para muitas mulheres. Desde que a Companhia das Letras - Selo Objetiva lançou a autobiografia de Michelle Obama, fiquei ansiosa para ler e agora que tive a oportunidade, confesso que sim, ele merece está na lista dos mais vendidos e que todos deveriam ler.

Minha história é dividido em partes:
  • A história começa 
  • Nossa História 
  • Uma história maior 
A cor da nossa pele nos torna vulneráveis. - Página 43

Na primeira parte, Michelle conta sobre sua infância, família, relação com a escola. Ela também fala sobre sua adolescência e de como foi ensinada desde cedo a ser uma pessoa independente, não só ela como seu irmão Craig também. Me emocionei bastante com essa primeira parte da narrativa, Michelle conta como foi ser uma criança negra numa sociedade que julga pela cor, relatos dela na escola e de como sempre foi incentivada a ser a melhor em tudo que se propusesse fazer.
Não sei se um dia acreditei que a vida era justa, mas sempre achei que com esforço seria possível escapar de praticamente qualquer problema. - Página 144

Quando comecei a ler esse livro, imaginei que Michelle contaria sobre sua vida na Casa Branca e com foco na vida política, mas o destaque é a construção de Michelle desde o momento que veio ao mundo, ela começa contando sua própria história, deixa claro que antes de ser a primeira dama dos Estados Unidos, passou por muitas situações, conhecer a sua vida e de sua família me fez enxergá-la melhor. Um aspecto que amei foi ver como Michelle e seus pais eram unidos, uma família em harmonia, eles emanavam amor e a forma como foi educada realmente se tornou uma inspiração para mim, vale muito a pena ler e conferir todas as lições passadas pelos pais e também pelo irmão de Michelle.
O luto e a resiliência andam juntos... - Página 358
Outro aspecto realmente impressionante para mim em 'Minha História' é a forma sincera e fluida com que Michelle escreve, consegui imaginar cada momento que ela descreveu, parece que eu estava lá quando ela conheceu Obama, eu nunca imaginei que tivesse sido assim (leia e descubra!), a forma como ela descreve Barack, me fez suspirar, agora entendo porque estão casados há 27 anos, por vários momentos ela fala de Obama, de como cresceram juntos e até sobre o próprio relacionamento e como lidam com as adversidades juntos.
Sua história é o que você tem, o que você sempre terá. É algo para se orgulhar. - Página 4

Michelle fala sobre assuntos pertinentes na sociedade, mas destacarei o racismo e o feminismo, ela trabalha esses temas sem tocar diretamente nos termos, não me lembro de ter lido a palavra feminismo ou racismo, mas a forma como ela descreve as situações deixa perceptível que falava desses problemas, ela fala acerca de esteriótipos, pressão estética, desigualdades sociais, política, violência por parte da polícia contra negros, misoginia, xenofobia e tantos outros assuntos, tudo falado com muita seriedade e trazendo reflexões tão profundas, se você deseja ler, saiba que a cada página se deparará com uma crítica social, mas de maneira tão sutil (ou não!) que terá que fazer pequenas pausas para refletir, aconteceu assim comigo.

Michelle Obama é exatamente a mulher que eu imaginava que ela era, forte, decidida, que tem uma história cercada de perdas e ganhos, uma mulher que levanta outras mulheres, isso me agradou de tal forma que nem sei explicar. O livro 'Minha História' é rico em detalhes, isso destaco como ponto positivo, Michelle descreve sua estada na Casa Branca e muito antes disso, sobre como a união e a vontade de mudar o país fez com que Obama fosse o primeiro presidente negro dos EUA, ela fala como foi cada momento antes da grande vitória, além de mostrar projetos e mudanças realizados durante os mandatos.

Se há uma coisa que aprendi na vida é o poder de usar a própria voz. - Página 192
Esse é com certeza um livro inspirador, um livro sobre uma mulher que serve de exemplo para todas as outras, não por ter sido a primeira dama e sim pela mulher que ela é, pelo seus ideais, pela sua luta, pelos seus sonhos. A historia dessa mulher é mostrada em um livro de uma edição caprichadíssima, que contém fotos, fonte em tamanho confortável, folhas amarelas e o mais importante, apesar de ser um livro com mais de 400 páginas, a brochura é bem maleável, a Editora Objetiva realmente foi muito cuidadosa.


Então, temo até ter sido repetitiva, mas é que não dá pra colocar em uma resenha a importância desse livro, o quanto ele é lindo, real e reflexivo, sou suspeita, pois ele entrou para lista dos meu favoritos da vida. Espero ter te influenciado para que você leia essa perfeição e se inspire com a história de Michelle Obama.

E aí gostou da resenha? Quer ler?
Me contaaaa tudo!!!
Beijos e até breve!


NOTA:  

Michelle Obama nasceu e cresceu em Chicago. Graduou-se pela Universidade Princeton e pela Harvard Law School. Após completar seus estudos, retornou a Chicago e aceitou um emprego na firma de advocacia Sidley Austin, onde conheceu seu futuro marido, Obama. Subsequentemente, trabalhou como ajudante do prefeito de Chicago Richard M. Daley e para o Centro Médico da Universidade de Chicago. Em 1992, casou-se com Barack Obama, com quem tem duas filhas: Malia e Sasha. Ao longo de 2007 e 2008, ajudou na campanha presidencial de seu marido, sendo a sua presença um dos principais destaques da campanha. Discursou na Convenção Nacional Democrata de 2008 e 2012. Como esposa do então senador e mais tarde primeira-dama, se tornou em um ícone da moda e modelo para as mulheres.

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Oie!
    Quero muito ler esse livro só por ser de quem é. Você indicando só me deixa mais tentada a adquirir o quanto antes.
    Parabéns, amiga.
    Arrasou!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh amiga, realmente uma história inspiradora! Vale muito a tempo!

      Obrigaaaada!
      😘

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!