Título Original: Explosão Feminista
Autor: Heloísa Buarque de Hollanda
Páginas: 544
Gênero: Literatura Brasileira
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2018
Comprar: Amazon
Sinopse: Este livro é um livro-ocupação. A professora Heloisa Buarque de Hollanda, uma das vozes mais respeitadas e ativas do país quando o assunto é feminismo, convida mulheres de diferentes origens e campos de atuação para tratar deste tema que, de 2013 para cá, vem ganhando um alcance sem precedentes. Como, nesta quarta e surpreendente onda, o movimento tem se organizado nas ruas, nas redes e na política? De que maneira as mulheres estão se posicionando nas artes, na poesia, no cinema, no teatro, na música e na academia? Quando dizemos “feminismos”, no plural, de quem exatamente estamos falando, e qual é a importância de marcar as diferenças? E, por fim, quem são, no Brasil, as veteranas que vêm fazendo história, tanto na área cultural quanto na política? Em Explosão feminista, Heloisa busca mapear como a militância das mulheres, em diversas frentes, se estabeleceu como tema imprescindível e urgente no debate atual. (SKOOB)
Oiieeee, gente! Tudo bem?
'Explosão Feminista', um livro que agrega textos de mulheres adeptas de diversas vertentes do feminismo, é um lançamento do fim de 2018 da Editora Companhia das Letras e que mostra o movimento desde a década de 70 e 80 até a Era digital.
"As feministas odeiam os homens."
"As feministas querem ser superiores aos homens."
"Feministas não são femininas."
"Feministas não querem ter filhos, pois são egoístas."
E tantas outras inverdades que estamos acostumados a ouvir, mas que somente provam o quanto o movimento foi banalizado, infelizmente ser feminista não é o que ouvimos por aí e sim uma organização com múltiplas direções e o livro 'Explosão Feminista' veio para desmistificar que o feminismo é só um, na verdade são muitos, o foco também está em mostrar a força das ideias feministas na atualidade.
O livro traz um grifo da autora e é dividido por capítulos, vou listá-los a fim de deixar mais claro o que é ressaltado:
Introdução: O grifo é meu
Parte I: A nova geração política- Rua, Rede e política representativa
Parte II: Palavra forte - Feminismo nas Artes, na poesia, no cinema, no teatro, na música e no ambiente acadêmico.
Parte III: Os feminismos da diferença - Feminismo negro, Feminismo indígena, Feminismo asiático, Transfeminismo, Feminismo lésbico, Feminismo tradicional e Feminismo protestante.
Parte IV - As veteranas ou um sinal de alerta sobre um memória não escrita.
Com a leitura eu pude me aprofundar no movimento feminista, perceber que ele mudou ao longo do tempo, se adequando às demandas que todos os tipos de mulheres exigem, não existe um padrão do feminismo, isso é um mito, então ler um livro escrito por muitas mulheres, isso é um ponto que me agradou muito, me fez perceber o quanto é importante ouvir outras falas que são diferentes das minhas e ver que o feminismo que elas pregam tem diferença do que eu me adéquo, mas que mesmo assim temos objetivos em comum.
O livro também tem um caráter muito atual, foi lançado em 2018, mas ele fala do feminismo nas redes sociais, mostra a trajetória nas redes, além de explicitar o início de tudo e fazer com que o leitor relembre de muitos acontecimentos que fizeram o feminismo ser pautado na internet. São citadas várias hashtags (a maioria delas eu lembro de até compartilhar, ir às manifestações aqui em Brasília), por exemplo a #foraCunha, referente ao Eduardo Cunha que propôs que "agressões sexuais que não deixassem lesões físicas além das marcas psicológicas indelegáveis não serão crimes", mulheres se reuniram e começaram a questionar esse texto de Cunha, como se apoiasse a violência e assédio contra as mulheres, a manifestação ganhou repercussão nas redes e nas ruas. São citadas outras hashtags e seus respectivos contextos: #meuprimeiroassédio, #maesecriascontraCunha, #meuamigosecreto, #mexeucomumamexeucomtodas e muitas outras.
