Título Original: Vox
Autor: Christina Dalcher
Páginas: 320
Gênero: Distopia / Ficção / Literatura Estrangeira
Editora: Arqueiro
Ano: 2018
Comprar: Amazon

Sinopse: Uma distopia atual, próxima dos dias de hoje, sobre empoderamento e luta feminina. O SILÊNCIO PODE SER ENSURDECEDOR #100PALAVRAS O governo decreta que as mulheres só podem falar 100 palavras por dia. A Dra. Jean McClellan está em negação. Ela não acredita que isso esteja acontecendo de verdade. Esse é só o começo... Em pouco tempo, as mulheres também são impedidas de trabalhar e os professores não ensinam mais as meninas a ler e escrever. Antes, cada pessoa falava em média 16 mil palavras por dia, mas agora as mulheres só têm 100 palavras para se fazer ouvir. ...mas não é o fim. Lutando por si mesma, sua filha e todas as mulheres silenciadas, Jean vai reivindicar sua voz. (SKOOB)

Tudo começou com um discurso religioso de um determinado grupo e a descrença de que os ideários desse tal grupo ganharia força nacionalmente. No entanto, de maneira palatina eles ganharam força, o novo presidente assumiu o país, as leis mudaram, as estruturas sociais são outras e agora as mulheres têm uma só função: cuidar da casa, dos filhos e obedecer aos maridos. O bônus? Elas têm direito a falar 100 palavras por dia.

Jean era uma psicolinguista de sucesso. Mas agora contida em 100 palavras diárias, e sem o direito de trabalhar e continuar sua pesquisa, ela se frustra e de certa forma se culpa cada dia mais pelas coisas estarem como estão. Suas amigas de faculdade a alertaram sobre o governo mas ela simplesmente não achou que algo assim fosse possível. 

Ela se sente no limite quando percebe que a filha de seis anos, fica feliz por ter ganho um prêmio na escola por ser aquela que menos falou, e quando o filho mais velho começa a dar sinal de ser um seguidor extremista dos ideários do novo governo.

O irmão do presidente sofre um acidente gravíssimo que de alguma forma compromete sua habilidade de fala. Jean era uma das poucas especialistas que estudavam os danos cerebrais que comprometiam a fala tais como o do irmão do presidente, é por isso que agora, ele precisa que ela termine sua pesquisa, e salve seu irmão.

Em um primeiro momento Jean recusa veementemente ajudar o presidente e o irmão, como punição ela recebe uma nova pulseira que é ainda mais restrita que a antiga. Alguns dias depois, após pensar muito, e perceber nessa oportunidade uma brecha não só para ver a si mesma e a filha livres da pulseira, ela também vê aí a chance de fazer algo para mudar a conjuntura social e politica do seu país.

De volta aos laboratórios e centros de pesquisa, Jean reencontra duas pessoas que eram de enorme importância em sua vida no passado. É ao lado deles, que ela vai descobrir primeiro que a pesquisa tem um objetivo totalmente diferente do que o que foi apresentado a ela no inicio. Segundo? Jean vai mostrar a todos que uma mulher com o poder da palavra pode mudar o mundo.


Como uma pessoa formada em Letras, confesso que foi uma delicia um livro que a temática quase que central passava por questões de neuro-linguística. E por ser formada na área a autora apresenta um domínio muito grande da narrativa, sabendo muito bem onde encaixar as informações e prender o leitor a trama.


Um dos meus pontos favoritos é com certeza o crescimento da personagem Jean dentro da trama. A força com que ela se estabelece dentro do enredo, e nunca aparecendo como sombra de um personagem masculino, é extremamente gratificante.

É impossível ler 'Vox' e não estabelecer um vinculo automático entre ele e as atuais circunstancias que estamos vivendo. Por isso, apesar de ser uma obra ficcional, fica aqui a minha máxima recomendação de leitura desse livro.


NOTA:

CHRISTINA DALCHER é linguista e professora universitária com doutorado pela Universidade de Georgetown. Seus contos figuraram em mais de 100 publicações ao redor do mundo. Ganhadora de diversos prêmios, foi finalista do Bath Flash Award e indicada ao Pushcart Prize. Ela vive em Norfolk, Virgínia, com o marido.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!