Título Original: Thunderhead
Autor: Neal Shusterman
Editora: Seguinte
Série: Livro #02 - Série Scythe
Ano: 2018
Páginas: 496
Gênero: Distopia, Fantasia, Ficção científica, Jovem adulto, Literatura Estrangeira
Comprar: Amazon

Sinopse: No segundo volume da série Scythe, a Ceifa está mais corrompida do que nunca, e cabe a Citra e Rowan descobrir como impedir que os ceifadores que não seguem os mandamentos da instituição acabem com o futuro da humanidade. Em um mundo perfeito em que a humanidade venceu a morte, tudo é regulado pela incorruptível Nimbo Cúmulo, uma evolução da nuvem de dados. Mas a perfeição não se aplica aos ceifadores, os humanos responsáveis por controlar o crescimento populacional. Quem é morto por eles não pode ser revivido, e seus critérios para matar parecem cada vez mais imorais. Até a chegada do ceifador Lúcifer, que promete eliminar todos os que não seguem os mandamentos da Ceifa. E como a Nimbo Cúmulo não pode interferir nas questões dos ceifadores, resta a ela observar. Enquanto isso, Citra e Rowan também estão preocupados com o destino da Ceifa. Um ano depois de terem sido escolhidos como aprendizes, os dois acreditam que podem melhorar a instituição de maneiras diferentes. Citra pretende inspirar jovens ceifadores ao matar com compaixão e piedade, enquanto Rowan assume uma nova identidade e passa a investigar ceifadores corruptos. Mas talvez as mudanças da Ceifa dependam mais da Nimbo Cúmulo do que deles. Será que a nuvem irá quebrar suas regras e intervir, ou apenas verá seu mundo perfeito desmoronar? (SKOOB)

'A Nuvem' é o segundo livro da série distópica 'Scythe', que vem sendo lançada aqui no Brasil pela Editora Seguinte, então, caso você não tenha lido 'O Ceifador', essa resenha poderá conter SPOILER do livro anterior.


Depois de conhecerem de perto um lado totalmente corrupto dentro da Ceifa, Citra e Rowan tentam - cada um de sua maneira - impedir que essas 'laranjas podres' destruam o mundo perfeito criado pela Nimbo Cúmulo. Sendo assim, Rowan da vida ao ceifador Lúcifer, que caça e coleta de forma definitiva cada ceifador que não segue os mandamentos da Ceifa. Uma vez que a Nimbo Cúmulo não pode se intrometer na politica dos Ceifadores, não cabe a ela interromper e nem mesmo denunciar as atitudes do ceifador Lúcifer.

Enquanto isso, Citra e Mare correm grande perigo, pois alguém vem planejando a execução dessas duas ceifadoras, no entanto, Citra é muito importante para o destino do planeta, por isso a Nimbo Cúmulo está disposta a mover seus pauzinhos dentro do que lhe for possível para que não quebre as suas regras e ainda sim consiga ajudar essa jovem ceifadora.

O problema é que quanto mais a Nimbo Cúmulo se mantém integra, observando, sem quebrar as regras, mais os ceifadores e seres humanos se corrompem e destroem o mundo perfeito que a nuvem criou. Irá a Nimbo Cúmulo apenas assistir de camarote a destruição do planeta? Quem estará por trás dos atentados contra Citra e Mare? O que acontecerá a Rowan se ele cruzar o caminho dos ceifadores errados?


E quando eu penso que Neal Shusterman não consegue ser mais magnifico, ele vem e me mostra que eu não sei mesmo é de nada! Que livro maravilhoso, que enredo cheio de reviravoltas foi esse? Eu dificilmente me deparo com uma sequencia melhor que seu antecessor, mas aqui abro uma exceção, 'A Nuvem' foi muito além do que eu esperava!

Novamente a narração flui com muita facilidade, e o ritmo eletrizante de cada acontecimento só faz com que um capitulo chame o outro. As quase quinhentas páginas são dividias em seis partes de maneira em que a cada fim de capitulo temos uma reflexão da própria Nimbo Cúmulo, isso faz com que o leitor conheça melhor essa inteligencia, a sua fé na humanidade e a decepção que lhe atinge no decorrer de cada parte.


O livro também nos apresenta a novos personagens e lugares, sendo um desses lugares uma cidade flutuante que serve como uma espécie de sede da Ceifa, lá a Nimbo Cúmulo não tem participação em nada e todo o mecanismo dessa cidade fica a mercê de mãos humanas. Novamente ação é o que não falta do começo ao fim da nova obra de Neal Shusterman.
A morte deve existir para que a vida tenha sentido.
Como o despencar de um prédio em demolição, 'A Nuvem' é um livro que mostra o começo do fim, a leitura destaca cada reflexão da Nimbo Cúmulo, como ela era cheia de esperanças e fé no inicio para acabar desiludida e rígida no final. E convenhamos, é um final e tanto, do tipo que te deixa desesperado para saber não só do final da série como principalmente do começo desse livro final.


NOTA:

OUTROS LIVROS DO AUTOR RESENHADOS NO BLOG:

 

Neal Shusterman já escreveu mais de 30 livros premiados para jovens e adultos, incluindo 'Full Tilt, a Trilogia Skinjacker, Unwholly, Bruiser e The Schwa Was Here, que recebeu o Boston Globe-Horn Award como melhor livro de ficção. Ele também escreve roteiros para o cinema e a televisão, como Animorphs e Goosebumps. Pai de quatro filhos, Neal vive no sul da Califórnia.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!