Título Original: Make Time
Autor: Jake Knapp e John Zeratsky
Páginas:304
Gênero: Autoajuda / Literatura Estrangeira / Negócios e Empreendedorismo
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Comprar: Amazon; Americanas; Submarino

Sinopse: “Você só perde tempo se gastá-lo de forma inconsciente.” Nunca houve quem olhasse para uma agenda vazia e dissesse “Hum, a melhor forma de gastar esse tempo é abarrotá-lo de reuniões!” ou fosse para o trabalho e pensasse: “Hoje vou passar horas e horas no Facebook!” No entanto, é exatamente isso que nós fazemos. Por quê? Depois do sucesso do método Sprint, do Google Ventures, e da experiência de design em produtos tecnológicos que estão por toda parte — do Gmail ao YouTube —, Jake Knapp e John Zeratsky passaram anos buscando maneiras de ajudar as pessoas a otimizar energia, concentração e tempo. Então reuniram as táticas mais eficientes em uma estrutura diária de quatro passos, para que qualquer pessoa seja capaz de esquematizar o próprio dia de maneira mais sistemática. Leitura obrigatória para qualquer um que já tenha pensado “E se meu dia tivesse pelo menos algumas horas a mais?”, Faça tempo não é uma fórmula-padrão sobre produtividade. Tampouco propões soluções irreais, como jogar fora seu celular ou sair de todas as redes sociais ao mesmo tempo. Em vez disso, é um guia que proporciona pequenas mudanças na sua vida para que você se liberte da ocupação e da distração constantes e priorize o que é realmente importante na sua vida. (SKOOB)

Oiiiie, gente! Tudo bem?
Hoje vim mostrar para vocês o lançamento da Editora Intrínseca, um livro de autodesenvolvimento e que veio em ótima hora, 'Faça Tempo: 4 Passos Para Definir Suas Prioridades e Não Adiar Mais Nada'. A Intrínseca já publicou 'Sprint: O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Ideias em Apenas Cinco Dias' que é um sucesso dos autores Jake Knapp e John Zeratsky.


'Faça Tempo' entrou para minha lista assim que eu li a sinopse, pois eu tenho trabalhado minha organização e produtividade há algum tempo, sou professora, trabalho em duas escolas, sou dona de casa, corrijo redações, leitora voraz, esposa... Já deu pra ver que levo uma vida corrida e sempre que me deparo com algum livro que tenha a proposta de ensinar poupar tempo sem deixar de ser produtiva, ahhhhhh eu me jogo sem medo na leitura!


O livro é divido em 4 práticas principais que são a base para a organização de tempo, elas devem ser repetidas diariamente a fim de que produzam efeito:

DESTAQUE - O livro propõe que todos os dias façamos anotações e que entre elas tenhamos um destaque, ou seja, a prioridade daquele dia. Você terá outras atividades, porém o destaque do dia é aquilo em que você vai dispor de mais tempo e empenho para cumprir. Não necessariamente tem que ser algo de trabalho, seu destaque pode ser passar tempo com a família, ler um livro ou qualquer ação de sua escolha.
O destaque fornece a cada dia um ponto focal (...) Fazer mais não ajuda a criar tempo para o que importa; só faz com que você se sinta ainda mais assoberbado e ocupado. - Pág 43
FOCO: SUPERE AS DISTRAÇÕES E ARRUME TEMPO PARA SEU DESTAQUE - Nesse capítulo o mais importante é mostrar tudo aquilo que tira o foco e que impede que as metas (e o destaque) não sejam cumpridas. Capitulo bem focado em distrações tecnológicas.
Ao mergulhar no modo Foco você não apenas cria tempo para fazer o que é mais importante, mas aprende a fazer dele um tempo bem aproveitado. - Pág 103
ENERGIA: USE O CORPO PARA RECARREGAR O CÉREBRO - Nesse capítulo o 'Faça Tempo' mostra como administrar a energia usando como fontes a comida, exercícios, tranquilidade e interação cara a cara. As técnicas são descritas e exemplificadas.
Energia é o segredo. Nossa tese é simples: com disposição fica mais fácil manter o foco e evita reagir às distrações. - Pág 180
REFLEXÃO: AJUSTE E APERFEIÇOE O SEU SISTEMA - Os autores convidam a refletir as práticas de produtividade e tempo que foram ensinadas, ver o que dá certo para você, aperfeiçoar o que cabe em sua rotina e adaptar o que pode ser proveitoso para seu dia a dia.
Pequenas mudanças geram grandes resultados. - Pág 258
O resumo que fiz acima sobre os tópicos que o livro aborda não faz jus ao tanto de conteúdo que ele traz. Gostei da forma como os capítulos são divididos e como já dito, não tem como dimensionar o que eles realmente ensinam, pois são várias táticas divididas em outras tantas, o livro é realmente muito rico no que se refere a mostrar ao leitor como ele pode "fazer tempo". Um aspecto que me chamou bastante atenção é que o conteúdo é muito explicativo, tem exemplos e bastantes ilustrações (divertidas!).


