Título Original: Akata Witch
Autor: Nnedi Okorafor
Série: Akata Witch #01
Editora: Galera Record
Ano: 2018
Páginas: 322
Gênero: Fantasia / Ficção / Jovem adulto / Literatura Estrangeira
Comprar: Amazon

Sinopse: Carinhosamente apelidado de Harry Potter nigeriano, Bruxa Akata tece uma trama de magia e mistério, repleta de mitologia africana. Uma história de amizade, superação e sobre como achar seu lugar no mundo. Sunny tem 12 anos e sempre viveu na fronteira entre dois mundos. Filha de nigerianos, nasceu nos Estados Unidos e é albina. Uma pária, incapaz de passar despercebida. O sol é seu inimigo. Castiga a pele e a expõe aos olhares curiosos. Parece não haver lugar onde ela se encaixe. É sob a lua que a menina se solta, jogando futebol com os irmãos. E então ela descobre algo incrível – na realidade, ela é uma pessoa-leopardo em um mundo de ovelhas. Sunny é alguém com um talento mágico latente, é uma agente livre. Uma pessoa com poderes que nasceu de pais comuns. Logo ela se torna parte de um quarteto de estudantes mágicos, pesquisando o visível e o invisível, aprendendo a alterar a realidade, sendo escolhida por um mentor e conseguindo, enfim, sua faca juju — com a qual é capaz de fazer seus feitiços. Mas isso será suficiente para que encontrem e impeçam um assassino em série que está matando crianças? Um homem perigoso com planos de abrir um portal e invocar o fim do mundo? (SKOOB)

Sunny é uma adolescente incomum, sua pele albina sempre chamou atenção por onde quer que ela passasse. O fato de ter nascido nos Estados Unidos, mas ter sua origem no continente africano, local para onde voltou aos nove anos de idade, e por isso não pertencer nem "lá" e nem ao "aqui", também a tornam um destaque.

É através da amizade com Orlu e ChiChi, jovens da mesma idade que ela, que Sunny vai realmente entender porque durante toda a sua vida ela foi um ser Especial. Orlu e ChiChi são pessoas Leopardas, ou sejam, pessoas que detém poderes mágicos e espirituais, e ambos desconfiam que Sunny, mesmo a garota não tendo nenhum dos pais com poderes mágicos, é uma pessoa Leopardo também.

Determinados a descobrirem a verdade sobre Sunny, os amigos, acabam a levando para Leopardo- Bate, local onde as pessoas como eles podem treinar, aprimorar seus poderes e conviverem livremente sem medo de serem julgados pelo resto da população humana. Com a ajuda dos amigos e de um mestre, Sunny começa a explorar toda a personalidade e os pormenores que formam o seu outro 'eu'.

Junto com seus amigos a garota embarcar em uma grande aventura, onde descobrirá ser uma agente-livre, uma pessoa cujo a magia vem de uma geração anterior a de seus pais e com isso ela acabará descobrindo segredos sobre seus antepassados assim como também viajará em uma fascinante viagem de auto-descoberta.


Desde muito nova eu sempre tive paixão por culturas diferentes da minha, sempre quis aprender ao máximo possível tudo que fosse distinto ao que eu conhecia, foi pensando nisso que eu tentei iniciar um projeto comigo mesma de sempre buscar livros que explorasse culturas diferentes das norte americanas e europeias, uma vez que isso é o mais comum. Foi assim que ao ler sobre 'Bruxa Akata' sendo considerado o 'Harry Potter africano', eu não pensei duas vezes em adicionar ele a minha lista de leituras.


O destaque dessa leitura para mim, é sem dúvidas, os elementos místicos que são apresentados no livro estarem diretamente ligados a cultura africana, desde as entidade míticas até, por exemplo, a varinha mágica - que não é varinha e sim uma faca de juju - nos livros.

A escrita da autora é envolvente, e de certa forma até didática, a maneira como ela apresenta os elementos da trama e explica ao leitor como funcionam e qual a relevância deles no enredo é muito interessante.


Apesar alguns aspectos que me incomodaram um pouco durante a leitura, tal qual a ausência de uma figura adulta de relevância na trama, 'Bruxa Akata' é um livro que redobrou o meu interesse em livros que trazem em seu interior culturas diferentes, principalmente livros de fantasia.


NOTA:  

Nnedi Okorafor nasceu nos Estados Unidos de pai e mãe imigrantes igbo (nigerianos). Possui Ph.D. em Inglês e é professora associada de escrita criativa, atualmente dá aulas na Universidade de Buffalo. Foi vencedora de diversos prêmios por seus contos e livros para jovens adultos: seu primeiro romance publicado para adultos, Quem Teme a Morte, venceu o Prêmio World Fantasy na categoria Melhor Romance; e Binti levou o Hugo Award e o Nebula Award de Melhor Novela de 2016. Nnedi vive em Illinois com sua filha, Anyaugo, e sua família.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!