Titulo Original: Without Merit
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 336
Ano: 2018
Gênero: Ficção / Jovem adulto / Literatura Estrangeira / Romance
Comprar: Amazon

Sinopse: Autora best-seller do New York Times aborda relacionamentos e transtornos mentais em uma narrativa que discute os limites do que é normal. Para Merit Voss, a cerca branca ao redor da sua casa é a única coisa normal quando o assunto é sua família, peculiar e cheia de segredos. Eles moram em uma antiga igreja, batizada de Dólar Voss. A mãe, curada de um câncer, mora no porão, e o pai e o restante da família, no andar de cima. Isso inclui sua nova esposa, a ex-enfermeira da ex-mulher, o pequeno Moby, fruto desse relacionamento, o irmão mais velho, Utah, e a gêmea idêntica de Merit, Honor. E, como se a casa não tivesse cheia o bastante, ainda chegam o excêntrico Luck e o misterioso Sagan. Mas Merit sente que é o oposto de todos ali. Além de colecionar troféus que não ganhou, Merit também coleciona segredos que sua família insiste em manter. E começa a acreditar que não seria uma grande perda se um dia ela desaparecesse. Mas, antes disso, a garota decide que é hora de revelar todas as verdades e obrigá-los a enfim encarar o que aconteceu. Mas seu plano não sai como o esperado e ela deve decidir se pode dar uma segunda chance não apenas à sua família, mas também a si mesma. As mil partes do meu coração mostra que nunca é tarde para perdoar e que não existe família perfeita, por mais branca que seja a cerca. (SKOOB)

'As Mil Partes do Meu Coração' é o mais recente lançamento da autora Colleen Hoover aqui no Brasil pela Editora Galera Record. Eu gosto tanto de suas narrativas fluídas e problemáticas envolvendo certos transtornos emocionais, que hoje em dia nem me preocupo muito com a sinopse quando o assunto CoHoo.


Nossa protagonista da vez é Merit Voss, uma adolescente que vive com a sua peculiar família em nada mais nada menos que uma antiga igreja. Na verdade eles só se mudaram pra lá por conta de uma rincha que o pai de Merit tinha com o cachorro do pastor dessa igreja e tira-los de lá foi a maneira que o Sr. Voss encontrou de se livrar dos latidos do labrador. Desde então a família de Merit passou a ser alvo dos outros moradores da cidade.
Essa família é o horror que todos dessa cidade acreditam.
Como se não bastasse isso a garota ainda vive à sombra de sua irmã gêmea, Honor, que é a mais bonita e divertida das duas segundo Merit. Seu relacionamento com o irmão mais velho, Utah, também não é dos melhores e sua mãe recém curada de um câncer perdeu o marido para a própria enfermeira e depois disso não coloca mais os pés para fora do porão graças a sua fobia social. Por tanto, enquanto tenta lidar com todas essas complicações, Merit ainda tem que conviver com as dificuldades da vida de uma adolescente.

Sua maneira de encarar um momento ruim é comprando com seu próprio dinheiro um troféu do qual ela não conquistou. E é justamente em um dia que ela vai até o brechó a procura de mais uma peça para sua coleção que Merit conhece Sagan. A atração entre ambos é instantânea e no exato momento em que ela está aos beijos com o garoto, que Sagan descobre que ela não é Honor e sim uma completa estranha. Agora, como se guardar os segredos de todos que moram na sua casa não fosse pouco, Merit terá que conviver com a presença diária de Sagan e o segredo que ambos compartilham.


Eu sempre soube que Colleen Hoover manda super bem quando o assunto são as problemáticas de seus enredos, no entanto 'As Mil Partes do Meu Coração' superou qualquer outro drama que eu já tenha lido em relação a quantidade de problemas que temos aqui. Afinal de contas, essa família está muito 'ferrada' quando o assunto é problema, e tudo isso serviu para me fazer refletir que a minha família, por mais complicada que seja, não chega nem aos pés da família Voss.

Na verdade é exatamente sobre isso que o livro fala, pois muitas vezes invejamos aquela família de comercial de margarina que acreditamos que tem os nossos amigos e no fundo no fundo não sabemos o que se passa por trás de toda aquela aparência.
Tanta gente sonha em morar em uma casa com uma cerca branca, pensando em ter uma casa grande e confortável. O que as pessoas não sabem é que não existe família perfeita, por mais branca que seja a cerca.
Merit mesmo vem mentindo, dizendo que vai á escola, mas quando todos viram as costas ela volta a dormir no seu quarto, o pior é que seu próprio pai não tem noção do que está acontecendo com os filhos. E enquanto a garota julga e aponta o dedos para os segredos de cada membro da família, ela não se dá conta de quanto também precisa de socorro, o quanto também está ferindo a si mesma com seus segredos e atitudes mal pensadas.


E como se a vida dentro dessa família não fosse louca de mais, surge de repente na vida deles o excêntrico Luck, que vai ajudar deixar o fardo de Merit ainda mais pesado de se carregar e é no momento em que esse peso passa a esmaga-la, que nossa protagonista vai tomar atitudes que atingirá um por um dentro dessa família.


Com uma narração fluída e capítulos que fluem rápidos, Colleen Hoover nos faz enxergar inúmeras lições dentro desta estória. Entre elas aprendemos a dar valor a nossa família e parar de pensar que existe alguma que seja totalmente perfeita. Aprendemos também a lidar com a imperfeição daqueles que amamos e não olhar apenas para a nossa ferida, para aquilo que nos magoa, pois ás vezes sentimos falta de uma atitude alheia e não percebemos que essa mesma atitude que esperamos dos outros pode ser a que eles vem esperando da gente. Por isso, quando você achar que precisa de um abraço de alguém e ninguém te abraça, lembre-se de que alguém pode estar esperando a atitude de um abraço seu.
Nem todo erro merece uma consequência. Às vezes a única coisa que ele merece é o perdão.
'As Mil Partes do Meu Coração' é o tipo de livro que irá abordar assuntos como drama familiar, questões psicológicas, sexualidade, depressão, entre outras coisas. Depois dessa leitura eu entendi que, apesar dos pesares, a minha família não é tão ruim assim, mas principalmente entendi que não existe família perfeita e de que da mesma forma que nos sentimos despedaçados, também podemos estar despedaçando alguém. Por tanto, se você ainda não leu este livro, recomendo que o faça o quanto antes e tire suas próprias lições.


NOTA:

OUTROS LIVROS DA AUTORA RESENHADOS NO BLOG:

    
Colleen Hoover nasceu 11 de dezembro de 1979, em Sulphur Springs, Texas. Ela cresceu em Saltillo, Texas, e formou-se a partir de Saltillo High School, em 1998. Em 2000, ela se casou com Heath Hoover, com quem ela já tem três filhos e um porco chamado Sailor. Colleen se formou na Texas A&M University-Commerce com uma licenciatura em Serviço Social. Ela trabalhou com vários projetos de ação social e de ensino, até começar sua carreira como escritora.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!