Título Original: O Meu Melhor
Autor: Martha Medeiros
Páginas: 240
Gênero: Crônicas, Literatura Brasileira, Não-ficção
Editora: Planeta
Ano: 2019
Comprar: Amazon; Submarino; Americanas

Sinopse: Coisas da vida Uma das mais bem-sucedidas escritoras brasileiras, Martha Medeiros completa 25 anos escrevendo crônicas semanalmente publicadas por jornais em todo o país. Fazer sucesso neste tipo de escrita é algo raro no Brasil, mas Martha tem o dom de encantar e instigar; de questionar e inspirar. Tem milhares de leitores fiéis que a tratam como uma amiga, uma pessoa da família. O poder da crônica é justamente oferecer um papo onde quem lê se sente íntimo de quem escreve. Para celebrar este aniversário, ela selecionou as 100 crônicas de maior sucesso em toda a sua carreira. A maioria das colunas é sobre relacionamentos – amorosos e consigo mesmo. Alguns desses textos viralizaram na internet – como Uma oração para os novos tempos, escrito em 2013 e que ganhou as redes em 2018. Há textos que foram equivocadamente atribuídos a outros escritores, outros costumam ser citados em palestras e muitos fizeram diferença na vida de pessoas. Entre eles estão: O mulherão, A melhor versão de nós mesmos e A morte devagar – conhecida nos países latinos como Muere lentamente e nos países de língua inglesa como Die slowly. E há também alguns textos inéditos. No último, A sério, que encerra este livro, ela escreve: “Somos um grão de areia, daqui a alguns anos nem seremos mais lembrados, a não ser que tenhamos sido generosos, agradáveis e tivermos repartido nosso conhecimento.” Com certeza, Martha Medeiros será lembrada por muitas e muitas gerações. (SKOOB)

Oieee, gente! Tudo bem!?
Hoje estou empolgadíssima para mostrar para vocês o mais recente livro da diva do Brasil, Martha Medeiros, que além de ser um lançamento é também lançado pela Editora Planeta, sim, Martha está na Planeta e nós leitores de crônicas já ficamos alvoroçados em saber que esse livro terá as melhores crônicas de Martha, 'O Meu Melhor' é a novidade que a gente não esperava, mas amamos mesmo assim (eu quase caí de costas e corri pra colocar na minha lista, sou fã da Martha).


O que eu mais gosto de Martha Medeiros é a forma de fazer com que assuntos aparentemente banais ganhem uma visão tão crítica e com um alto poder de reflexão, isso me encanta também no gênero crônica, se você for leitor inciante, um ótimo tipo de livro para começar são de crônicas, pois a leitura é rápida, a sensação de terminar um livro será um incentivo para que você leia cada vez mais.

Eu li várias das crônicas com o coração bem quentinho, bateu uma nostalgia, pois são textos que eu já conheço e amo. De primeira vista, até pensei que podia ser uma leitura ok porque eu já conhecia as crônicas e não, não foi assim, aproveitei a leitura de maneira tão gostosa, parecia que eu estava lendo pela primeira vez, cheguei até marcar várias frases que com certeza eu já tinha marcado em outros livros da autora, mas que me impactaram com a mesma intensidade de antes. As crônicas inéditas também são maravilhosas, tudo com aquele toque sutil de realidade que só Martha Medeiros sabe dar.


Se você não conhece Martha Medeiros, dê-se essa oportunidade, ela fala da vida com tanta simplicidade, seus textos trazem coisas do dia a dia de modo poético e verdadeiro, Martha tem palavras certeiras que atingem em cheio aquele nosso sentimento que, às vezes, fica escondidinho num cantinho escuro de coração. Eu afirmo, pois sou uma fã de carteirinha, tenho todos os livros e nunca me canso de reler, então se você deseja conhecer Martha Medeiros, comece pelo 'O Meu Melhor', pois realmente o título faz jus ao livro.

Vou destacar abaixo alguns dos quotes que remarquei e que me impactaram da mesma forma de quando os li pela primeira vez:
Vida é o que existe entre o nascimento e a morte. O que acontece no meio é o que importa. - Página 9
Não somos apenas o nosso gosto por cinema, nosso jeito de vestir, o nosso prato favorito - se fôssemos só isso, amar seria como um jogo de futebol. Mas o jogo do amor é mais complexo. - Página 19
Essa coisa chamada "história de amor" requer um certo tempo para ser construída, e as que dão certo são aquelas vividas com paciência, com o espírito aberto, e geralmente com qualquer um que consiga romper nossas defesas e nos fazer feliz. - Página 49
Reconheça: quem gosta de ficar consigo mesmo tem uma vida espetacular, a despeito de todos os seus problemas. - Página 129

A Editora Planeta fez uma edição muito bonita, a capa traz a própria autora, não sou muito fã de capas com pessoas, mas se for a Martha Medeiros, então tudo bem (hahahaha). A fonte de texto é num tamanho agradável para leitura e folhas amareladas. Gostei muito da ideia de trazer num livro somente as melhores crônicas de Martha, apesar de ter poucas inéditas (4 crônicas novas), a editora já deixou aquele gostinho de quero mais e com certeza tem muito mais a trazer de Martha Medeiros.


Então se você se interessa por textos rápidos de ler e que tenham um lirismo, indico de olhos fechados a cronista brasileira Martha Medeiros, sou suspeita para falar, mas acredito que seja a melhor para iniciar o gênero.

E aí, se interessou pela obra?
Coloque em sua lista de desejados!
Um beijo e até breve!


NOTA: 

OUTROS LIVROS DA AUTORA RESENHADOS NO BLOG:

Noite em Claro

Filha de José Bernardo Barreto de Medeiros e Isabel Mattos de Medeiros, é colunista do jornal Zero Hora de Porto Alegre, e de O Globo, do Rio de Janeiro. Casou-se com o publicitário Luiz Telmo de Oliveira Ramos e tem duas filhas. Estudou no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, tradicional de Porto Alegre, localizado nos arredores do bairro Moinhos de Vento. Formou-se em 1982 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Trabalhou em propaganda e publicidade, mas logo se sentiu frustrada com a carreira. Quando seu marido recebeu uma proposta de trabalho no Chile, decidiu que uma mudança de país seria uma ótima oportunidade para dar um tempo na profissão. Esta estada de nove meses no Chile, na qual passou escrevendo poesia, acabou sendo um divisor de águas.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!