Titulo Original: Too Late
Autora: Colleen Hoover
Editora: Record
Páginas: 384
Ano: 2018
Gênero: Ficção / Literatura Estrangeira / Romance
Comprar: Amazon

Sinopse: A autora best-seller do The New York Times está de volta com um romance ainda mais sombrio, intenso e assustadoramente real. Para proteger o irmão, Sloan foi ao inferno e fez dele seu lar. Ela está presa em um relacionamento com Asa Jackson, um perigoso traficante, e quanto mais os dias passam, mais parece impossível enxergar uma saída. Imersa em uma casa incontrolável que mais parece um quartel general, rodeada por homens que ela teme e sem um minuto de silêncio, também parece impossível encontrar qualquer motivo para se sentir bem. Até Carter surgir em sua vida. Sloan é a melhor coisa que já aconteceu a Asa. E se você perguntasse ao rapaz, ele diria que também é a melhor coisa que já aconteceu a Sloan. Apesar de a garota não aprovar seu arriscado estilo de vida, Asa faz o que é preciso para permanecer sempre um passo a frente em seu negócio e proteger sua garota. Até Carter surgir em sua vida. A chegada de Carter pode afetar o frágil equilíbrio que Sloan lutou tanto para conquistar, mas também pode significar sua única saída de uma situação que está ficando insustentável. Colleen Hoover não tem medo de escrever sobre assuntos delicados e Tarde demais prova isso. Perpassando as formas mais cotidianas de machismo até as formas mais intensas e cruéis de abuso, a autora mergulha na espiral atordoante que é um relacionamento abusivo. (SKOOB)

Quando fiquei sabendo do lançamento de 'Tarde Demais' no Brasil, todo o burburinho sobre a troca do selo Galera Record pelo Record, e também o aviso para maiores de 18 anos que estamparia a capa, me deixaram bem cientes que seu conteúdo seria 'pesado'. Ainda assim, ao dar inicio a leitura, não vi motivos por ter lido tantas barbaridades referente ao livro - como por exemplo que "a pessoa que gostou da obra deveria procurar um psicologo" - se logo de cara Colleen Hoover trouxe uma carta preparando e esclarecendo tudo que estaria por vir ao leitor. Mesmo assim, ao finalizar a obra eu não sabia exatamente o que pensar, estava em processo de digestão, e agora me sinto a vontade para despejar todas as minhas impressões referente a este livro que aborda assuntos pesados como violência, droga, sexo, machismo e relacionamento abusivo (psicológico e físico). Repito o mesmo que a autora avisou: este não é um livro para crianças ou adolescentes; esse é um livro diferente de qualquer outro que Collen Hoover já escreveu.


Em 'Tarde Demais' vamos conhecer Sloan, uma jovem que considera ter tido toda a má sorte que um ser humano pode ter. Isso porque todo o tipo de coisa ruim acostuma acontecer na vida de Sloa, desde a sua infância. Mas com a ajuda de seu namorado Asa, a garota não precisa mais dividir o mesmo teto que sua mãe viciada.

É com a ajuda de Asa que Sloan também paga o tratamento de seu irmão mais novo, ele foi diagnosticado com várias síndromes e precisa de cuidados especiais. Na verdade, este é o maior motivo que a faz continuar debaixo do mesmo teto que o namorado. Pois Asa Jackson é um perigoso traficante, além disso ele não costuma ser bom com Sloan o tempo todo, principalmente quando chega o fim de suas festas ou até mesmo quando imagina que Sloan pode um dia deixa-lo.

Infelizmente, tudo isso são coisas do qual Sloan já se conformou, ela acredita ser um mal necessário para um dia se formar na faculdade, ir embora dali e poder pagar sozinha o tratamento do irmão. No entanto, todo esse mundinho que Sloan vive é abalado pelo seu novo colega de classe, Carter. Ao mesmo tempo que ele a faz ver uma luz no fim do túnel, também aumenta os riscos de Sloan dentro desse perigoso relacionamento do qual está cada dia mais difícil de sair.


