Título Original: The Silent Patient
Autor: Alex Michaelides
Editora: Record
Ano: 2019
Gênero: Ficção / Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério
Páginas: 350
Comprar: Amazon
Sinopse: Um assassinato, uma verdade oculta. As raízes do silêncio são muito mais profundas do que se pode imaginar. Alicia Berenson escreve um diário para colocar suas ideias em ordem. Ele é tanto uma válvula de escape quanto uma forma de provar ao seu adorado marido que está bem. Ela não consegue suportar conviver com a ideia de que está deixando Gabriel preocupado, de que está lhe causando algum mal. Alicia Berenson tinha 33 anos quando matou seu marido com cinco tiros. E nunca mais disse uma palavra. O psicoterapeuta forense Theo Faber está convencido de que é capaz de tratar Alicia, depois de tantos outros falharem. E, se ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade? (SKOOB)
'A Paciente Silenciosa' tem data marcada para ser lançado oficialmente aqui no Brasil dia 29 de Abril de 2019, mas a Editora Record enviou para alguns parceiros selecionados através da V.I.B., a prova exclusiva não revisada para leitura antecipada, e claro, eu fui uma desses poucos selecionados e vou contar pra vocês o que esperar desse thriller digno de Hollywood.
Alicia Berenson é uma artista, ela costuma pintar e expor seus quadros realistas na galeria de um amigo, além disso mora em Londres com o seu adorado marido, Gabriel, há sete anos.
Um certo dia quando revela que anda meio deprimida, Gabriel dá a Alicia um diário, recomendando que ela escreva para colocar suas ideias em ordens, uma vez que a esposa já passou por situações emocionalmente difíceis em relação a morte de sua mãe na infância e mais recentemente a de seu pai.
Dois meses depois Gabriel é morto com cinco tiros dentro de casa. Ao chegar à cena do crime a polícia se depara com Alicia ensaguentada e pulsos cortados, enquanto o marido está amarrado e morto em uma cadeira. A partir desse instante Alicia não fala uma palavra sequer e logo após seu julgamento é internada em uma clinica psiquiátrica.
É aí que o psicoterapeuta forense, Theo Faber, entra em cena, certo de que algo na cena desse crime não se encaixa, e de que ele é capaz de fazer com que Alicia fale, mesmo sabendo que vários outros profissionais já tentaram e falharam. Será mesmo Theo o único a conseguir de Alicia o que ninguém mais conseguiu? E se Alicia falar, será que ele é capaz de lidar com a verdade?
Minha experiência com essa leitura se deu totalmente as cegas, a única coisa que eu sabia era que esse livro deixou os funcionários da editora sem dormir e sem ter outro assunto para discutir que não fosse 'A Paciente Silenciosa'. Isso foi o suficiente para eu dar o primeiro passo, e quando comecei a leitura não consegui mais parar enquanto não cheguei até o final.
O enredo é intercalado entre a narração de Alicia, através de partes de seu diário que são reveladas ao leitor aos poucos, e a narração de Theo Faber que ao lidar com uma paciente que não fala, começa a investigar as pessoas próximas de Alicia e aqueles que estiveram com ela dias antes do crime. Dessa forma, nós leitores vamos descobrindo uma porção de informações valiosas e tentando criar nossas próprias teorias.
O final me pegou totalmente desprevenida, e quando eu percebi que a resposta estava na minha cara o tempo todo, me senti um pouco enganada por Alex Michaelides, que por sinal tem uma narração extremamente envolvente.
Não sou uma leitora ávida de thrillers, mas em nenhum momento as respostas para as minhas perguntas pareceram óbvias durante essa leitura, por tanto quando cheguei ao final me senti 'caindo feito uma patinha' na armadilha do autor. Não sei se esse será o mesmo efeito para os fãs do gênero, mas posso apostar que tanto os mais experientes como os inexperientes nesse tipo de leitura vão devorar esse livro página por página e de alguma forma se surpreenderão com toda essa 'loucura'.
NOTA:

Nascido no Chipre e filho de um pai greco-cipriota e uma mãe inglesa, ALEX MICHAELIDES estudou Literatura inglesa na Universidade de Cambridge e fez uma pós em Roteiro de Cinema no American Film Institute, em Los Angeles.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!