Título Original: To all the boys I've loved before
Autor: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Gênero: Romance / Literatura Estrangeira
Páginas: 320
Comprar: Amazon

Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar. (SKOOB)

'Para Todos os Garotos que já Amei' é o primeiro livro da série de mesmo nome, o livro foi publicado no ano de 2015 aqui no Brasil pela Editora Intrínseca, mas eu só fiz a leitura ano passado quando peguei férias para ir na Bienal de SP. Acho que toda a correria daquele momento me fez acabar esquecendo de escrever essa resenha, mas eu não posso deixar de indicar por aqui um dos livros mais populares de Jenny Han.


Lara Jean é um jovem órfã de mãe, ela vive com seu pai e suas duas irmãs, Margot, que é a mais velha e está prestes a ir para faculdade na Escócia, e Kitty que é a caçulinha e agora vai precisar que Lara Jean exerça o papel de Margot em suas vidas.

Nossa protagonista tem o costume secreto de escrever cartas para os meninos que já amou na vida, isso inclui cinco ao total, mas não é qualquer tipo de carta que Lara Jean costuma escrever, na verdade ela só faz isso depois que o sentimento vai embora, como se fosse uma sincera, bonita e ao mesmo tempo dolorosa carta de fim de namoro.

Um certo dia, em meio algumas bagunças e contratempos, a caixa azul-petróleo que ganhou de sua mãe e que escondiam as cartas secretas de Lara Jean, desaparecem misteriosamente, e consequentemente as cartas que haviam ali dentro vão parar no endereço de cada remente. Como se não fosse ruim de mais lidar com isso, seu pior segredo está prestes a ser exposto, afinal de contas uma dessas cartas estava destinada a ninguém mais ninguém menos que o seu melhor amigo, namorado de sua irmãs mais velha. E agora, como Lara Jean irá lidar com toda a sua vida amorosa exposta desse jeito?


Apesar de ter uma outra série antiga aqui na estante, esse foi meu primeiro contato com a escrita de Janny Han, que por sinal me conquistou completamente, pois por se tratar de um romance adolescente repleto de clichês, ainda soube me envolver no enredo e criar várias teorias de quem poderia ter enviado as cartas para seus destinatários. (PS: nunca enderece uma carta que você não quer que seja enviada...hahaha)

O enredo vai além desse mistério sobre as cartas, uma vez que quanto mais Lara Jean tenta resolver as coisas mais ela vai se metendo em 'encrencas', e é a partir daí que o romance começa ficar cada vez melhor, impossível de largar.


Então, se você gosta de romance juvenil envolvendo os típicos dramas da adolescência, tenho certeza que irá adorar 'Para Todos os Garotos que já Amei', ou se por acaso esteja atrás de uma leitura leve e ao mesmo tempo descontraída, daquelas que cura a famosa ressaca literárias, esse é com certeza o livro que eu indico pra você.


NOTA:

Jenny Han nasceu na Virgínia, Estados Unidos, e cursou mestrado em escrita criativa pela New School. Sabe fazer um brownie perfeito, é ótima em inventar apelidos e tem paixão por livros de receitas. Sua série de TV preferida é Buffy – a caça-vampiros. Mora no Brooklyn, em Nova York.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!