Título Original: Don't Believe It
Autor: Charlie Donlea
Série: Livro único
Páginas: 352
Gênero: Ficção / Mistério / Suspense / Literatura Estrangeira
Editora: Farol Editorial
Ano: 2018
Comprar: Amazon

Sinopse: O melhor livro de Charlie Donlea - até agora. O destino de Grace Sebold toma um rumo inesperado durante uma tranquila viagem com onamorado. O rapaz é assassinado... e ela é condenada pelo crime. Depois de dez anos na prisão, surge a chance de Grace provar sua inocência ao conhecer a cineasta Sidney. Em um documentário que exibe as falhas do processo, a cineasta questiona se a condenação foi fruto de incompetência policial ou se a jovem foi vítima de uma conspiração. Antes do término das filmagens, o clamor popular leva o caso ser reaberto, mas um novo fato provoca uma reviravolta: Sidney recebe uma carta anônima afirmando que ela está sendo enganada pela assassina. A cineasta começa a investigar o passado de Grace e quanto mais se aprofunda na história, mais dúvidas aparecem. No entanto, agora, o que está em jogo não é apenas a repentina fama e carreira, mas sua própria vida. (SKOOB)

Oiiiiiiie, gente! Tudo bem?
Hoje vim contar para vocês sobre mais um suspense que li, 'Não Confie em Ninguém', do autor Charlie Donlea que recentemente esteve no Brasil, na Bienal do Livro de São Paulo. Ultimamente tenho dado muita sorte e lido ótimos suspenses e esse não foi diferente!


'Não Confie em Ninguém' traz a história de Grace Sebold, uma mulher que está há dez anos presa, pois foi condenada por ter assassinado seu namorado Julian Cristian. O casal estava em uma festa de casamento dos amigos no Caribe, tudo estava indo muito bem, quando Julian é encontrado morto, ele "caiu" de uma montanha e depois em um rio. Na montanha encontraram um par de taças e pela situação tudo mostra que Julian esperava alguém para um encontro romântico.

Grace foi a principal acusada e as provas a fizeram ser condenada, como sabemos ela já está presa há uma década, mas depois de dois anos mandando cartas a uma documentarista pedindo que ela a ajude provar sua inocência, enfim Grace recebe retorno de Sidney Ryan, parece que agora teremos uma nova visão sobre esse crime.
Apesar das contínuas batidas do martelo do juiz, os repórteres gritavam perguntas para Grace: Você fez isso? Você matou Julian? - Pág 21
Sidney Ryan é uma mulher de 36 anos e busca se firmar como documentarista, ela já produziu alguns documentários que tiveram uma boa visibilidade, mas agora ao atender o pedido de Grace para investigar e documentar sua condenação terá uma oportunidade de trazer a memória do povo os mistérios que cercam a morte de Julian e a condenação de Grace.


Sidney começa a produzir o documentário "A Garota de Sugar Beach", que logo se torna um sucesso estrondoso de audiência, todos querem saber se Grace era realmente culpada ou a Justiça errou ao condená-la tão rápido? Ao longo da produção do documentário, Sidney será surpreendida com muitas informações, até que ela recebe uma carta que dizia que Grace não era confiável, a dúvida se instaura: Será Grace inocente mesmo ou somente está usando Sidney para tentar sair da cadeia?
Prezada senhorita Ryan, acredito que você tenha cometido um grande erro. - Pág 254

Essa foi minha primeira experiencia com o autor Charlie Donlea, mas já posso dizer que gostei bastante, aspectos muito relevantes me fizeram achar a obra muito diferente do que já li; o fato de o livro mostrar as cenas que passam no documentário (sério, me senti na sala de casa assistindo a Investigation Discovery) foi algo que me chamou atenção, a narrativa mostra o dia a dia dentro de uma emissora de tv, reuniões de roteiros e muito mais sobre esse universo, gostei de ver como funciona toda a preparação de um documentário investigativo.

Outro ponto que me agradou foi a veracidade da narrativa, a escrita do autor é tão espontânea e viciante que apesar do livro ser um pouco grossinho, passou muito rápido. Charlie Donlea mostrou um enredo bem construído, personagens muito bem montados, eles são impprevisíveis e realmente não dá para "confiar em ninguém". Eu lia cada página e criava minhas teorias, mas Charlie me enganou muito.


O livro tem várias reviravoltas e isso o torna imprevisível, mas em nenhum momento nenhuma decisão tomada pelo autor se torna incoerente, pelo contrário, ele amarra tão bem os fatos que deixa que o leitor mude de opinião várias vezes sobre a inocência ou não de Grace Sebold. A família de Grace também é um outro mistério, personagens complexos e tridimensionais.

Entre os personagens, aqueles que mais me conquistaram nessa trama foram Sidney Ryan, nossa documentarista, uma mulher forte e decidida, as cenas dela investigando para produzir os episódios do documentário. Já o outro eu não posso revelar o nome, pois ele surge mais para o meio do livro, não quero dar spoilers, eles são muito carismáticos, conseguimos nos envolver com o lado da história deles. Charlie faz personagens muito reais e isso para mim é importante, sabe quando você quer saber ainda mais sobre o personagem? Então, é que acontece em 'Não Confie em Ninguém'.


A edição da Faro Editorial é bem chamativa, um vermelho vivo na capa chama bem a atenção, além disso a capa é muito condizente com o livro. Os capítulos são curtos e isso faz a leitura ser ainda mais rápida. Uma edição caprichada, característica da Faro, gosto de folhas grossas e amareladas. Fiquei muito feliz de ter recebido o livro e autografado, valeu Faro!


O escritor Charlie Donlea tem mais dois livros publicados pela Faro Editorial, 'A Garota do Lago' e 'Deixada para trás', ambos entraram para minha lista, preciso urgentemente ler mais de Donlea!


'Não Confie em Ninguém' é um suspense e tanto, eu super recomendo, infelizmente não favoritei porque gosto muito de finais bem fechadinhos e Charlie deixa um pouco aberto, dando a entender o que virá, mas isso não tira o brilho do livro, já se você gosta de finais totalmente fechado, não é o que acontece aqui. Ainda assim eu peço que por favor, coloquem na lista esse suspense, Charlie deu um show!

E você ficou com vontade de ler? 
Já leu algo de Donlea? Contaaaa tudo! 
Um beijo e até breve!


NOTA:

Charlie Donlea vive em Chicago com sua esposa e dois filhos. Um de seus hobbies é pescar em lugares praticamente desertos do Canadá. Essas viagens por estradas paradisíacas inspiraram o cenário para o seu livro de estreia. Ávido leitor, é também apaixonado. Quando decidiu escrever seu primeiro livro, ele se preparou para produzir algo como tudo o que gosta de encontrar nos seus filmes e livros prediletos: uma história capaz de deixar o leitor refletindo sobre ela por muito tempo.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!