Título Original: Stay With Me
Autor: Ayòbámi Adébayò
Editora: Harper Collins
Ano: 2018
Páginas: 256
Gênero: Ficção / Literatura Estrangeira
Comprar: Amazon

Sinopse: Yejide espera por um milagre: um filho. É o que seu marido deseja, o que sua sogra deseja, e ela já tentou de tudo para engravidar. Mas, quando seus parentes insistem que seu marido receba uma nova esposa, Yejide chega ao limite. Tendo como pano de fundo a turbulência política e social da Nigéria dos anos 1980, Fique comigo relata a fragilidade do amor matrimonial, o rompimento de uma família, o poder do luto e os laços arrebatadores da maternidade. Uma história sobre as tentativas desesperadas que fazemos para salvar a nós mesmos, e a quem amamos, do sofrimento. (SKOOB)

Em busca de uma leitura que saísse da minha zona de conforto, optei pela leitura de 'Fique comigo', de Ayòbámi Adébayò. Um romance profundo, com um pano de fundo africano que me envolveu do começo ao fim.


Nesse romance, conhecemos a história de Yejide e sua luta diária por um filho. Depois de conhecer Akin e se apaixonar por ele na faculdade, os dois se casam e vivem uma linda história de amor, até a chegada do imprevisto: não conseguem ter um filho, conceber um homem que, na cultura africana, é tão importante para primogênito. Teria algo de errado nessa situação, e o que poderia ser de fato?

Depois de muito tentarem, as pessoas perceberem e comentarem, os familiares de Akin se sentem obrigados a intervir e fazer alguma coisa a respeito. E é nesse momento que a história começa a ganhar um clímax. Deveriam então, conceber a Akin uma nova esposa (o que na cultura africana é comum, homens possuírem diversas esposas). A Mommi (mãe) de Akin dá a ele um ultimato, e ele se vê obrigado a aceitar!

Yejide é contra tudo o que está acontecendo. Não permite a entrada de outra mulher em sua casa, não aceita bigamia e faz de tudo o possível para engravidar. Tenta através de simpatias, crenças, até que em certo momento consegue o que tanto sonhou. Estaria então enfim, o problema resolvido?


Com uma narrativa profunda, intercalando entre nossos protagonistas (Yejide e Akin) vemos dois pontos de vista sobre a mesma história. Soa mais como uma "carta" de um para outro, já que notamos que tudo que está sendo dito da história é direcionado sempre ao outro. Yejide é uma personagem um tanto quanto complexa, porém muito profunda. Vemos nela o sentimento de mãe, de desespero em momentos devastadores em relação à maternidade e ao matrimônio.

Nosso casal principal passa por muitas provações, onde vemos que o amor deve prevalecer, independente do que a vida nos faz passar. Num pano de fundo como a África, conhecemos sobre cultura, política, sentimos literalmente o que os nossos personagens passam. Adorei a experiência, o crescimento dos personagens, o desfecho e a ligação do título ao acontecimento em si (imaginei uma coisa, e quando fui lendo e percebi que o título era relacionado a outra coisa me surpreendi e gostei ainda mais).


'Fique Comigo' é o tipo de livro que recomendado para você que gosta desse cenário, para você que ainda não o conhecia (assim como eu). À você que é mãe, que sente os impossíveis que faríamos pelos filhos, a você que é filho/a. À todos que desejam se emocionar com relatos de personagens profundos e sinceros.

NOTA: 

Ayobami Adebayo é uma escritora nigeriana.
As histórias de Ayobami Adebayo apareceram em várias revistas e antologias, e uma delas foi altamente elogiada na competição de contos da Commonwealth de 2009. Possui bacharelado e mestrado em Literature in English pela Obafemi Awolowo University, Ife. Além de mestrado em escrita criativa da Universidade de East Anglia, onde foi premiada com uma bolsa internacional de escrita criativa. Ayobami recebeu bolsas e residências da Ledig House, Hedgebrook, Threads, Ebedi Hills e Ox-Bow.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!