Título Original: A Dog's Purpose
Série: Todo cachorro existe por uma razão #1


Autor: W. Bruce Cameron
Editora: Harper Collins
Ano: 2016
Páginas: 288
Gênero: Ficção / Romance
Comprar: Amazon


Sinopse: Esta é a inesquecível história de um cão que — após renascer várias vezes — imagina que haja uma razão para seu retorno, um propósito a cumprir, e que, enquanto não o alcançar, continuará renascendo. Narrado pelo próprio animal, Quatro vidas de um cachorro aborda a questão mais básica da vida: Por que estamos aqui? Emocionante e com boas doses de humor, Quatro vidas de um cachorro é um livro para todas as idades, que mostra o olhar de um cão sobre o relacionamento entre as pessoas e os laços eternos entre os seres humanos e seus animais. Se você gostou de Marley & eu, vai adorar esta aventura que agora ganha as telas do cinema. (SKOOB)

Ano passado foi lançado a adaptação cinematográfica do livro 'Quatro Vidas de Um Cachorro', e quem me conhece sabe que amo cachorros, afinal, foi um livro sobre cachorros que me fez começar a ler, e a junção de tudo isto contribuiu para aumentar minha vontade de ler este livro desde que foi lançado. Finalmente tomei coragem para me desidratar (lágrimas) e quer um conselho de amiga? Prepare seu lenço e seu coração, pois acredito que seja praticamente impossível terminar este livro sem chorar.



Em 'Quatro vidas de um cachorro' vamos conhecer o protagonista por muitos nomes, Toby, Companheiro, Bailey, Ellie, Amigão, são tantos nomes e apelidos que seria impossível lembrar de todos eles. Vamos acompanhar também todas as suas quatro vidas - sinto muito, mas esse 'spoiler' já está na sinopse e no título - e mesmo morrendo diversas vezes, ele sempre renasce como um filhote que tem que reaprender o básico novamente, porém, suas lembranças das vidas passadas continuam com ele(a).
Não existe cachorros maus, só gente má. Eles precisam apenas de amor.
Em sua primeira vida, nosso cativante protagonista nasce como um vira-lata e vamos acompanhar ele narrando como é começar a enxergar, o que ele deveria fazer para conseguir se amamentar mais do que os irmãos (hahahaha), e também vamos acompanhar seu primeiro contato com humanos, algo que ele nunca tinha visto na vida e que sua mãe rosnava para eles mas ele não entendia o porque.
De todas as coisas que fiz na vida, provocar seu riso me pareceu a mais importante, a única coisa, concluí, que dava sentindo à minha vida.
Logo após ter sido separado de sua mãe e de seus irmãos, ele foi parar em um pátio de uma senhora repleto de cachorros onde ele aprendeu a hierarquia do mundo canino, aprendeu a sobreviver em matilha. Vemos ele se apaixonar por cada dono e aprender a lidar com a diferença que cada um tinha. Uns amáveis, outros que não mereciam o amor de qualquer animal, mas o cão não entendia muito bem a diferença de cada um deles, apenas guardava a saudade de quando tinha a liberdade e era amado.

Além do nosso protagonista renascer diversas vezes com a mesma consciência, ele volta cada vez como uma raça diferente, as vezes macho, as vezes fêmea. Vive diversas aventuras, seja como um cão no parque ou como um cachorro da policia, o que nos traz diversas lições ao longo do livro de forma extremamente divertida, leve e cativante.
Não havia no mundo nenhuma sensação melhor do que ser abraçado pelo meu menino (...) Meu propósito, toda a minha vida, tinha sido amá-lo e ficar com ele, fazê-lo feliz.

Caso eu fosse listar livros que eu ache necessário para nós crescermos como humanos/como pessoas e que fosse ajudar a desenvolver empatia em nós, seria este o livro que indicaria. O livro é inteiramente narrado pelo cachorro, ele narra seu ponto de vista e o que acontece em sua volta, as conversas, as ações dos humanos, e como tudo isso reflete nele. Para você ter uma ideia, chorei enquanto eu lia, e agora, depois de duas semanas que li este livro, estou chorando enquanto escrevo essa resenha.

Para mim foi extremamente claro que o autor observou por muito tempos os cachorros para tentar absorver os sentimentos deles conforme cada situação. A paixão de Bruce por cachorros é muito clara, a leitura foi um emaranhado de diversas sensações e emoções, parte pela escrita do autor, parte por eu me colocar facilmente no lugar dos personagens.
Os humanos são muito mais complexos que os cachorros, têm um leque muito grande de sentimentos.
Com uma escrita divertida, emocionante e com personagens muito bem construídos, o autor além de nos fazer ser cativados pelo cachorro (são tantos nomes que são difíceis de lembrar agora), me vez vibrar a cada alegria dele e chorar para cada perda. O Bruce também levantou uma questão básica da vida que ao ser narrado pelo protagonista não faz parecer tão boba assim, "porque estamos aqui?" pode parecer bobagem, mas ao longo da leitura essa é uma pergunta que vai começar a fazer o leitor a se questionar exatamente isso e refletir sobre a sua própria vida.

Recentemente foi lançado o livro 'Juntos Para Sempre', continuação de 'Quatro Vidas de um Cachorro', em breve trago resenha para o blog, mas estou com altas expectativas, será que nosso protagonista tão amável estará de volta? Será que se passará como uma continuação mesmo? Bailey terá um novo proposito? Ou será com personagens totalmente novos? Muitas perguntas que em breve serão respondidas.
Eu entendia isso agora: o porquê de ter vivido tantas vezes. Era importante adquirir um monte de talentos e conhecimentos para quando chegasse a hora.
Leitura mais do que indicada para todo mundo, para amantes de livros, de cachorros e para quem gosta de leituras rápidas, divertidas e nem tão leves. Eu chorei muito, então acredito que você possa ter uma boa chance de chorar também (hahahahaha).



Espero que tenham gostado <3

NOTA: 


W. Bruce Cameron é autor best-seller do The New York Times por Quatro Vidas De Um Cachorro, que foi adaptado para os cinemas e lançado em 2017. Atualmente, Bruce vive em Los Angels, na Califórnia.                                                                                                        

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!