Título Original: Sharp Objects
Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Gênero: Suspense e Mistério / Literatura Estrangeira / Romance
Páginas: 256
Comprar: Amazon

Sinopse: Uma narrativa tensa e cheia de reviravoltas. Um livro viciante, assombroso e inesquecível. Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida. Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas. (SKOOB)

Camille Perker nunca se deu bem com sua família, especialmente sua mãe, por isso ainda muito nova ela se mudou para uma cidade distante de onde cresceu, e mantém o mínimo de contato possível com sua mãe e padrasto. Acontece que Camille é jornalista, e seu chefe acaba de descobrir sobre dois homicídios que aconteceram na cidade natal de Camille, e acredita que ali tem uma grande história, por isso, ele a envia de volta ao lugar do qual ela sempre fugiu para que assim possa investigar o que realmente aconteceu.

A recepção de Camille na cidade não é das melhores, além de sua mãe estar completamente arredia com sua chegada, o resto da população a vê como uma intrusa querendo expor a pacata e interiorana cidade ao mundo de uma forma negativa.

Em menos de uma semana na cidade, um terceiro crime, de características semelhantes aos dois primeiros, acontece e Camille decide que a melhor coisa a se fazer é apurar o máximo que puder, o mais rápido possível, para assim poder escrever algo para seu chefe e poder ir embora logo da cidade.

Adora, mãe de Camille, no entanto, está determinada a impedir que a filha siga investigando os crimes, com a desculpa de que assim ela está trazendo ainda mais sofrimento para as famílias das vitimas. Porém, Camille não está dispostas a recuar e segue determinada a encontrar o assassino e acredita que ele seja algum morador da cidade, e não um forasteiro como o delegado acredita.

Entre as investigações do presente, Camille irá descobrir muitas coisas do seu passado, principalmente fatos que envolvem a morte de sua irmã mais velha. E assim, ela vai perceber também que a melhor coisas que ela poderia ter feito era se afastar de sua mãe, pois Adora não é absolutamente nada parecida com a imagem que ela apresenta a toda a sociedade que a conhece.


Quem me conhece sabe que eu sou aquele tipo de pessoa que sempre tenta ler o livro antes de assistir a adaptação dele, e foi isso que eu fiz com 'Objetos Cortantes' e não me arrependo, pois acredito que se tivesse 'visto' o fim antes de ler o livro, eu teria acabado ficando desanimada de ler o livro, uma vez que o fim dessa história é aquele fim que te deixa 'MEU DEUS!!!!!!'.

Apaixonada por livros de suspense e thrillers, o resultado final dessa leitura não poderia ser outro além de eu ter me apaixonado completamente pela história da Camille. O livro tem alguns momentos que são 'perturbadores' e eu tive que fazer algumas pausas durante a leitura, mas a história é tão bem construída, os fatos são todos tão bem amarrados pela autora que isso instiga o leitor a querer continuar lendo e saber o que vai acontecer a seguir.


Gillian Flynn tem uma escrita muito fluída e de certa forma até simples, o que influencia positivamente no ritmo de leitura. A construção das personagens, principalmente da Camille é tão bem feita, que faltam elogios para descrever.

Comecei a assistir a adaptação e estou gostando bastante, acho que está sendo bem fiel ao livro, tanto em questão de enredo quanto em questão de essência de personagens. A todos que já conhecem e gostam desse gênero literário eu mais do que indico 'Objetos Cortantes', pois vocês vão se apaixonar e surpreender com essa história, aos que não conhecem, indico esse livro como ponto de partida, pois é uma excelente narrativa.


NOTA:

Gillian Flynn é jornalista e, antes de se dedicar integralmente à carreira de escritora, trabalhou por dez anos como crítica de cinema e TV para a Entertainment Weekly. Nascida na cidade de Kansas, no Missouri, e formada em jornalismo e inglês pela Universidade do Kansas, Gillian escreveu durante dois anos para uma revista de negócios na Califórnia e concluiu um mestrado em jornalismo na Northwestern University, em Chicago. Além de Garota exemplar, é autora dos premiados Na Própria Carne e Dark Places. Seus livros foram publicados em vinte e oito países e tiveram os direitos de adaptação cinematográfica vendidos. Atualmente, Gillian mora em Chicago com o marido e o filho.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!