Titulo Original: 13 Segundos
Autor: Bel Rodrigues
Editora: Galera Record
Páginas: 304
Ano: 2018
Gênero: Ficção / Infantojuvenil / Jovem adulto / Literatura Brasileira
Comprar: Amazon

Sinopse: O fim de um relacionamento é sempre um período difícil, mas isso se intensifica quando você está no último ano do colegial e precisa decidir o que será do seu futuro. Lola sabe que a decisão foi o melhor para os dois, mas aquela saudade de alguém que estava sempre presente é inevitável. Agora, tudo que Lola quer é deixar isso para trás e focar em pôr a vida em ordem novamente, se redescobrindo após um relacionamento que exigiu tanto dela e reavaliando suas prioridades: estudo, amigos, família e o canto, sua maior paixão. Com o corte do coral das atividades extras, a garota finalmente decide ouvir seus amigos e resolve criar um canal no YouTube para postar alguns covers, nada mais do que um hobby para substituir seu tão amado coral. Focada em não se relacionar seriamente e aproveitar as festas do último ano, tudo parece se alinhar quando Lola conhece John, um intercambista que busca exatamente o mesmo que ela: se divertir e criar memórias inesquecíveis. Quanto mais as coisas mudam, mais a garota percebe como perdera seu tempo tentando salvar um relacionamento que já estava naufragado, e como agora ela se sentia genuinamente feliz com as pessoas incríveis à volta e seu grande hobby se tornando cada vez mais influente. Entre conselhos sinceros, noites quentes e provas do Ensino Médio, a única coisa que Lola não poderia prever era o quão rápido tudo poderia desmoronar. Em treze segundos, especificamente. (SKOOB)

Quando percebe que o relacionamento não é mais aquilo que foi no inicio, e que o que quer que tenha restado não é mais o suficiente para fazê-la ficar ao lado de Leo, Lola decide que a melhor solução é colocar um ponto final na história deles, evitando assim que o sofrimento de uma ruptura fosse maior no futuro.

Apesar de não aceitar muito bem o fim do relacionamento, Leo acaba seguindo com sua vida, e Lola faz o mesmo. Um novo ano escolar começa, é então, que Lola conhece John, o aluno novo e intercambista que além de lindo é extremamente simpático, e como cereja do bolo, ele acaba se tornando de forma rápida amigo do grupo de amigos de Lola, coisa que o ex dela, Leo, nunca conseguiu.

Mesmo estando cautelosa, uma vez que ela acabou de sair de um relacionamento de longa data, Lola acaba se permitindo envolver com John aos poucos e como consequência disso ela acaba percebendo a diferença entre um relacionamento saudável e um relacionamento tóxico.

Nesse meio tempo, Lola fortalece ainda mais os laços de amizades com suas amigas Ariel, Mel e Ana, uma vez que agora não precisa ficar se dividindo entre as amizade e o relacionamento, além disso, Lola acaba descobrindo partes de si mesma que nunca pensou que existisse.

A vida de Lola começa a entrar no trilho depois do rompimento com Leo, ela finalmente começa a acreditar que tudo está no lugar onde deveria estar, quando em um ato tão efêmero quanto um estalar de dedos ela vê sua vida desabar em sua frente sem que possa fazer nada.

13 segundos. Esse é o tempo que tem o vídeo de um momento intimo de Lola liberado na internet. Em 13 segundos ela vê todos os anos vividos até aquele momento e todos os sonhos e projetos que tinha para o futuro serem destruídos sem que ela possa fazer nada para impedir.

Em uma caminhada dolorosa e muito mais longa do que esses poucos segundos, Lola cercada por todos aqueles que a amam e a apoiam, vai entender que ela não fez nada de errado, ela não tem culpa de absolutamente nada, e que a vida dela não chegou ao fim. Os planos e projetos antes traçados, estão só esperando por ela para serem realizados.


Logo que eu vi os primeiros comentários sobre '13 Segundos', fiquei completamente insana atrás desse livro. Apesar de nunca ter lido nada que a Bel Rodrigues tivesse escrito até então, a temática proposta por ela, além de ser algo que eu tenho interesse, era muito 'único' em se tratando de YA.


Primeira confissão: em dois momentos eu chorei com o livro, mas acredito que o que mais me tocou foi a carta que aparece no final. Eu achei a carta de uma sensibilidade tão grande, e um amor imenso, que mexeu comigo mais do que eu esperava.

Segunda confissão: a cereja do bolo pra mim em relação a esse livro foi a construção da autora em relação a amizade das meninas. Serio, é tão lindo vê esse grupo de meninas e meninos também, que são tão diferentes, mas que não pensam se quer duas vezes para enfrentarem o que for para ajudarem um ao outro.


Apesar de ter amado o livro e a escrita da Bel ser bem envolvente, como eu disse no inicio, o que me atraiu a principio para a leitura foi a temática central proposta, e justamente por isso, eu senti um pouco de falta da autora aprofundar mais nesse aspecto.

'13 Segundos' é um livro que eu nem tinha acabado de ler ainda e já estava indicando para minhas amigas. Por isso, mesmo sendo um YA, esse é um livro que eu indico para todas as faixas etárias.

COMPRE SEU EXEMPLAR CLICANDO AQUI!

NOTA: 

OUTROS LIVROS DA AUTORA RESENHADOS NO BLOG:


Bel Rodrigues é uma catarinense nascida em 1994. Graduada em Comunicação Social e pós-graduanda em Criminologia, resolveu criar um canal no Youtube para compartilhar seus gostos por livros, mas jamais imaginava ter milhares de seguidores. Amante de dias chuvosos e jogos online, ela ainda se emociona ao responder que também é escritora.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!