Título Original: ABCDelas
Autor: Janaina Tokitaka
Páginas: 64
Gênero: Infantil, Biografia, Infanto-juvenil
Editora: Companhia das Letrinhas
Ano: 2019
Comprar: Amazon

Sinopse: Este é um livro abecedário muito diferente. A cada letra, o leitor vai conhecer histórias raras e valiosas de mulheres que revolucionaram seus campos de atuação. Foram essas heroínas do dia a dia que contribuíram para que as mulheres de hoje pudessem trabalhar em diferentes áreas, mesmo em profissões que um dia foram consideradas “masculinas”. Cada história biográfica é apresentada na forma de um pequeno conto muito bem-humorado acompanhado de lindas ilustrações que homenageiam as mulheres retratadas. O leitor será convidado a descobrir a história da aviadora brasileira Anésia Pinheiro Machado, da bióloga inglesa Margaret Elizabeth Fountaine, da chef de cozinha francesa Eugénie Brazier e de tantas outras profissionais incríveis. (SKOOB)

Oi, gente! Tudo bem?
O lançamento 'ABCDelas' da Companhia das Letrinhas foi minha recente leitura, o livro traz uma coletânea de biografias de mulheres que fizeram algo importante para algum setor específico da sociedade, as histórias seguem uma ordem alfabética de acordo com o nome de cada mulher.


'ABCDelas' é um livro muito importante porque contar histórias de mulheres incríveis para meninos e meninas é de extrema necessidade, não me lembro de muitas referências femininas nos livros que li durante a infância e agora ver um livro como esse, cheio de mulheres que inventaram algo, tiveram papel social e relevância em diversas áreas do conhecimento foi muito legal, gostaria de ter tido acesso a mais livros desse estilo quando eu era criança.

O livro mostra que houve sim muitas mulheres que se infiltraram em áreas que não eram bem aceitas e mostraram que eram competentes e que podiam ter o mesmo sucesso, gostei muito como isso é mostrado de maneira leve, com um tom infantil, mas que atrai mesmo a quem não é criança. Ultimamente, foram lançados vários livros que têm biografias de mulheres e isso é maravilhoso, é importante mostrar que meninas podem sim desbravar o mundo assim como as personagens reais, assim como as de 'ABCDelas', que mostra desde aviadora a zoóloga. Ahhhh, a Editora Seguinte tem um outro livro nesse mesmo estilo que se chama 'Extraordinárias'  e já entrou para minha lista, assim que terminei 'ABCDelas' eu já sabia que queria mais livros nessa mesma vibe.


Claro que eu como uma professora, não ia deixar de levar esse livro para a escola, levei e mostrei uma página que tem desenhada uma jovem e afirmei para os alunos que eles eram fãs dela, eles, claro que disseram que não conheciam, que ela era uma atriz ou uma cantora e que nunca tinham visto. E eu disse "Ela é a inventora do Wi-Fi! ", eles ficaram alvoroçados e bateram palmas, contei a história da inventora do Wi-Fi e comprovei em sala de aula que livros como esses são necessários para serem lidos em casa, na escola e mudar a visão que pode ser colocada desde a infância que só homens são aventureiros e inventores, pois sabemos que meninas também podem ser e são!


A edição da Companhia das Letrinhas está maravilhosa, a autora também é ilustradora e o combo texto e desenhos está realmente deslumbrante, as cores do livro seguem em tons de verde e rosa e os desenhos das mulheres tem uma delicadeza ao mesmo tempo em que são muito expressivas, um livro que com certeza eu compraria pelos desenhas (sou dessas!).


Um fato que também gostei foi a diversidade das mulheres retratadas, representatividade importa! Gostei de como a autora teve a preocupação de mostrar mulheres brancas e negras, isso é bom para que o leitor(a) se reconheça. Além disso, a autora retrata funções diversas de mulheres, vou destacar algumas que me foram novidades: Química, inventora do Wi-Fi, navegadora, investigadora e urbanista.

Se você quer uma leitura rápida e fofa que traga muito empoderamento e representatividade, coloque 'ABCDelas' em sua lista. Leia sozinho, leia com crianças, enfim, uma leitura que pode e deve ser para todos!

Um beijo e até breve!


NOTA: 


Janaina Tokitaka nasceu em São Paulo, em 1986, e é bacharel em artes plásticas pela USP. Além de escrever e ilustrar para crianças e adolescentes, ela ministra cursos e oficinas sobre ilustração. Ela já publicou 'Tem um monstro no meu jardim' e 'Eugenia e os robôs', entre dezesseis outros títulos.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!