Título Original: O Idiota; O Clássico de Fiódor Dostoiévski em Quadrinhos
Autor: André Diniz
Páginas: 416
Gênero: Histórias em Quadrinhos / Comics / Mangá
Editora: Selo Quadrinhos da Cia - Companhia das Letras
Ano: 2018
Comprar: Amazon
Sinopse: O idiota, de Fiódor Dostoiévski, é um dos maiores romances da história da literatura. A história é uma jornada aos abismos interiores e horrores metafísicos de Dostoiévski. Em preto e branco, e num registro quase sem palavras, André Diniz propõe uma recriação da obra original, escrita em meio a crises epilépticas e perturbações nervosas, sob a pressão de severas dívidas de jogo. Na trama, após anos internado num sanatório suíço para tratar sua epilepsia, o jovem Míchkin retorna à Rússia e se vê envolvido num triângulo amoroso cujos ares folhetinescos darão o tom desta adaptação.Entre a vilania de Rogójin, um devasso perdulário que dilapida a fortuna herdada de seu pai, e a beleza arrebatadora de Nastácia Filíppovna, o leitor acompanhará Míchkin e sua pureza quixotesca até o trágico desenlace. (SKOOB)
Tudo bem, pessoal?
Hoje vim indicar a leitura de 'O Idiota' que é uma história em quadrinhos de um clássico de Fiódor Dostoiévski. Essa HQ foi lançada pelo selo Quadrinhos na Cia, que é do Grupo Companhia das Letras e os desenhos são do quadrinista André Diniz.
Antes de começar a história em quadrinhos temos o prefácio de Bruno Barreto Gomide, que é o tradutor e chefe do departamento de Russo da USP e será ele que nos apresentará o universo do livro e do autor.
Para quem não conhece ou nunca leu o livro de Dostoiévski (assim como eu) o prefácio é algo que nos ajudará bastante nessa questão.
A HQ não possui muitos diálogos, mas as imagens falam por si só, portanto não existe dificuldade na compreensão dos acontecimentos da estória. O que foi escrito pelo Bruno Barreto sobre o quadrinho foi que essa era a intenção, que o leitor tivesse menos contato com o diálogo e mais com as imagens.
A estória nos apresenta ao jovem príncipe Liev Míchkin que viveu boa parte da sua infância e adolescência em um sanatório tratando de epilepsia.
Antes da morte do seu tutor, ele foi orientado pelo mesmo a ir procurar uma mulher chamada Livavieta Epántchin que é a única parente que possui.
Quando o jovem sai do sanatório e vai em busca da única família que possui ele acaba passando por situações que talvez não esperasse, entre essas situações ele acaba se apaixonando.
Fiódor Dostoiévski dispensa palavras e os desenhos do quadrinista André também, desenhos lindos que fazem com que até aqueles que não leram a obra do autor russo consigam entender o que se passa. Sem falar que os desenhos tem o estilo da xilogravura que é uma técnica de fazer gravuras em relevo sobre madeira bem conhecida no nordeste.
Para aqueles que já leram a obra original acredito que seja melhor ainda, pois verão através de imagens o que é retratado pela escrita.
Não posso negar que fiquei um pouco triste por não ter lido o livro original antes para que pudesse obter mais detalhes sobre a obra, mas acho que isso foi uma coisa boa, pois me fez ficar mais animada para ler o famoso Dostoiévski. Me deixou com gosto de quero mais e isso é ótimo.
Espero que tenham gostado da resenha e me contem se já leram algo sobre Dostoiévski ou se já conheciam as obras do André Diniz.
Vou amar saber o que acharam!
Até a Próxima!
NOTA:

André Diniz nasceu em 1975, no Rio de Janeiro. É ilustrador e quadrinista, autor de mais de trinta livros publicados em editoras como Record, Leya, Conrad e Devir. Entre os mais conhecidos estão Fawcett, 7 vidas, O quilombo Orum Aiê, Duas luas Que Deus te abandone e Morro da favela. Nos últimos anos, participou de festivais como o de Saint-Malo, na França, e teve trabalhos expostos em Amadora, Beja e Coimbra, em Portugal. Desde 2016, vive em Lisboa, com a mulher e a filha.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!