Título Original: Todo Amor
Autor: Vinicius de Moraes
Páginas: 278
Gênero: Literatura brasileira / Poemas/ Poesias
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2017
Comprar: Amazon

Sinopse: Vinicius de Moraes reinventou o amor. O tema parecia velho quando ele aliou a poesia dos livros à música popular, trazendo o amor para o centro das atenções como uma emoção sempre nova. Com organização do poeta Eucanaã Ferraz, Todo amor reúne mais de cem fragmentos — entre cartas, crônicas, poemas e letras de canção — que formam um painel admirável e apaixonante. De “Eu sei que vou te amar” até “Canto triste”, o leitor pode observar a enorme variedade de formas que esse sentimento assume na produção do poeta: a alegria, a tristeza, o ciúme, a devoção absoluta, a veneração, o arrependimento, o perdão, o lance cômico e a expectativa do fim. (SKOOB)

Oiiiii, gente! Tudo bem?

'Todo Amor' é um apanhado de textos do maravilhoso Vinicius de Moraes, organizado por Eucanaã Ferraz, nessa edição mais que especial lançada em 2017 pela Companhia das Letras. Um livro que já me conquistou por ser do famoso Vinicius de Moraes, escritor de crônicas, poemas, prosas e poesias.


Vinícius de Moraes é um grandioso nome da nossa Literatura, ele nasceu em 1913 e morreu em 1980  e nesse meio tempo, escreveu diversas obras importantíssimas para o cenário literário brasileiro, escreveu (em parceria com Tom Jobim) "Garota de Ipanema" , marco em nossa cultura.


A obra 'Todo Amor' reúne crônicas, poesias, sonetos e cartas que Vinicius trocava com as mulheres que ele amou. O livro mostra o que de mais romântico havia em Vinicius, textos dotados de sentimento, um poema mais lindo que o outro, cada página exala romantismo, apesar dos escritos serem da década de 30 em diante, elas têm caráter atemporal, ahhhhh o amor não tem data! Genteeeeee, acho que o romantismo do livro tomou conta de mim, tomou conta da resenha!!!
De tudo, ao meu amor serei atento antes
E com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
A  maravilhosa edição apresentada por Eucanaã Ferraz mostra o crescimento da escrita de Vinicius, como o próprio autor amadurece com sua Literatura. É importante ressaltar que os poemas, poesias e prosa que compõem a coletânea não seguem uma ordem cronológica, na verdade o importante é o tema amor, então tudo que foi selecionado segue essa temática, visto que o nome já diz “Todo Amor”. Eu particularmente amei como o livro foi feito, acho até que separar por tema seria interessante com outros autores também, gostei e queria ver mais disso no mercado literário.

Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar
Que frio que me dá
O encontro desse olhar
'Todo Amor' além de ser uma excelente obra no que se refere a tudo de melhor que Vinicius escreveu, traz no final do livro uma cronologia ilustrada para que o leitor se contextualize, isso é um aspecto interessante, conheci ainda mais sobre a vida desse autor.


A minha leitura foi tão deliciosa, cada página um poema, poesia ou prosa que arrebatava meu coração, me considero muito romântica, mas Vinicius eleva o romantismo a um nível beeeeeem maior, que homem apaixonado. Ele se casou nove vezes e se manteve apaixonado a cada romance, olha que coisa, ele cumpriu o que disse em soneto de fidelidade "Mas que seja infinito enquanto dure". Admiro muito a escrita de Vinicius, romântica, intensa e muito atual. Leiam Vinicius e se encante com a beleza das palavras e a delicadeza dos sentimentos.


Depois do conteúdo, o que mais chama atenção do leitor é a própria edição do livro, uma perfeição, começando pela capa que é dura, tem flores muito bonitas e uma junção de cores que traz sofisticação, quando esse livro chegou para mim, fiquei maravilhada, que privilégio, me senti uma colecionadora recebendo uma obra exclusiva, parabéns à Companhia das Letras por terem produzido uma edição que merece o título de umas das mais bonitas que estão no mercado.


O livro também tem ilustrações coloridas, ahhhhhh gente, sério, é ou não é perfeito??? 

Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Pra te dizer que eu sei que vou te amar
Por toda minha vida

Agora entendo ainda mais a genialidade desse autor tão renomado no Brasil e fora dele, Vinicius é poesia, reinventou a beleza do soneto, musicalizou a poesia e mostrou que o amor é o sentimento intraduzível, mas que ele mostrou bem em cada letra de sua obra.


Adicione já 'Todo Amor' em sua lista de desejados, você não irá se arrepender!


Ficou com vontade de ter esse bebê na sua estante? Quer ler?
Contaaaaaa tudo!
Tem como não dar 5 estrelas e favoritar? Tem nãão!

NOTA: 

Vinicius foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro.
Poeta essencialmente lírico, o poetinha (como ficou conhecido) notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida.
Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. Nesse último campo, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!