Título Original: A Wrinkle in Time
Autor: Madeleine L'Engle
Série: Uma Dobra no Tempo #1
Editora: HarperCollins Brasil
Ano: 2017
Páginas: 240
Gênero: Fantasia, Ficção Científica, Jovem Adulto, Literatura Estrangeira
Comprar: Amazon

Sinopse: Um clássico da fantasia e da ficção científica emerge! Era uma noite escura e tempestuosa; a jovem Meg Murry e seu irmão mais novo, Charles Wallace, descem para fazer um lanche tardio quando recebem a visita de uma figura muito peculiar. “Noites loucas são a minha glória”, diz a estranha misteriosa. “Foi só uma lufada que me pegou de jeito e me tirou da rota. Descansarei um pouco e seguirei meu rumo. Por falar em rumos, meu doce, saiba que o tesserato existe, sim.” O que seria um tesserato? O pai de Meg bem andava experimentando com a quinta dimensão quando desapareceu misteriosamente... Agora, com a ajuda de três criaturas muito peculiares, chegou o momento de Meg, seu amigo Calvin e Charles Wallace partirem em uma jornada para resgatá-lo. Uma jornada perigosa pelo tempo e o espaço. Uma dobra no tempo é uma aventura clássica, que serviu de inspiração para os mestres da fantasia e da ficção científica do mundo, agora adaptada para os cinemas pela Disney. Junte-se à família Murray nesta jornada, entre criaturas fantásticas e novos mundos jamais imaginados. (SKOOB)

"Uma Dobra no Tempo" é uma mistura de fantasia e ficção científica na dose certa, me encantei com a sinopse (e sim, sou amante de fantasia), e confesso que fui influenciada pela Disney para ler esse livro, caso você não esteja sabendo, já foi lançado o filme deste livro cujo eu ainda não vi. Mas  quando um livro é transformado em filme, ainda mais pela Disney, é praticamente um ótimo selo de qualidade da obra. E já aviso que estou com altas expectativas para "Um Vento à Porta" que é o segundo livro desta série.


Ao longo do livro vamos acompanhar Margaret Murry (Meg), na busca por encontrar seu pai que a 4 anos atrás desapareceu enquanto fazia um trabalho em campo para o governo em um projeto secreto, e os boatos da cidade é que seu pai abandonou sua família, mas Meg sabe que isso não é verdade.

Meg é uma garota inteligente e teimosa, que foi de aluna exemplar para encrenqueira desde que seu pai desapareceu. Encrenqueira apenas para defender a si mesma e a seu irmãozinho Charles Wallace do bullying e dos comentários maldosos a respeito de seu pai. Charles Wallace, mesmo sendo muito novo, sempre foi um garoto prodígio, embora muitas pessoas achasse ele e a família 'estranhos', mas a inteligência da família é de se invejar. O pai e a mãe de Meg são físicos, seu pai acabou desaparecendo enquanto eles estudavam os cálculos que haviam feito e tentavam descobrir se era possível, e como de fato tesserar. Meg e Charles também tem outros dois irmãos, Sandy e Danny são gêmeos mas são apenas citados no livro.


Também vamos conhecer a Senhora Quem, Senhora Queé e a Senhora Qual. A sra. Queé é a primeira na qual somos apresentados e tudo que sabemos no inicio do livro é que ela vive na floresta em uma casa abandonada junto com suas amigas (sra. Quem e a sra. Qual). Charles Wallace é o primeiro a conhece-las por ter a mente aberta, e foi ele que acabou apresentando elas à sua irmã. E o último integrante da grande aventura do livro é o Calvin, um jogador de basquete da escola que estava no ensino médio, basicamente o típico garoto popular pelo que é retratado pela autora.
O único modo de lidar com algo tão sério é tratar com um pouco mais de leveza.
A aventura de fato começa quando Charles Wallace leva Meg até as senhoras Quem, Qual e Queé, e no meio do caminho encontram Calvin na rua que acabou embarcando nessa aventura sem precisar realmente estar nela. Quando encontraram as senhoras, elas explicaram que o pai de Meg tesserou e estava preso em algum lugar do universo perdido e que precisavam salva-lo enquanto 'AQUILO' ainda não havia chegado nele.

Foi então que Meg, Calvin, Charles e as senhoras Quem, Qual e Queé embarcaram na viagem pelo universo seguindo os passos de onde o pai de Meg esteve enquanto tesserava. Seguindo as indicações das testemunhas que viram o pai de Meg, finalmente descobriram aonde ele estava. Ainda vivo, ele corria grande perigo e estava em um planeta onde as senhoras não poderiam resgata-lo. Elas eram seres da luz, e o pai de Meg estava em um planeta chamado Camazotz onde vivia a mais pura escuridão. Escuridão essa que estava se espalhando pelo universo rapidamente.
Seja lá o que fosse a Coisa Escura à qual Camazotz havia se entregado, ela existia tanto dentro quanto fora do planeta.
Para salvar seu pai, Meg, Charles e Calvin tem que partir sozinhos para o planeta Camazotz sem as senhoras para ajuda-los. Tudo que eles tem são as 'bençãos' que elas deram para a Meg. Senhora Qual deu para ela seu óculos, para enxergar além da dobra. Senhora Queé concedeu para ela 'seus maiores defeitos', ou seja, ampliou a teimosia, a desconfiança, a insegurança, e etc. Já a Sra. Qual concedeu sua sabedoria, dizendo para eles não confiarem em ninguém e não se separarem.

