Título Original: Você Tem a Vida Inteira
Autor: Lucas Rocha

Editora: Galera Record
Ano: 2018
Páginas: 288
Gênero: Infantojuvenil / Jovem adulto / LGBT / GLS / Literatura Brasileira
Comprar: Amazon 
Sinopse:  As vidas de Ian, Victor e Henrique se encontram de uma forma inesperada. Ian conhece Victor no dia em que recebe o resultado de seu teste rápido de HIV. Os dois são universitários. Victor está envolvido com Henrique. Ian está solteiro. Os três são gays. Dois deles têm a vida atingida pela notícia de um diagnóstico positivo para o HIV. Um não tem o vírus. Um está indetectável. Dois estão apaixonados. Henrique é mais velho e, depois de Victor, pensou que poderia acreditar de novo em alguém. Victor têm medo do que o amor pode trazer para a sua vida. Ian sequer sabe se será capaz de amar. Os três são, ao mesmo tempo, heróis e vilões de uma história que não é sobre culpa, mas sim sobre amor, amigos e sobre como podemos formar nossas próprias famílias. (SKOOB)


Não foi a capa que me chamou a atenção para ler esse livro, não foi o autor e muito menos o título, quando passei os olhos pela sinopse o que me chamou atenção e me despertou o interesse em ler 'Você Tem a Vida Inteira', foi na verdade por retratar como é descobrir e viver sabendo que você tem HIV. Nunca li nenhum livro que retratasse esse assunto, afinal é algo delicado de se escrever e o Lucas Rocha teve toda segurança e delicadeza para tocar no assunto.


'Você Tem A Vida Inteira' vai contar a história de 3 garotos: Ian, Victor e Henrique.
Ian descobriu que tem AIDS no mesmo dia em que Victor foi fazer o exame para descobrir se tinha pegado HIV do seu último relacionamento que foi com Henrique, um garoto que já porta o vírus há alguns anos e faz todos seus tratamentos, o que torna ele não transmissor da doença, mas mesmo assim Victor queria fazer o teste.

Com o resultado positivo de Ian e o negativo de Victor, Ian estava psicologicamente arrasado no ponto do ônibus e quando Victor o viu, mesmo não o conhecendo, foi conversar e acabaram trocando números de telefone, afinal seria mais fácil conseguir falar sobre esse assunto com um desconhecido que passou pelo mesmo questionamento do que com a própria família. Mal sabiam que ali começariam uma grande amizade.
Você é a melhor pessoa que eu conheço, cara, e tenho certeza que não merece isso. Mas coisas ruins acontecem com pessoas boas. Não existe um sistema de compensação. As coisas simplesmente são como são.
Logo, Victor passaria o contato de Henrique para Ian, afinal ambos agora eram portadores do soro positivo, e Henrique poderia ajudar ele no inicio, que era tão difícil lidar e aceitar que sua vida nunca mais seria a mesma, que teria que começar a tomar cuidados com alguns costumes e começar a tomar os remédios todos os dias.

E assim vamos acompanhar a estória desses três garotos, Ian e Henrique sendo portadores e Victor que é apaixonado por Henrique, mas tem medo de continuar a ter uma relação com ele por causa da doença. Muitos temas serão discutidos ao longo deste livro, entre eles o medo, preconceito, uma luta diária com a doença e cyberbullying. Embora eu quisesse continuar falando sobre eles e sobre o quanto eu amei a estória, nada de spoilers, certo? (Hahahaha).


Com uma escrita gostosa que fez a estória fluir muito e me prender do inicio ao fim, a trama que Lucas Rocha criou é tão bem desenvolvida que além de seus personagens cativar logo de cara, também informa sobre algo que existe tanto preconceitos na sociedade atualmente e que é um grande tabu. O autor esclarece dúvidas clichês e faz o leitor entender que está tudo bem, não é o fim do mundo ser ou se relacionar com um portador de HIV.

Embora o foco seja o relacionamento das pessoas com o portador, suas dificuldades e dúvidas, também vamos acompanhar um romance muito fofo de idas e vindas


'Você Tem a Vida Inteira' está mais do que recomendado para todo mundo, sem essa de 'não vou ler porque é lgbt', esse é um livro necessário! Trata de assuntos polêmicos (HIV e LGBTQ+) de forma sutil, mostrando a consequência do preconceito, de forma que o leitor consiga trabalhar sua empatia ao longo da leitura, é inevitável não se colocar no lugar do próximo.


Espero que tenham gostado <3

NOTA: 

Resultado de imagem para lucas rocha livroLucas Rocha é um bibliotecário com mestrado em Ciência da Informação, formado pela Universidade Federal Fluminense. Alguns de seus contos foram publicados em coletâneas impressas e digitais, com destaque para os projetos O Outro Lado da Cidade e Todas as Cores do Natal. Você tem a vida inteira, um livro LGBTQ+ que mostra a importância das amizades quando tudo parece não fazer sentido, é o seu primeiro romance.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!