Titulo Original: The Fiery Cross
Autora: Diana Gabaldon
Série: Outlander #05
Editora: Arqueiro
Páginas: 1.120
Ano: 2018
Gênero: Ficção / Ficção Científica / Literatura Estrangeira / Romance
Comprar: Amazon; Submarino; Shoptime; Americanas


Sinopse: Uma história sobre lealdade.O ano é 1771. Na Carolina do Norte, conserva-se a duras penas um frágil equilíbrio entre a aristocracia colonial e os esforçados pioneiros. E entre esses dois lados prestes a entrar em conflito está Jamie Fraser, um homem de honra exilado de sua amada Escócia. Convocado a liderar uma milícia para conter as insurgências, ele sabe que quebrar o juramento que fez à Coroa inglesa o tornará um traidor, mas mantê-lo será a certeza de sua ruína. A guerra se aproxima, garantiu-lhe sua esposa, Claire Randall. E, mesmo não querendo acreditar nesse triste futuro, Jamie Fraser está ciente de que não pode ignorar o conhecimento que só uma viajante do tempo poderia ter. Afinal, a visão única de Claire já os colocou em risco, mas também lhes trouxe salvação. A cruz de fogo é uma envolvente história sobre o empenho de Jamie em proteger sua família, construir uma comunidade e manter suas terras às vésperas de um conflito histórico. Nesses esforços, ele é ajudado por sua mulher, sua filha Brianna e seu genro Roger MacKenzie, que nasceram no século XX e agora tentam se adaptar à tortuosa vida do século XVIII.(SKOOB)

'A cruz de fogo' é o quinto livro da série 'Outlander', escrito pela autora Diana Gabaldon e publicado aqui no Brasil pela Editora Arqueiro. Essa resenha pode conter SPOILER para aqueles que ainda não leram os livros anteriores.


A chegada dos Fraser a América é para se dizer no mínimo, turbulenta. Após estabelecer as bases do que seria a Cordilheira dos Frasers, e então, o novo lar de Jamie e Claire em terras estrangeiras eles precisam lidar com a chegada inesperada de Brianna, filha do casal, ao passado.

Mas é na adversidade que Claire e Jamie se fazem mais fortes, por isso todos os contratempos são aos poucos superados, ou então, caminham para isso. Assim, a vida de todos eles começam a girar em torno do ambiente familiar, a Cordilheira começa a ganhar novos integrantes e consequentemente a expandir, alianças com os nativos que moram ao redor das terras Fraser, são feitas, e os netos do casal, filhos de Fergus e Brianna, garantem que a Cordilheira nunca se torne um lugar enfadonho.
Eu sou ... o que sou. Médica, enfermeira, curandeira, bruxa ... como as pessoas quiserem chamar, o nome não importa. Eu nasci para ser isso, e serei isso até morrer.
No entanto, o tempo começa a passar, e a Guerra Civil, que a Claire alertou Jamie que aconteceria, logo que chegaram em solos americanos, está cada vez mais próxima. Devido a isso, o Governador que cedeu as terras da Cordilheira a Jamie, começa a cobrar dele um posicionamento, algo que Jamie, com o conhecimento que tinha sobre o futuro, evitou ao máximo.

Dessa vez Jamie e Claire não vão tentar alterar o futuro, como tentaram na época da Rebelião Jacobina. Porém, eles não podem se posicionar abertamente contra a coroa, divididos entre a cruz e a espada, mais uma vez o casal se verá na beira de um precipício, onde precisam pensar com muita cautela antes de tomar qualquer decisão, uma vez que isso agora afeta não somente a eles, como também ao restante da família; filhos e netos.


Quem acompanha o blog sabe que eu sou a louca por Outlander né, então, logo que vi que 'A Cruz de Fogo' ia sair em volume único eu fiquei insana, por que esse era o único livro da série que eu não tinha. E apesar de ser um tijolinho eu amei DEMAIS que ele veio nesse formato, sem ser dividido em dois.

Confesso que de todos os livros da Diana que eu li até o momento, esse é o meu menos preferido. A história aqui é muito focada nessa guerra que está prestes a estourar, então, eu acredito que autora pesou um pouco a mão na descrição tanto dos fatos históricos quanto da preparação pra guerra, o que no inicio, deixou a leitura um pouco arrastada pra mim.

No entanto, ela compensa o leitor com inúmeros momentos de "domestic fraser", que são uma delicia de acompanhar. Meu coração ficou super quentinho com Claire e Jamie sendo avós. E os netos mais velhos, Jimmy e Germain, são MARAVILHOSOS! Serio gente, eu sou apaixonada por essas crianças, e eles trouxeram uma leveza que é um contraponto essencial na trama.


Dizer que a Diana tem um controle muito grande e incrível da narrativa dela, chega a ser quase redundante, a mescla de fatos históricos e ficção é feita de maneira muito harmônica e crível. Apesar de tudo, 'A Cruz de Fogo' é mais uma vez uma obra incrível da autora, e aqueles que já se aventuraram no universo de Outlander precisam se deliciar com a leitura desse livro também.


NOTA: 

OUTROS LIVROS DA AUTORA RESENHADOS NO BLOG:

     
Escritora americana de ascendência mexicano-​americana e inglesa. Gabal­don é autora da famosa série Outlan­der. Os seus livros são difíceis de cata­lo­gar den­tro de um género espe­cí­fico, pois con­têm ele­men­tos de fic­ção român­tica, fic­ção his­tó­rica e fic­ção cien­tí­fica (sob a forma de via­gens no tempo). Os seus livros já foram publi­ca­dos em 23 paí­ses e tra­du­zi­dos para 19 lín­guas.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!