A linguagem é muito clara, parece que os autores estão numa conversa muito informal com o leitor, Jake trabalhou dez anos no Google e criou o método Sprint e John trabalhava com designer em empresas de tecnologia, inclusive o Youtube. A experiência dos autores é muito inspiradora e ver que eles aplicaram os métodos que ensinam em 'Faça Tempo' me fez acreditar ainda mais no conteúdo. O fato deles escreverem em primeira pessoa é muito legal, passa mais confiança, porém apesar da informalidade o livro traz várias pesquisas e mostram as fontes para que aquele leitor mais aguçado em pesquisar possa encontrar facilmente os dados.


Dois termos interessantes são apresentados no livro de maneira muito engraçada, os autores dividem as forças em 'Bonde da Ocupação' e 'Piscinas Infinitas'. O bonde da ocupação é aquela galera que vive ocupada e que se orgulha disso e as piscinas infinitas são as redes sociais e outras milhares de distrações que empacam nossa produtividade. Esses termos são repetidos muitas vezes durante os capítulos e contextualizados com a rotina do leitor, me reconheci em vários exemplos, quem nunca começou a fazer algo importante no computador e quando se deu conta estava assistindo a vídeos fofos de bebês gargalhando? Ou vídeos de make? Ou de fitdance? Ixiiiiiiii perdi o foco...


'Faça Tempo' é um livro muito legal, principalmente para quem não tem pouca noção sobre rotina pessoal, tempo e produtividade. Confesso que muito do que foi explicitado no livro, já faz parte da minha rotina: anotar as atividades em uma agenda, ter um destaque diário, trabalhar com metas e outras táticas apresentadas, mas eu aprendi tantas outras que de maneira alguma julgo o livro desinteressante mesmo para quem já tem uma noção sobre rotina produtiva e ganho de tempo, acrescentará muito aos seus conhecimentos prévios.

Já algumas outras ações que os autores sugerem não fazem muito sentido para mim, mas eles apresentam com tanto bom humor que chegaram a quase me convencer (hahahaha quase), eles falam de um celular livre de distrações, sem muitos aplicativos, falam também de cancelar a internet, evitar televisão e redes sociais, tudo num tom bem despretensioso e deixando claro que eles mesmos não seguem isso tão a risca, mas lembrando que aprenderam a administrar seu tempo e isso que nós leitores também queremos aprender!


O livro vai além de dicas somente para o tempo gasto no trabalho, ele fala da rotina familiar, hábitos alimentares, exercícios físicos e muito mais. Vou listar alguns tópicos que me acrescentaram e que se você quiser aprofundar é só colocar 'Faça Tempo' em sua lista de leituras.


  1. Ponha no papel
  2. Classifique sua vida em itens
  3. Faça um sprint pessoal
  4. Passe a acordar cedo
  5. Crie barreiras contra a dispersão
  6. Celular sem distrações
  7. Tire uma folga


Espero que tenham curtido a resenha! 
Um beijo e até breve!


NOTA:

Jake Knapp: Design, é o criador do método sprint, desenvolvido e aprimorado quando ele ainda era da equipe do Google.
John Zeratsky: Estudou jornalismo, foi líder de design no YouTube e escreve sobre design e produtividade no The Wall Street Journal, na Fast Company e na Wired.                                                                              

Comentários via Facebook

2 comentários:

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!