Essa é a primeira vez que eu leio um livro que foca nesse tipo de relacionamento abusivo, e o fato de eu já ter vivido um relacionamento do tipo, me fez criar uma empatia gigantesca com a protagonista logo nas primeiras páginas. Pra quem já esteve desse lado da história, não é nada absurdo se deparar com certas situações narradas pela autora, e muito me admira a coragem de Colleen Hoover em abordar um assunto tão delicado.

Mesmo assim, ainda tenho minhas ressalvas sobre o conjunto da obra...


Asa Jackson não é só um personagem que abusa psicologicamente e fisicamente de sua namorada, o cara é TOTALMENTE insano. Eu não sou especialista neste assunto, mas discordo totalmente que uma vida de merda, por pior que ela tenha sido, possa justificar as atitudes de alguém como Asa. E no meu ponto de vista, a forma (e os momentos) que Colleen introduziu as tragédias da infância do personagem na trama, me pareceu que ela queria a todo instante colocar na cabeça do leitor o famoso 'ele teve seus motivos para ser uma pessoa assim'. O engraçado é que independente de tudo isso, Asa foi um dos melhores personagens do livro, não me entendam mal, eu não me simpatizei com o que ele é nem com o que ele faz, na verdade nem sei como explicar o que quero dizer (hahah), mas ele é com certeza aquele tipo de vilão alucinado que você adora odiar (hahah).

Eu não julgo Sloan por suportar tudo o que ela suportou, a garota não estava com Asa por ela mesma e sim por amar incondicionalmente seu irmão e saber que se não fosse ela, ninguém mais faria nada pela vida de seu irmão. O que não a torna diferente de outras protagonistas de Colleen que eu conheci em outros livros, que também se sacrificaram em nome do amor que sentiam por outra pessoa.


Sinceramente eu acredito que o maior erro de Colleen Hoover aqui, foi deixar - de certa forma - a mensagem de que o príncipe no cavalo branco um dia aparecerá para te salvar. Pois a situação que Sloan vive em 'Tarde Demais' é uma situação muitíssimo real, existem jovens e até mulheres casadas e com filhos passando por relacionamentos abusivos de maneiras parecidas ou até mesmo iguais a essa. É lógico que cada uma tem seus motivos para continuar aguentando algo tão ruim e outras nem mesmo se deram conta do que estão vivendo, acham que é algo normal por falta de experiência, ou porque quando tentam sair dessas ciladas acabam se tornando um alvo como vimos no caso Eloá e em diversos outros feminicídios que nos deparamos constantemente nos telejornais.


'Tarde Demais' foi uma leitura que fluiu extremamente rápido, não que tenha sido algo leve, pois foi de fato uma das leituras mais difícil de digerir este ano. Acontece que a empatia pela protagonista e a ansiedade em descobrir como ela sairia de toda essa 'merda', e se sairia, me fez devorar rapidamente cada página deste livro. Mas mesmo tendo sido algo fluente pra mim, não recomendo para todo mundo, pois essa é uma estória que pode ativar vários gatilhos, além do mais ela não vai ajudar quem está passando por algo assim a como sair dessa, e infelizmente isso foi o que mais me incomodou. De todo jeito, é um assunto que merece ser discutido e até mesmo trabalhado com mais frequência em outros livros.


NOTA

OUTROS LIVROS DA AUTORA RESENHADOS NO BLOG:

  

Colleen Hoover nasceu 11 de dezembro de 1979, em Sulphur Springs, Texas. Ela cresceu em Saltillo, Texas, e formou-se a partir de Saltillo High School, em 1998. Em 2000, ela se casou com Heath Hoover, com quem ela já tem três filhos e um porco chamado Sailor. Colleen se formou na Texas A&M University-Commerce com uma licenciatura em Serviço Social. Ela trabalhou com vários projetos de ação social e de ensino, até começar sua carreira como escritora.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!