Agora a vida de seu pai estava em suas mãos e eles precisavam correr contra o tempo para salva-lo. E acima de tudo, precisam lutar contra "Aquilo" (é assim que chamam a escuridão, a mais pura energia negativa), não só para salvar seu pai, mas para salvar o universo.
Não é fácil explicar quando estamos tratando de coisas para a qual sua civilização ainda não tem palavras.
Mas para entender o que é de fato tesserar, precisamos pensar além do espaço entre três dimensões. Afinal, tesserar é viajar na quinta dimensão.

A primeira dimensão é uma linha:
Imagem relacionada
A segunda dimensão seria um quadrado:
Resultado de imagem para quadrado linha
A terceira dimensão seria um quadrado que não seria mais plano, teria a parte de baixo, dos lados e a de cima:
Imagem relacionada
A quarta dimensão seria o tempo, não da para pegar um lápis e desenhar. Logo, a quinta dimensão (tesserato), em termos matemáticos, seria fazer um quadrado da quarta. Acrescentando a quinta dimensão com as outras quatro, é possível viajar no espaço sem ter que percorrer o caminho mais comprido. Acho que deu para entender como funciona né? Tesserar basicamente seria encurtar o espaço entre dois lugares para o tempo de viagem entre eles diminuísse, seria como ir da terra para a lua em 5 segundos.
Fizemos uma dobra no tempo e também uma dobra no espaço. [...] Fizemos um tesserzinho temporal bem bonitinho e, a não ser que algo dê muito errado, vocês voltaram cinco minutos depois de partir.
Madeleine L'Engle tem uma mente incrível! Ela escreveu "Uma Dobra no Tempo" em meados de 1962, temos que admitir que ela foi inovadora para a época. Viajar dobrando o tempo/espaço? Incrível!


Embora a premissa tenha me encantado, eu senti que ela 'correu' muito com o final, o que acabou deixando meio confuso um dos últimos 'grandes acontecimentos', como se tivesse um limite de páginas ou estivesse cansada dessa estória e animada para escrever a continuação. Talvez tenham acelerado quando traduziram o livro, mas não acredito que tenha acontecido isso. Óbvio que não posso falar sobre qual parte eu senti isso porque seria um spoiler enorme. Mas senti também que ela não soube aproveitar muito bem o Calvin no enredo, provavelmente ele terá um papel crucial nos outros livros desta série, mas acredito que tenha aparecido neste livro apenas para ir crescendo com os outros personagens ao longo desta saga.

Em compensação, a forma em que Meg evoluiu durante o livro foi espetacular, afinal, uma garota teimosa, insegura, medrosa e que não confiava em ninguém aceitou viajar no espaço através do tesserato, que até então era uma teoria, junto com seu irmão mais novo, Calvin, e as senhoras para resgatar seu pai, e ela foi obrigada a 'crescer' para salva-lo e para proteger seus companheiros de viagem. Certamente ela foi a personagem que teve o maior crescimento e amadurecimento durante o livro.
Não olhamos para as coisas que vocês chamam de visíveis, mas para as coisas que não se vê. As coisas que são vistas são temporais. As coisas que não são vistas são eternas.
O livro é inteiramente narrado em primeira pessoa pela Meg, o que deixa a leitura mais gostosa e cativante para compreende-la. A leitura é flúida, o que facilita para os personagens cativar o leitor e até mesmo faze-lo se emocionar (rir e chorar) ao longo do livro. Está edição ta maravilhosa, com uma capa dura lindíssima e inspirada no espaço e suas constelações.


Se você gosta de livros com uma pegada de aventura, viagens em mundo desconhecidos, ou até mesmo o bem derrotando o mal, com uma pegada divertida e emocionante, esse livro é para você.


E como me referi antes, esse livro é o primeiro de uma série. Atualmente a Editora HarperCollins já lançou "Uma Dobra no Tempo", "Um Vento à Porta", "Um Planeta em Seu Giro Veloz" e "Muitas Águas". E adivinhem? Já estou ansiosa pelas continuações, e assim que eu ler, trarei resenha para vocês.

Espero que tenham gostado <3 XOXO



NOTA:

Madeleine L'Engle (November 29, 1918 – September 6, 2007) foi uma escritora americana conhecida pela obra infantojuvenil "Uma dobra no Tempo", vencedor do prêmio Newbery Medal e suas sequências "Um vento à porta", A Wind in the Door, A Swiftly Tilting Planet, Many Waters, and An Acceptable Time. Seus trabalhos refletem seu forte interesse em ciência moderna. Tesserato, por exemplo, no livro "Uma dobra no Tempo", DNA mitocondrial em "Um vento à porta", e regeneração de órgãos in The Arm of the Starfish (ainda inédito no Brasil).

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!