Título Original: The Bear
Autor: Claire Cameron
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2018
Páginas: 300
Gênero: Aventura / Ficção / Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério
Comprar: Amazon
Sinopse: Narrada pela voz inocente de uma criança, uma história sobre amor, perda e instintos que permitem a nossa sobrevivência. Enquanto acampava com a família em um parque florestal, Anna, de 5 anos, acorda ao som de gritos. Um urso-negro selvagem está atacando o acampamento — e seus pais são a presa. Escondendo-se na caixa térmica com seu irmãozinho recém-saído das fraldas, eles conseguem evitar a atenção do urso e sobreviver. Sua mãe, gravemente ferida, implora às crianças que embarquem na canoa da família e remem para longe. Mas, assim que escapam, os irmãos se veem sozinhos e perdidos na floresta, tendo de enfrentar a fome e as forças da natureza. A única esperança reside no amor desmensurado que Anna nutre por sua família enquanto se esforça para manter a coragem quando mais nada no mundo parece seguro. (SKOOB)
Com uma capa que provoca curiosidade e uma frase impactante logo de cara, foi impossível resistir a curiosidade de ler "O Urso", da autora Claire Cameron, lançado recentemente pela Editora Bertrand Brasil. Um thriller envolvendo dois irmãos de 5 e 2 anos em uma floresta com um urso a espreita, não precisava falar mais nada para despertar meu interesse (hahahahaha).
Em "O Urso", vamos conhecer Anna, uma garotinha de quase 6 anos e seu irmão Alex (o grudento, como ela gosta de chamar) de quase 3 anos. Seus pais resolveram ir acampar como era de costume da família, mas desta vez durante a noite, Anna acordou com barulhos do lado de fora da barraca onde os pais estavam conversando horas antes, logo em seguida seu pai a pegou no colo de forma nada delicada e começou a correr com ela no meio da floresta, a garota realmente não entendia porque ele estava gritando e a machucando, muito menos porque colocou ela dentro de um cooler (caixa térmica) junto com seu irmão e mandou que eles ficassem ali quietos até ele voltar. Mas ele não voltou.
Ouço mamãe gritar e continuo com os olhos fechados. Sonhos não são reais. Sei disso porque minha mãe não grita.A partir deste momento vamos acompanhar o desenvolvimento da estória de Anna e Alex sozinhos na floresta e os perigos que eles nem sabiam estar correndo. Achando que os pais os abandonaram por terem sidos maus no dia anterior, os irmãos se veem em um cenário em que precisam cuidar um do outro (na verdade Anna precisa cuidar do Alex e de si própria), buscar água, comida, abrigo e sobreviverem na floresta onde tem um 'grande cachorro preto' (o urso) até seus pais resolverem os perdoar e voltar para pega-los.
Inspirado em um ataque real de urso com um casal em um parque, Claire Cameron acrescentou as crianças na estória como protagonistas em um cenário de sobrevivência e caos. Devo dizer que os protagonistas são cativantes, a estória como um todo é envolvente e te faz querer ler mais e mais para saber o desfecho que os irmãos terão ao longo do livro.
A combinação da estória com a escrita da autora deixou a leitura fluida, mas devo ressaltar que como o livro é narrado por Anna, uma garota de 5 anos, os pensamentos dela (ou seja, a narrativa) não é linear, ela perde o foco da cena diversas vezes para contar uma estória que aconteceu com uma amiga, com o cachorro da vizinha, ou até mesmo com seus pais. Confesso que isto deixou a estória um pouco entediante nestas partes, mas nada que me fez perder o interesse para descobrir o desfecho final da aventura e dos destinos dos irmãos.
"O Urso" é um tipo de livro que recomendo para quem gosta de thrillers, ou então de temas como sobrevivência, ou até mesmo de livros que são narrados por crianças, mas já aviso que tem certas descrições de cenas fortes, no entanto todas no ponto de vista de Anna, da mesma forma que ela entende e conhece as coisas, o que nós como leitores e com a boa imaginação que temos, sabemos realmente do que se trata essas cenas.
Espero que tenham gostado
XOXO
Claire Cameron é escritora e jornalista canadense. Trabalhou como instrutora no Parque Algonquin de Ontário e para a Outward Bound. Hoje vive em Toronto com o marido e os dois filhos. Saiba mais em: www.claire-cameron.com
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!