Título Original: The Haunting of Hill House

Autor: Shirley Jackson
Editora: Suma de Letras
Ano: 2018
Páginas: 240
Gênero: Ficção, Horror, Literatura Estrangeira
Comprar: Amazon


Sinopse: Considerada uma das melhores histórias de terror do século XX, a A Assombração da Casa da Colina promete calafrios aos seus leitores. Vista por mestres como Stephen King e Neil Gaiman como a rainha do terror, Shirley Jackson entrega um livro perturbador sobre a relação entre a loucura e o sobrenatural. Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e “sensitiva”, e a Luke, o herdeiro da mansão. Mas o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus moradores. Com o tempo, fica cada vez mais claro que a vida, e a sanidade, de todos está em risco. (SKOOB)

Este ano foi anunciado que a Netflix iria fazer uma adaptação de 'A Assombração da Casa da Colina', e é lógico que já corri para ler o livro, como vocês já perceberam, sou uma amante de livros de terror. Então quando comecei a fazer essa leitura estava com as expectativas muito altas, afinal, para ser adaptado, tem que ser maravilhoso não é mesmo?



Em "A Assombração da Casa da Colina" nós vamos conhecer o Dr. Montague, que com a intenção de estudar eventos fantasmagóricos para escrever seu livro, convidou uma série de pessoas para passar uma temporada na casa da colina para que retratassem os eventos ocorridos e suas experiencias na casa, que até então há anos não era habitada e nem mesmo os caseiros ousavam passar a noite na propriedade.
Não tenha tanto medo o tempo todo, nunca sabemos de onde vem nossa coragem.
A condição para que o Doutor pudesse passar um tempo na casa, é que alguém da família estivesse presente durante a estadia do grupo no local para evitar possíveis vandalismos, e foi então que Luke, o futuro herdeiro da propriedade, entra na estória. Apenas outras duas pessoas responderam as cartas do Doutor para aceitar o convite, Theodora e Eleonor, que não foram escolhidas por acaso, Montague selecionou pessoas que já haviam passado por alguma experiencia sobrenatural porém que não acreditassem que realmente existisse fantasmas, assim não seriam facilmente impressionados pelos eventos que poderiam ocorrer durante as noites.
Acho que só tememos a nós mesmos, de sabermos o que realmente queremos.
Logo quando começaram a acontecer os primeiros e sutis eventos na casa, foi combinado que quando qualquer um deles desse o minimo sinal de estar sendo afetado pela casa, essa pessoa iria embora. Pois muitos perdiam a sanidade no local devido a casa ser grande, antiga, ter história, pontos frios em determinados locais, acontecimentos estranhos quando a noite cai na mansão Hill e um passado que intrigam muitos mesmos anos depois de ter sido construída. Daí por diante vamos acompanhar as noites sinistras na mansão e ela mexendo com a cabeça dos atuais moradores.


Com uma narrativa um pouco diferente, Shirley Jackson trouxe uma estória que inspirou diversos autores de horror ao longo dos anos, porém eu esperava mais. Confesso que me decepcionei com o livro em algumas partes, mas não foi de todo mal. A leitura é fluída e de fácil compreensão no geral, a estória provavelmente foi muito inovadora para a época em que foi escrito, mas para mim como amante de filme de terror (que assiste e lê terror antes de dormir para ficar relaxada/tranquila), a estória foi básica demais e poderia ter um aprofundamento maior, talvez até mesmo vultos para complementar o terror psicológico.

Me decepcionei com o livro mais exatamente por esperar aparições, eventos fantasmagóricos mais intensos, digamos assim. Mas os iniciantes em terror psicológico provavelmente irão gostar porque não há narrado no livro fantasmas nem nada do tipo, teremos relatos de antigos moradores e dos atuais ocupantes da casa, e alguns eventos leves como um 'espirito' (digamos assim) batendo na porta do quarto tentando abri-lá.

O final também fica em aberto, o que me deixou pensativa por algum tempo sobre o que estava a pessoa pensando e o que aconteceu a seguir, obviamente não irei dar detalhes para não dar spoilers. Mas no geral, eu esperava mais já que a estória é envolvente, ficaram muitas perguntas sem respostas.

Ainda assim, volto a afirmar que para os iniciantes no gênero para lerem este livro pois é uma leitura leve de terror psicológico, alias, acredito que leitores novos no gênero ficarão com medo quando lerem, eu não sou parâmetro para ter medo de terror né? (hahahahahaha).

E para os curiosos, eu já assisti a série baseada na 'A Assombração da Casa da Colina' na Netflix chamada 'A Maldição da Residência Hill'. Aconselho a ler o livro primeiro para depois ver a série, já que a série foi baseada (de longe, de costas e no escuro, ou seja, da para reconhecer trechos porém é só isso mesmo) no livro, terá os nomes dos protagonistas na série, só que eles são irmãos na série e desconhecidos no livro. E também é legal ir identificando os acontecimentos do livro no decorrer da série, mas como o livro e a série seguem um estória diferente que se passa na mansão Hill, eles chegam a se complementar e ver/ler um não substitui ler/ver o outro, e vale muito a pena!

Espero que tenham gostado <3


NOTA


Shirley Jackson nasceu em San Francisco, Califórnia, em 1916, e faleceu em 1965. Uma das principais autoras americanas do século xx, influenciou escritores como Stephen King, Donna Tartt, Neil Gaiman e Richard Matheson. Sua obra é leitura obrigatória em diversas escolas dos Estados Unidos, e seu trabalho é aclamado por público e crítica.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!