Título Original: What Is Fascism?
Autor: George Orwell
Páginas: 160
Gênero: Literatura Estrangeira / Ensaios / Filosofia / Política / Crônicas
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2017
Comprar: Amazon
Sinopse: Romancista celebrado pelas distopias de 1984 e A revolução dos bichos, George Orwell também foi um prolífico repórter e colunista. Entre as décadas de 1930 e 1940, o autor de O que é fascismo? colaborou em diversos veículos da imprensa britânica. Nesta coletânea de 24 ensaios publicados em revistas e jornais, Orwell explora um amplo espectro de assuntos, sempre perpassados pela política, sua principal obsessão intelectual e literária. Com temas que variam de Adolf Hitler à pornografia, de W. B. Yeats a O grande ditador, os textos selecionados pelo jornalista Sérgio Augusto compõem um inteligente mosaico das opiniões de Orwell durante o período crítico da Segunda Guerra Mundial e do início da Guerra Fria. Com sua visão irônica do mundo conflagrado da época, os ensaios demonstram a potência criativa e democrática adotado pelo escritor após sua experiência na Guerra Civil Espanhola, em contraposição aos totalitarismos de esquerda em voga na época. (SKOOB)
Oiiii, gente! Tudo bem?
Hoje vim mostrar uma riqueza de livro, 'O que e Fascismo? E Outros Ensaios' é um volume de ensaios Orwellianos que contém 24 textos inéditos em um livro no Brasil, estes foram escritos dentro de um tempo de dez anos, de 1938 a 1948, abrangendo assuntos como a guerra contra o nazifascismo da Europa e a ideologia da Guerra Fria.
Recentemente li de George Orwell, "A Revolução dos Bichos"(versão ilustrada da Quadrinhos na Cia) e fiquei encantada com o teor politico e inteligência que é contada a história, imediatamente já quis ler mais desse autor que agora entendo o porquê de seus livros serem tão aclamados, principalmente 'A Revolução dos Bichos' e '1984'.
Orwell em 'O que é Fascismo? E Outros Ensaios' fala bastante sobre a defesa da liberdade, o que ele ressalta é de um caráter muito atual, apesar de ter sido escrito há algumas décadas parece que foi escrito em um jornal do dia.
A escrita de Orwell é muito crítica e ao mesmo tempo muito acessível, parece que o leitor está ouvindo cada frase que ele diz, uma conversa sobre temas importantes e que por muitas vezes, apesar de entender muitas coisas que ele relatava, tive que voltar e revisar Guerra Fria, Stanilismo e características do "poder" de Hitler. Isso é importante ressaltar, o leitor precisa ter alguns conhecimentos prévios a respeito de história, a fim de que nada passe despercebido.
A leitura foi muito importante para mim, pois no contexto atual brasileiro fala-se muito em fascismo, ditadura e comunismo, a partir disso me senti instigada a pesquisar mais e a obra de Orwell é referência nesses temas. Indico esse livro para quem deseja uma leitura rápida, informativa e muito esclarecedora. Orwell instiga o leitor a refletir, pensar sobre os sistemas governamentais, sobre a liberdade de expressão e tantos outros temas que são discutidos ao longo da obra.
Um ponto interessante é que há no livro várias resenhas, confesso que fiquei perdida em algumas, porque além de falar sobre o livro, Orwell adentrava em mais temas políticos, mais uma vez precisei revisar alguns assuntos, Orweel fala de livros como 'Admirável Mundo Novo' e 'Minha Luta' (livro do Hitler), isso me aguçou para saber mais sobre outros livros e também filmes que Orwell cita em 'O que é Fascismo? E Outros Ensaios'.
O livro não é rico em conhecimento, como já disse tive que pesquisar muito, pois não é uma leitura que você faz de forma rápida, diria até que ele pode ser considerado um livro para pesquisa. A necessidade de estudar e complementar com o livro de Orwell enriqueceu muito minha leitura, lembrando que Orwell não dá respostas prontas (nem mesmo a pergunta que traz o título do livro 'O que é fascismo?'), gostei de como o autor mostra a visão da Direita e da Esquerda e suas contradições, ele é enfático e não quer moldar o pensamento do leitor e sim ampliar a zona crítica.
A edição da Editora Companhia das Letras é muito bonita, o livro tem páginas amareladas, fonte em um tamanho agradável para a leitura e os textos são bem divididos, vão se mostrando em variados temas, cinema, literatura, biografias e ensaios. No início há uma explicação sobre o livro, organização e a própria vida do autor, importante para quem ainda não conhece George Orwell.
E você já leu algum livro do George Orwell?
Quero recomendações!
Um beijo e tá breve!
NOTA:

OUTROS LIVROS DO AUTOR RESENHADOS NO BLOG:
Eric Arthur Blair foi um jornalista, ensaísta e romancista britânico, que escreveu sob o pseudônimo George Orwell. Sua escrita é marcada por descrições concisas de eventos e condições sociais e o desprezo por todos os tipos de autoridade. É mais conhecido por suas duas obras maiores, Nineteen Eighty-Four, crítica ao autoritarismo, e Animal Farm, uma sátira ao stalinismo.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!