Título Original: The Sun and Her Flowers
Autor: Rupi Kaur
Páginas: 328
Gênero: Literatura Estrangeira / Poesias/ Poemas / Não-ficção
Editora: Editora Planeta
Ano: 2018
Comprar: Americanas; Shoptime; Submarino

Sinopse: Edição especial bilíngue e capa dura, da mesma autora de outros jeitos de usar a boca, best-seller com mais de 200 mil exemplares vendidos no Brasil
essa é a receita da vida
minha mãe disse
me abraçando enquanto eu chorava
pense nas flores que você planta
a cada ano no jardim
elas nos ensinam
que as pessoas
também murcham
caem
criam raiz
crescem
para florescer no final (SKOOB)

Oieee, gente! Tudo bem?
'O que o Sol faz com as Flores' ganha mais uma edição pela Editora Planeta, o livro recebeu uma capa dura e versão bilíngue (português-inglês), uma primorosa edição e que os fãs de Rupi Kaur, com certeza vão querer ter na estante.


Rupi Kaur é escritora de 'Outros Jeitos de Usar a Boca' e em 'O que o Sol faz com as Flores', ela volta a mostrar porque encanta a todos com sua literatura, uma escrita forte e cheia de personalidade sobre temas importantes como amor, perdas, sofrimento, família, superação e tantos outros que vão se revelando a cada virada de página.

O livro é dividido em quatro partes que mostram o processo do eu lírico em meio ao seu próprio sofrimento até sua retomada da vida. Essas partes são intituladas de: Murchar; Cair; Enraizar; Crescer e Florescer.


Os títulos são muito interessantes e já trazem esse tom poético. Em 'Murchar', Rupi mostra uma mulher sofrendo pela perda do amor de sua vida, um homem que a abandona e que a faz sofrer. As frases são tão tocantes que a cada uma que eu lia demorava um pouco para digerir toda a dor que escorre.
você  partiu
e eu ainda te queria
mas eu merecia alguém
que quisesse ficar - Pág  17

A parte "Cair" mostra o eu lírico começando a "cair na real" que o amor não pode ser implorado, começa a perceber que a dor pode ser amenizada com amor próprio, a escrita é tão precisa, Rupi sabe mesmo fazer o leitor sentir o que a personagem passa.
não  esquece de contar que eu
era o lugar mais quente do mundo
e você me deixou fria.

No capítulo "Enraizar", a autora fala sobre imigração, dor de partir da terra natal, a relação dela com a mãe e da mãe com o pai e toda a família. A relação descrita entre mãe e filha é muito bonita e emocionante, amei a sinceridade com que o sentimento é passado, simplicidade e verdade são  mostradas em cada frase.


No capítulo "Crescer" temos um novo amor, a libertação da dor, um recomeço. Diferente do "amor abusivo", agora a personagem (que na verdade poderia ser qualquer mulher) se encontra no amor próprio e também na chance de amar alguém que a ame de verdade.
fico apreensiva
porque me apaixonar por você
é me desapaixonar por ele e
eu não estava preparada
-adiante - Pág 157
Em "Florescer" temos um capítulo sobre o amor próprio, sororidade, amizades, autoestima, indústria  da beleza e outros assuntos referentes ao mundo feminino e toda a opressão que o cerca. Rupi fecha o ciclo do sofrimento com poesias mais leves, mas com um grande teor de crítica social.


O que o sol faz com as flores é um livro tão reflexivo, tão intenso e arrebatador, amei muito 'Outros Jeitos de Usar a Boca' ,mas o segundo livro de Rupi Kaur é ainda melhor, entrou para os favoritos pela sua peculiaridade, uma escrita profunda, que toca no lugar mais profundo da alma.
ouço mil palavras gentis a meu respeito
e não faz nenhuma diferença
mas ouço um só insulto
e toda a confiança se despedaça
-focando no negativo - Pág 67

Este livro é uma ótima pedida para quem quer um livro rápido e que não seja somente um passatempo, mas um livro para fazer pensar em assuntos polêmicos e que devem ser discutidos, feminismo, amor e sofrimento são relevantes para se abordar em uma obra tão rica como a de Rupi.


Eu já  havia lido esse livro na outra edição e realmente amei, mas ao reler me apaixonei duplamente, pela edição e pelo conteúdo, Rupi me chamou a atenção por escrever tudo em letras minúsculas e sem pontuação, isso parece proposital, visto que sem a pontuação a frase pode até ter duplo sentido, achei isso bem legal e inteligente.


E você, já leu 'O que o sol faz com as flores'?
Por favor, leia! Vale muito a pena! Que livrão ♡

NOTA:

OUTROS LIVROS DA AUTORA RESENHADOS NO BLOG:

 
Rupi Kaur é uma escritora e artista que vive em Toronto, no Canadá. Aos 5 anos, ela começou a desenhar, um hobby que herdou de sua mãe. Imigrante da índia, ela não conseguia falar em inglês com outras crianças na escola, o que a fez passar bastante tempo sozinha. Quando aprendeu o idioma, encontrou nos livros os melhores amigos. ela desenhou até os 17 anos, em 2009, quando passou a se dedicar mais à escrita e às performances. Em novembro de 2014, publicou seu primeiro livro, milk and honey – editado no Brasil como outros jeitos de usar a boca. Hoje ela usa diferentes meios para se expressar: a poesia, a ilustração, o design, a fotografia, os vídeos. O que o sol faz com as flores é seu segundo livro.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!