Título Original: Just Listen
Autor: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Ano: 2017
Páginas: 347
Gênero: Ficção / Jovem adulto / Literatura Estrangeira / Romance
Comprar: Amazon

Sinopse: Para encarar a verdade, você precisa estar disposta a ouvi-la. Ano passado, Annabel era a típica “garota que tem tudo” — inclusive era esse o papel que interpretava no comercial de uma loja de departamentos da cidade. Este ano, porém, ela é a garota que não tem nada: não tem mais a amizade de Sophie; não tem uma família feliz desde a descoberta do distúrbio alimentar de uma de suas irmãs; e não tem ninguém com quem passar a hora do almoço na escola. Até conhecer Owen Armstrong. Alto, misterioso e obcecado por música, Owen é um garoto que vivia se metendo em brigas, mas agora está tentando mudar. Um de seus novos lemas é sempre falar a verdade, não importa qual seja, e jamais guardar ressentimentos. Será que com a ajuda desse amigo inesperado Annabel vai conseguir encarar a verdade e enfrentar o que aconteceu na noite em que brigou com Sophie? (SKOOB)

Annabel Greene é a mais nova de três irmãs, assim como sua irmã do meio Whitney, Annabel é uma modelo mirim. Apesar disso, Annabel é uma menina como qualquer outra de sua idade, que gosta de aproveitar os momentos de folga com sua melhor amiga Clarke.

Sophie é uma garota da idade de Annabel que se mudou a pouco tempo para o mesmo bairro que ela. Diferente de Annabel, que é uma menina que vive de acordo com o esperado para uma garota de sua idade, Sophie age como se fosse mais velha, e ao se aproximar de Annabel e a influenciar a agir dessa forma também, a vida de Annabel acaba mudando de forma drástica, e de uma forma que ela nunca poderia esperar.

O primeiro sinal da mudança vem quando Annabel coloca fim a sua amizade de anos com Clarke por causa de Sophie. Em seguida, Sophie e Annabel se tornam inseparáveis, até que Sophie começa a namorar Will Cash. Will é um garoto muito mais velho que as meninas e portanto, tem uma cabeça muito diferente da delas.

Da noite para o dia a amizade de Sophie e Annabel, que parecia ser para sempre chega ao fim, de melhores amigas elas acabam se tornando inimigas, uma vez que Sophie, acusa a então amiga, de dar em cima do seu namorado, e não só isso, espalha a informação por toda a escola, fazendo todos se virarem contra Annabel também.

Excluída por todos, quando o ano escolar começa, ela acaba procurando refugio em um canto afastado da escola na hora do almoço e é nesse refugio que ela acaba conhecendo Owen. Owen assim como Annabel, foi marginalizado pelos alunos da escola devido aos boatos que correm sobre seu passado, sobre seu histórico de ser um garoto agressivo e seu processo de reabilitação (devido a agressividade).

É desse encontro de duas pessoas que a um só tempo são tão parecidas e tão distintas que surge uma amizade incrível. Com o passar do tempo, Annabel começa a perceber que talvez, ela não esteja perdida em toda essa confusão que a vida dela se transformou.

Nesse meio tempo, Emily, uma garota que no passado foi muito próxima de Annabel, se vê acusada por Sophie pela mesma coisa. No entanto, Emily não se cala e conta toda a verdade em relação a ter dado em cima ou não de Will, contando detalhadamente o que realmente aconteceu e é nessa hora que Annabel se fortalece e cresce nela a vontade de contar o que realmente aconteceu entre ela e Will também.


'Só Escute' foi o meu primeiro contato com a autora Sarah Dessen, e acredito que eu não poderia ter começado por um livro melhor. A história contada aqui é tão incrível que não é de se assustar o tanto que me marcou.

A escrita da autora é bastante fluida e envolvente, prendendo o leitor do incio ao fim da narrativa. Um aspecto que eu amei e que a autora trás nesse livro é a presença de flashback, por que eu acho que isso ajuda muito mais o leitor a criar um laço sentimental com o personagem, uma vez que ele vê de uma forma geral tudo que levou o personagem até o ponto em que ele está 'atualmente' no livro.


Sarah Dessen trás duas grandes temáticas, assim podemos dizer, para serem trabalhadas no livro: questões familiares e conflitos usuais da adolescência. A forma como ela trabalha esses temas, mesmo que seja de uma forma leve, são muito bem colocados dentro da trama, assim como são desenvolvidos e escritos de uma forma maravilhosa. Confesso que são também bastante emocionantes e que ao final da leitura fiquei com um nó na garganta e lágrimas nos olhos, principalmente quando Annabel conta a verdade para os pais.


Apenas ouça e não julgue. Um excelente conselho dado por essa história e aproveitando a deixar, se posso dar um conselho a vocês é: leiam 'Só Escute'.


NOTA:

OUTROS LIVROS DA AUTORA RESENHADOS NO BLOG:

Sarah Dessen nasceu em Evanston, Illinois, em 06 de junho de 1970. Ela se mudou com sua família para Virgínia Ocidental, e em seguida, na Carolina do Norte, onde agora reside com o marido, a filha Sasha Clementine, e cães. Dois de seus romances, That Summer e Someone Like You, foram a base para How to Deal, um filme de 2003 estrelado por Mandy Moore.                                                                                            

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!