Título Original: Mon & Me & Mon
Autora: Maya Angelou
Editora: Selo Rosa dos Tempos - Editora Record
Páginas: 176
Ano: 2018
Gênero: Narrativas Pessoais / Literatura Estrangeira
Comprar: Amazon

Sinopse: Último livro publicado pela poeta e ativista, Maya Angelou, Mamãe & Eu & Mamãe descreve seu relacionamento conturbado com a mãe, a empresária Vivian "Lady" Baxter, com quem voltou a morar aos 13 anos, depois de dez sob os cuidados da avó paterna. É a jornada de uma mãe e filha em busca de reconciliação assim como uma reveladora narrativa de amor e cura. "Conduzindo-nos a um portal no qual acessamos em profundidade temas como casamento, cuidado, família, maternidade, lazer e trabalho, tendo como pano de fundo os EUA da segregação racial e da luta por direitos civis, Mamãe & Eu & Mamãe é um clássico, representativo do universo no qual Mulheres Negras são do começo ao fim autoras, sujeitas e donas de suas próprias histórias." - Giovana Xavier, Historiadora, Profª Faculdade Educação UFRJ e coordenadora do Grupo Intelectuais Negras. (SKOOB)

Na resenha de hoje vamos falar sobre Maya Angelou, uma mulher negra que viveu no auge da segregação racial dos Estados Unidos, mas que com a educação da sua amada avó e da sua adorada mãe conseguiu vencer barreiras. 

'Mamãe & Eu & Mamãe' é um livro publicado pelo Grupo Editorial Record através do selo Rosa dos Tempos. A leitura nos ensina que podemos chegar a lugares inimagináveis quando temos pessoas nos incentivando e acreditando em nós.


Antes de ler este livro eu nem se quer tinha ouvido falar de Maya Angelou, mas quis lê-lo porque o tema segregação racial me chama a atenção e acabei sendo feliz na minha escolha de leitura.

Maya e o irmão mais velho foram abandonados pela mãe ainda bem pequenos, ela tinha apenas 3 anos e o irmão 5. No sul dos Estados Unidos onde a segregação racial era maior nessa parte do país foi onde ambos passaram a infância, porém na adolescência Bayle, o irmão de Maya, começou a se incomodar com as regras que eram impostas aos negros.


Com medo que algo pudesse acontecer ao garoto a avó os envia para morar com a mãe, Vivian Baxter, e é nesse reencontro que vemos o desenrolar da história de Angelou.

Vários temas são abordados no livro, entre eles gravidez na adolescência, perdão, coragem e principalmente sonhos, algo que para uma mulher negra talvez fosse até impossível de realizar.
Ela havia me libertado de uma sociedade que me teria feito pensar que eu era a ralé da ralé. Ela me libertou para a vida. - (Página 72)
'Mamãe & Eu & Mamãe' é um dos livros mais lindos que já li esse ano, uma leitura que me mostrou que ser mãe não é apenas em uma fase da vida e que errar acontece até com a mais devota de todas as mães porque é humano (essa frase nunca fez tanto sentido em um livro para mim).


Com uma escrita leve o leitor nem sentirá o tempo passar, uma escrita tão linda como a própria trajetória da autora.

Para aqueles que não conhecem a Maya Angelou essa é uma grande oportunidade e para aqueles que tiveram o prazer de conhecer o seu trabalho esse livro o fará se sentir um amigo próximo.

Tenham uma ótima leitura! 
Até a próxima!


NOTA: 


Maya Angelou (1928-2014) foi cantora, atriz, dançarina, ativista, cineasta, escritora e mãe. Além das autobiografias, que incluem o best-seller Eu sei por que o passáro canta na gaiola, ela escreveu diversos livros de poesias, entre eles Phenomenal Woman,  And Still I Rise e On the Pulse of Morning.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!