Titulo Original: Summer's Lease
Autora: Carrie Elks
Série: As Irmãs Shakespeare #01
Editora: Verus
Páginas: 280
Ano: 2018
Gênero: Ficção / Literatura Estrangeira / Romance
Comprar: Amazon; Submarino, Americanas; Shoptime
Sinopse: Férias de verão gratuitas em uma bela Villa na Itália. A condição? Dividir a casa com seu maior inimigo... O primeiro volume da série As irmãs Shakespeare. Cesca Shakespeare chegou ao fundo do poço. Depois de escrever uma peça de teatro premiada que acabou em desastre, o bloqueio criativo se instalou, sem previsão de ir embora. Seis anos mais tarde, ela acabou de perder mais um emprego pavoroso e está prestes a ser despejada de seu apartamento. Pior ainda, suas irmãs não fazem ideia de como sua vida vai mal. Assim, quando seu padrinho lhe arruma uma temporada de verão em uma bela villa italiana, sem ter de pagar nada por isso, Cesca concorda, meio a contragosto, em ir para lá e tentar escrever uma nova peça. Isto é, antes de descobrir que a casa pertence a seu arqui-inimigo, Sam Carlton. Tendo acabado de ver seu nome em todas as manchetes pelas razões erradas ― mais uma vez ―, o galã de Hollywood Sam Carlton precisa de um lugar para se esconder. Que opção melhor do que a linda villa desocupada de sua família à beira do Lago Como? Só que, quando ele chega, descobre que a casa não está tão desocupada quanto ele esperava. Ao longo do quente verão italiano, Cesca e Sam terão de confrontar o passado. E o que começa como uma hesitante amizade rapidamente se torna uma atração intensa ― e depois uma aventura ardente. Uma coisa é certa: este será um verão abrasador... Esta é a nova e deliciosa série da autora best-seller Carrie Elks. Você vai conhecer a família Shakespeare: quatro irmãs, quatro histórias... quatro maneiras de encontrar o amor verdadeiro. (SKOOB)
Continuando minha saga pelo livro cura ressaca, decidi ler 'Um Verão na Itália', da autora Carrie Elks que foi lançado aqui no Brasil ano passado pela Editora Verus. A ideia era de que um romance leve e clichê poderia me ajudar, mas no fim acabei percebendo que para sair dessa ressaca vou precisar de algo além de um simples clichê.
Cesca Shakespeare não é mais a mesma desde seu incidente com o ator Sam Carlton, o garanhão abandonou sua peça de teatro nas vésperas da estreia, deixando Cesca em uma péssima situação com todos que compraram os ingressos. Daí por diante sua vida foi só desastre, com um bloqueio de escrita infinito a garota vive pulando de emprego em emprego, nada parece dar certo, nem mesmo com as pessoas que ela encontra para dividir apartamento, mas aceitar ajuda financeira de seu padrinho, voltar para a casa do pai ou compartilhar o que vem acontecendo com uma de suas três irmãs, não é uma opção para Cesca.
É então, depois de ser demitida de um cat café, que a garota acaba concordando com a ideia de seu tio de ir passar um tempo em uma vila na Itália para ajudar um casal de amigos. Além de ser uma espécie de férias de verão gratuita onde ela ainda receberá por seu trabalho, nossa protagonista terá a chance de usar seu tempo livre em um lugar relaxante e inspirador para tentar escrever novamente. A única coisa que ela não contava era que a vila da qual ficará hospedada pertence a ninguém mais ninguém menos que a família do galã Sam Carlton, que por sua vez também decide ir passar uns dias na Itália para fugir da loucura de Hollywood.
Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Carrie Elks, e acredito que ela tinha a faca e o queijo na mão para transformar esse clichê em algo extremamente encantador, afinal de contas estamos falando da Itália, um cenário belíssimo, mas que não foi explorado pela autora da maneira que eu esperava.
Sobre os personagens achei Cesca Shakespeare um tanto irritante, orgulhosa e de personalidade fraca, do tipo que não quer, mas quer, sabe? Passou rapidamente do ódio ao amor por Sam Carlton, tanto que eu estou até agora tentando entender em que momento os sentimentos dos dois começaram a mudar um pelo outro, pois isso vale para Sam também, que criticava extremamente a garota irritante e de um minuto ao outro já lhe achava a mais atraente do mundo.
Os dois eram como crianças no parquinho, girando um ao outro até estarem prontos para brigar até a morte.
Não digo que foi uma leitura ruim, serviu para me distrair, mas como falei antes, a autora tinha tudo para tornar esse romance algo fofo, do tipo que eu termino com aquele baita sorriso de orelha a orelha e extremamente apaixonada pelo casal. No entanto achei a química entre Sam e Cesca totalmente fraca. O mocinho também não tem quase nenhuma qualidade, e se no começo eu já tinha me estranhado com ele, no momento em que o romance entre o casal acontece, houveram cenas que me fizeram criar ainda mais antipatia pelo cara.
Na reta final a autora decide por uma reviravolta na trama, pelo qual eu já esperava desde o começo, afinal de contas é um enredo repleto de clichês, e que novamente foi desenvolvido com muita pressa e aparentemente inserido apenas para que houvesse a separação do casal antes do "gran finale".
O engraçado é que de forma alguma esse primeiro livro me fez perder o interesse na série (hahaha), da para acreditar nisso?
Pelo contrário, estou sentindo ainda mais necessidade de conhecer as outras irmãs Shakespeare e ver se de fato são diferentes de Cesca, pois a pequena aparição de uma das irmãs no final do livro, me fez sentir que talvez essa minha primeira impressão com o trabalho de Carrie Elks possa ficar para trás, será?
Outro fator que me faz querer dar outra chance para a autora, é que como eu comentei em uma das minhas ultimas resenhas, estou vindo de uma péssima ressaca literária, o que talvez esteja me despertando esse olhar mais crítico em relação aos enredos clichês. Então me digam nos comentários se vocês já fizeram a leitura de 'Um Verão na Itália' e qual foi sua opinião em relação a leitura.
NOTA:

Carrie Elks vive perto de Londres e escreve romances contemporâneos. Aos 21 anos, saiu da faculdade com um diploma em ciência política, uma conta no vermelho, e seu futuro marido. Ela ama viajar e conhecer pessoas novas, e também já morou nos EUA e na Suíça. Fã de redes sociais, tenta limitar o tempo no Facebook ou no Twitter a momentos roubados entre um capítulo e outro. Quando não está lendo ou escrevendo, pode ser encontrada cozinhando, bebendo um vinho ou tentando descobrir como combinar os dois.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!