Título Original: O Reino de Zália
Autor: Luiza Trigo
Editora: Seguinte
Ano: 2018
Páginas: 436
Gênero: Fantasia / Ficção / Jovem adulto / Literatura Brasileira
Comprar: Amazon

Sinopse: No primeiro livro de fantasia de Luly Trigo, uma princesa se vê obrigada a assumir o governo do país em meio a revoltas populares, intrigas políticas, conflitos familiares e romances arrebatadores. Por ser a segunda filha, a princesa Zália sempre esteve afastada dos conflitos da monarquia de Galdino, um arquipélago tropical. Desde pequena ela estuda em um colégio interno, onde conheceu seus três melhores amigos, e sonha em seguir sua paixão pela fotografia. Tudo muda quando Victor, o príncipe herdeiro, sofre um atentado. Zália retorna ao palácio e, antes que possa superar a perda do irmão, precisa assumir o posto de regente e dar continuidade ao governo do pai. Porém, quanto mais se aproxima do povo, mais ela começa a questionar as decisões do rei e a dar ouvidos à Resistência, um grupo que lidera revoltas por todo o país. Para complicar a situação, Zália está com o coração dividido: ela ainda nutre sentimentos por um amor do passado, mas começa a se abrir para um novo romance. Agora, comprometida com um cargo que nunca desejou, Zália terá de descobrir em quem pode confiar - e que tipo de rainha quer se tornar. (SKOOB)

Zália poderia ser apenas mais uma aluna do internato, não fosse o fato dela ser a segunda na ordem de sucessão do trono de Galdino. A vida longe do palácio, conferiu a então princesa, um distanciamento muito grande de todos assuntos relacionados a realeza. Visto isso, o maior sonho de Zália é se formar na faculdade de jornalismo junto com sua amiga Júlia, e então, enquanto Júlia por conta da escrita, Zália se encarregara das fotos que serão veiculadas junto aos textos de Júlia.

Um acidente, no entanto, mudará completamente não só a vida de Zália como também de todos em Galdino. Em um ato quase terrorista, a Resistência, grupo de oposição a Regência, acaba por matar Victor, irmão mais velho de Zália, e então, regente de Galdino. Zália, é levada de volta para o palácio. E em meio a confusão diante de tudo que esta acontecendo e a dor pela perda do irmão, ela se vê tendo que assumir a regência do país, sem nunca ter sido preparada para isso.

Enquanto tenta entender sobre a economia e as questões politicas do seu pais, para poder governa-lo, Zália perceberá que as coisas não são como as pessoas no palácio querem que ela acredite que é. Por isso, ela se esforçará para compreender a história de sua família e a ligação dela com a Resistência, mesmo que com o coração ferido pela morte do irmão ela queira apenas rotular a Resistência como os 'vilões' da história.

Zália torna Gil, Julia e Bianca, seus melhores amigos, seu grupo de conselheiros no pálacio. E é com ajuda deles, e de sua mãe, a rainha, que ela começa a sua regência de forma totalmente diferente do esperado por todos. Como se isso não fosse o suficiente, ela ainda precisará lidar com seus sentimentos por António, um dos jovens assessores do pálacio que esta disposto a ajuda-lo, e por Enzo, sua paixão de longa data, que agora nada mais é que seu segurança pessoal.


Sabe quando você ouve muito sobre um autor, e sua curiosidade em relação a ele cresce mais e mais, só que você parece nunca conseguir ler algo dele pois sempre surge um livro diferente como prioridade? Bom, era assim que eu me sentia com a Luly. Mas assim que eu vi a capa de 'O Reino de Zália', eu me encantei TANTO pelos detalhes, a construção e beleza dessa capa que eu decidi que precisava ler esse livro. E eu não podia ter tomado decisão melhor.

A escrita da autora é maravilhosa, super envolvente e apaixonante. A cereja do bolo para mim é que o livro é um Young Adult, muito provavelmente voltando, então, para o público juvenil, mas a autora tem uma escrita tão madura, tão bem construída, que eu logo já sai recomendando ele para diversas outras amigas. Não quero ser interpretada de forma erroneamente aqui, como aquela que acha que livros YA não podem ser maduros, não é isso, pelo contrário, sou uma grande fã de livro YA e sei como eles são incríveis. Mas acontece que logo após ler esse livro, eu li outro YA, e essa questão da escrita se destacou DEMAIS para mim, pois eu achei que o outro YA ficou "devendo" em relação a isso.


Outro aspecto que eu amei foi a forma como Luly Trigo costurou maravilhosamente na trama central, de fantasia, assuntos super atuais e importantes da nossa sociedade, criando uma narrativa muito  próxima da nossa realidade.

'O Reino de Zália' é um livro que eu mais do que recomendo, com certeza está no top de melhores leituras feitas no ano de 2018. Esse livro foi tão maravilhoso, que eu estou louca para ler todos os outros livros já escritos pela autora.
Luiza Trigo, ou Luly, como prefere ser chamada, nasceu no Rio de Janeiro, onde se formou em Cinema, e fez uma especialização em Roteiro pela New York Film Academy (NYFA). Trabalhou em uma produtora de Nova York como assistente de produção e câmera e, de volta ao Rio, participou de produções audiovisuals, além de atuar como assistente de direção na direção na gravação de DVDs de diversos músicos profissionais. Em 2008, produziu seu primeiro curta-metragem, Delito, que ganhou o prêmio de Melhor Curta do Festival Cinesul. É autora de Meu Jeito Certo de Fazer Tudo Errado, Uma Canção Pra Você, Na Porta Ao Lado, As Valentinas, A Caixinha Mágica e Meus 15 Anos, que teve os direitos vendidos para o cinema e, com roteiro da própria autora, estrela nas telonas em 2017.

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Desconhecia o título e a autora, mas achei bem à lá Diário da Princesa e amo histórias assim hahaha <3 Amei suas descrições na resenha, nos fornece elementos que realmente podem interessar o leitor que curte o gênero ou quer experimentar essa leitura ><

    https://monautrecote.blogspot.com/

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!