'Explosão Feminista' mostra com maestria o feminismo atual, suas reivindicações, demonstra também a busca pela voz das mulheres em diversos espaços, sejam eles artísticos, acadêmicos, empresariais e mesmo na sociedade como um todo. A leitura foi uma ótima fonte para dados estatísticos, descobri muitos dados que me impactaram, violência contra mulheres, transfobia, feminicídio, tudo isso mostrado em números oficiais.
Uma pesquisa pouco antes do carnaval de 2017 mostrou que 54% dos homens afirmavam que uma mulher que está num bloco carnavalesco com roupas que revelam partes do seu corpo, bebendo,"estão a fim de serem agarradas" - Pág 51O que mais gostei no livro foi a apresentação de vários feminismos, inclusive descobri mais sobre feminismo lésbico e transfeminismo que confesso que não tinha muito conhecimento sobre essas vertentes. Eu diria que 'Explosão Feminista' é um livro de estudo, pois aprofunda no tema, mostra dados, contém relatos de cada onda feminista e também tem entrevistas, uma das que mais gostei foi a com Djamila Ribeiro, então quem deseja estudar esse tema, 'Explosão Feminista' é uma ótima pedida, mas também é para quem quer um leitura rápida (apesar de ter 544 páginas, a escrita é fluída).
Além disso, 'Explosão Feminista' aborda temas relacionados a toda pressão que a forma de criar meninas é submetida, como as mulheres desde cedo são obrigadas a amadurecerem, fala também sobre pressão estética e comportamental, sinceramente não consigo listar todos os assuntos que são abordados nesse livro, pois cada tema traz muitas outras questões, um livro cheio de subquestões, realmente interessante.
Um único aspecto que me desagradou foi o capítulo do feminismo radical, não todo eles, somente a questão que citarei, as ideias estavam ótimas, mas depois há a desclassificação do transfeminismo, dizem com todas as letras que não existe transfeminismo, que transexuais não devem ter o direito que as mulheres têm, pois são homens vestidos de mulher. O capítulo me chocou um pouco pelo seu teor, diria eu, até preconceituoso e excludente, no geral o livro é maravilhoso, mas esse capítulo foi um pouco controverso. Apesar disso, o capítulo do feminismo radical tem boas informações, principalmente no que se refere à prostituição, me fez enxergar além do que eu já via.
Obrigam nos a repetir mentiras. Que possam existir mulheres com pênis e homens com vagina é uma mentira. Chamar homens de "mulheres trans" ou qualquer tipo de mulher é uma mentira . - Pág 412De forma geral, 'Explosão Feminista' é um livro inovador e que cita outros livros, filmes e teóricas que representam bem o tema, a Editora Companhia das Letras teve um cuidado especial com a edição, pois apesar de o livro ser grosso não há dificuldades para manuseá-lo, esse foi um ponto forte! Então, se você assim como eu deseja estudar mais sobre o feminismo e fazer uma leitura bem informativa, por favor coloque 'Explosão Feminista' em suas prioridades.
E aí, gostou da premissa do livro?
Pretende ler?
Conta tudo!
Um beijo e até breve.
NOTA: 

Heloisa Buarque de Hollanda , nasceu em Ribeirão Preto (SP), em 26 de julho de 1939. Formou-se em Letras Clássicas pela PUC-Rio, com mestrado e doutorado em Literatura Brasileira na UFRJ e pós-doutorado em Sociologia da Cultura na Universidade de Columbia, em Nova York. É coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ), diretora da Aeroplano Editora e Consultoria e curadora do Portal Literal. Seu campo de pesquisa privilegia a relação entre cultura e desenvolvimento, dedicando-se às áreas de poesia, relações de gênero e étnicas, culturas marginalizadas e cultural digital. Nos últimos cinco anos, vem trabalhando com o foco na cultura produzida nas periferias das grandes cidades bem como no impacto das novas tecnologias digitais e da internet na produção e no consumo culturais. Nesse campo, seus principais projetos hoje são a Universidade das Quebradas e o Polo de Cultura Digital, ambos desenvolvidos no PACC/UFRJ.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!