Título Original: The Knife of Never Letting Go
Autor: Patrick Ness
Série: Mundo em Caos #01
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Gênero: Distopia / Fantasia / Ficção científica / Jovem adulto / Literatura Estrangeira
Páginas: 480
Comprar: Amazon

Sinopse: Em um mundo pós-apocalíptico, uma infecção rara e perigosa causou o inimaginável: a morte de todas as mulheres. O mesmo germe fez com que os pensamentos dos homens se tornassem audíveis, e agora o caótico Ruído está por toda parte. É impossível guardar segredos no Novo Mundo. Todd Hewitt é o único garoto entre os homens da cidade de Prentisstown, e mal pode esperar para se tornar um deles. No entanto, o lugar esconde algo grave, capaz de mudar o futuro de Todd e do Novo Mundo para sempre. A apenas um mês de se tornar homem, um segredo impensável é revelado, e ele se vê forçado a fugir antes que seja tarde demais. Acompanhado por seu fiel escudeiro, o cachorro Manchee, ele empreende uma jornada repleta de perigos e se depara com uma criatura estranha e silenciosa: uma garota. Mas quem é ela? E por que não foi morta pelo germe como todas as mulheres? Publicado em mais de trinta países, Mundo em caos é o primeiro volume de uma distopia perturbadora sobre os laços que forjamos em situações extremas e traz à tona a infinita insensatez humana diante das diferenças. A adaptação cinematográfica da obra terá Tom Holland e Daisy Ridley como protagonistas. A Intrínseca relança em uma edição especial, com tradução inédita e um conto extra, a série que consagrou Patrick Ness como um dos maiores nomes da literatura jovem. (SKOOB)

'Mundo em Caos' é o primeiro livro da série distópica, 'Mundo em Caos', do autor Patrick Ness. Sua obra anteriormente lançada como 'O Motivo' aqui no Brasil, acaba de ganhar nova edição e título pela Editora Intrínseca. Além de ser uma série muito bem premiada lá fora, podemos contar com a adaptação cinematográfica desse enredo ainda para este ano com a interpretação de Daisy Ridley (Star Wars: Os Últimos Jedi) e Tom Holland (Homem-Aranha: De Volta ao Lar) nos papeis principais e a direção de Doug Liman.


Aqui somos apresentados a um novo planeta onde os humanos foram enviados para colonizar após a Terra se tornar inabitável. Nesse novo mundo todas as mulheres foram extintas por conta de um germe desconhecido que também fez com que os pensamentos dos homens e animais se tornassem audíveis.


Todd Hewitt é o ultimo garoto da cidade de Prentisstown, mas isso está prestes a mudar, uma vez que ao completar 13 anos e um mês os garotos dessa cidade passam a se tornar e receber funções de um homem de maior idade. No entanto, algo extremamente fora do comum acontece quando Todd dá de cara com uma garota, agora, tudo o que ele sabia e acreditava ser verdade sobre sua vida e a cidade em que mora está arruinado, e para sua segurança, ficar em Prentisstown e esperar pelo seu aniversário já não é mais uma opção.
Os homens mentem, e o pior é que mentem pra eles mesmos. - Página 30

Esse é o meu primeiro contato com a escrita de Patrick Ness, então não sabia bem o que esperar, pois o que de fato me chamou a atenção para sua obra foi com certeza por se tratar de uma distopia (um dos meus gêneros favoritos) que estará em breve nas telas do cinema. Por tanto, a maneira como o livro é narrado, todo no ponto de vista do personagem principal, a principio me deixou às cegas e com certa dificuldade de entrar na história, uma vez que Todd está tão perdido nisso tudo quanto a gente.

No decorrer da leitura me deparei com uma escrita extremamente fluída, Patrick Ness envolve o leitor com muita ação página após página e não deixa o enredo perder o ritmo, logo, percebi que a minha dificuldade inicial aconteceu por uma falta de atenção provocada pelo cansaço do meu dia a dia do que por outros motivos, tanto que quando consegui retomar a leitura em um momento mais calmo, não pude mais parar de ler, principalmente porque um capítulo amarra o outro, além de todo o mistério que paira sobre os verdadeiros motivos que obrigaram nosso protagonista fugir e o porque ele é tão importante para as pessoas que estão atrás dele.


No fim das contas acabei sendo invadida por um misto de emoções durante essa leitura, e nesse momento vivo uma relação de amor e ódio com 'Mundo em Caos', uma vez que adorei o ritmo frenético da leitura, mas ao mesmo tempo achei que o autor segurou por tempo demais a problemática lá do começo do enredo que só nos foi desvendada nos capítulos finais, e deixou tudo um pouco acelerado.
Taí um negócio que estou aprendendo sobre ser jogado no mundo por conta própria: ninguém faz nada por você. Se você não muda as coisas, elas não mudam. - Página 109
Ainda sim, minha curiosidade em relação ao que vai acontecer no próximo livro é maior que essa minha pequena frustração, pois o final mexeu com a minha esperança e me fez desejar algumas respostas, então estou curiosíssima para saber no que tudo isso vai dar. Inclusive não soltei muitas informações sobre o decorrer da história, pois esse é aquele tipo de livro que não entrega tudo ao leitor de primeira, e eu não quero estragar a experiência literária de vocês.


Levantando reflexões importantes de como a humanidade usa o poder que lhe é dado e também a dificuldade do ser humano em lidar com aquilo que lhe é desconhecido, 'Mundo em Caos' nos guia por uma aventura eletrizante com personagens palpáveis capazes de despertar nossos melhores e piores sentimentos. Eu recomendo que também façam essa leitura antes da estréia do filme e aproveitem para adquirir o exemplar belíssimo da Editora Intrínseca que além de ter deixado vermelho o corte das folhas, nos presenteou com uma incrível diagramação!


NOTA

Patrick Ness é o autor best-seller da trilogia Chaos Walking e de A Monster Calls. Aclamado pela crítica, já recebeu diversos prêmios como escritor de ficção para crianças, incluindo duas medalhas Carnegie, no Reino Unido. Já foi colunista do Sunday Telegraph e hoje é crítico literário no The Guardian. Patrick nasceu na Virgínia, nos Estados Unidos, e vive em Londres.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!