Título Original: Kimi no Na wa
Autor: Makoto Shinkai
Editora: Verus Editora
Editora Ano: 2018
Páginas: 192
Gênero: Drama / Fantasia / Ficção / HQ, comics, mangá / Infantojuvenil / Jovem adulto / Literatura Estrangeira / Romance
Comprar: Amazon

Sinopse: O romance do anime com maior sucesso de bilheteria de todos os tempos. Mitsuha é uma estudante que vive em uma pequena cidade nas montanhas. Apesar de sua vida tranquila, ela sempre se sentiu atraída pelo cotidiano das grandes cidades. Um dia, Mitsuha tem um sonho estranho em que se torna um garoto. No sonho, ela acorda em um quarto que não é dela, tem amigos que nunca viu e passeia por Tóquio. E assim aproveita ao máximo seu dia na cidade grande, onde ela adoraria viver. Curiosamente, um estudante chamado Taki, que mora em Tóquio, também tem um sonho estranho: ele é uma garota que mora em uma cidadezinha nas montanhas. Qual é o segredo por trás desses sonhos tão vívidos? Assim começa a fascinante história de dois jovens cujos caminhos nunca deveriam ter se cruzado. Compartilhando corpos, relacionamentos e vidas, eles se tornam inextricavelmente ligados ― mas há conexões verdadeiramente indestrutíveis na grande tapeçaria do destino? A um só tempo divertido e emocionante, Your name. é uma leitura inspiradora, capaz de dançar sobre o tênue fio entre a realidade, o sonho e o sobrenatural, conforme acompanha as inquietações de uma garota e um garoto determinados a se agarrar um ao outro. (SKOOB)

Eu já tinha curiosidade para assistir o anime 'Your Name.', mas nunca encontrava o momento certo para fazer isso, foi então que no final de 2018 fiquei sabendo que o livro seria lançado pela Editora Verus, por isso não pensei duas vezes para ter a experiência de leitura primeiro e na sequência ir finalmente conferir o filme. No fim das contas eu simplesmente amei esse enredo e não me perdoei por não ter ido antes conferir a magia de 'Your Name.'.


Aqui vamos conhecer dois jovens estudantes, Mitsuha que vive no interior do Jãpão e Taki que mora em Tóquio. A vida de ambos não poderia ser mais diferente, a garota vive com a irmã mais nova e sua avó, que por sinal é bem rigorosa em relação as tradições locais, tanto que Mitsuha vive sonhando com o dia que poderá deixar a pequena cidade e viver como uma jovem da sua idade em Tóquio. Além disso, uma vez que seu pai é candidato a prefeito e não tem uma relação muito boa com a família, todos os olhares e conversar estão sempre voltados para a garota, que algumas vezes chega a desejar alto ter nascido no corpo de um garoto bonito da cidade grande.

Taki por sua vez vive com o pai e segue rigorosamente a rotina entre a escola e seu trabalho em um restaurante italiano. Ele é um garoto tímido e reservado, mas sua vida começa a ganhar um pouco mais de emoção quando um certo dia Taki acorda dentro do corpo de Mitsuha e Mitsuha no corpo de Taki. Daí por diante as confusões estão armadas, no entanto ambos dão um jeito de se comunicarem em meio a toda essa loucura que é estar um vivendo a vida do outro. Ainda sim eles não entendem qual o sentido disso tudo. Como eles podem trocar de corpos toda vez que dormem? Isso irá durar para sempre? Um dia Taki e Mitsuha conseguirão se encontrar?


Quando eu tenho muito interesse em um livro ou filme, tento me afastar de qualquer possibilidade de spoilers, o que não foi diferente com 'Your Name.', por isso eu não tinha noção nenhuma do que estava acontecendo nesse enredo e isso fez do começo algo meio complicado no livro. As primeiras páginas são preenchidas com uma cena que se repetirá novamente na reta final da estória, por isso o leitor só consegue entende-la com o passar da leitura, que nesse caso exige certa paciência no inicio.

Na verdade, posso dizer que 'Your Name,' é o tipo de enredo parecido com um quebra cabeça ou até mesmo com o entrelaçar dos fios traçados por Mitsuha e sua avó. Cada pedacinho da estória contribuirá para um lindo e emocionante final. Eu simplesmente me apaixonei por esse enredo e já estou indicando para todo mundo que ainda não o conhece.


Além disso, 'Your Name.' é uma leitura extremamente engraçada, do tipo que consegue dosar corretamente drama e comédia.

Então se você, assim como eu, é fascinada pela cultura japonesa, fã de anime e mangás, também vai adorar experimentar essa leitura, e caso você já conheça 'Your Name.' tenho certeza que não deixará essa versão da estória fora da sua estante!


NOTA: 

Nascido em Nagano, no Japão, em 1973, Makoto Shinkai despontou no mundo da animação em 2002, com o curta Vozes de uma estrela distante, que ele produziu praticamente sozinho. Seus filmes posteriores, Cinco centímetros por segundo, Viagem para Agartha e O jardim das palavras, ganharam diversos prêmios no Japão e no mundo, fazendo o autor ser reconhecido como um dos mais importantes diretores de animação do mundo, com suas delicadas histórias sobre nostalgia e solidão. Your name., sua animação mais recente, foi sucesso de crítica e público e se tornou o anime de maior bilheteria da história. Este romance foi escrito durante a produção do filme de mesmo título.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!