Titulo Original: Heroínas
Autora: Laura Conrado, Pam Gonçalves, Ray Tavares
Editora: Galera Record
Páginas: 256
Ano: 2018
Gênero: Contos / Jovem Adulto
Comprar: Amazon

Sinopse: Não faltam heróis. Dos clássicos às histórias contemporâneas os meninos e homens estão por todo lugar. Empunhando espadas, usando varinhas mágicas, atirando flechas ou duelando com sabres de luz. Mas os tempos mudam e já está mais do que na hora de as histórias mudarem também. Com discussões feministas cada vez mais empoderadas e potentes, meninas e mulheres exigem e precisam de algo que sempre foi entregue aos meninos de bandeja: se enxergar naquilo que consomem. Este é o livro de um tempo novo, um tempo que exige que as mulheres ocupem todos os espaços, incluindo a literatura. Laura Conrado imaginou as Três mosqueteiras como veterinárias de uma ONG, que de repente contam com a ajuda de uma estudante que não hesita em levantar seu escudo para defender os animais. A Távola Redonda de Pam Gonçalves é liderada por Marina, que diante do sumiço do dinheiro que os alunos de sua escola pública arrecadaram para a formatura, desembainha a espada e reúne um grupo de meninas para garantirem a festa que planejaram. E Roberta é a Robin Hood de Ray Tavares. Indignada com a situação da comunidade em que vive, a garota usa sua habilidade como hacker para corrigir algumas injustiças. Este é um livro no qual as meninas salvam o dia. No qual elas são o que são todos os dias na vida real: heroínas. Finalmente. (SKOOB)

'Heroínas' é um livro de contos recentemente lançado pela Editora Galera Record, nele temos três contos, cada um narrado por uma autora nacional diferente, sendo elas: Laura Conrado, Pam Gonçalves e Ray Tavares. Esses contos são inspirados em histórias clássicas da literatura como 'Os Três Mosqueteiros', 'O Rei Arthur' e 'Robin Hood', com o diferencial de que aqui as mulheres são as heroínas de suas próprias histórias!


O primeiro conto é "Uma por todas, todas por uma", narrado por Laura Conrado e baseado em 'Os Três Mosqueteiros'.

Aqui conhecemos Daniela, ela é uma verdadeira defensora dos animais, vegetariana, filha de uma famosa veterinária, está prestes a deixar o ensino médio e encontrar o seu lugar ao sol (hehe). Ela tenta vaga de aprendiz em uma popular clinica veterinária, mas acaba não tendo muito sucesso. No entanto, ao protagonizar uma cena contra alguns brutamontes que maltratavam um cãozinho de rua, Daniela acaba se enturmando com três garota incríveis que irá mudar bastante a sua rotina e a incentivará na luta pelo seu sonho.

Eu sempre quis ler algo da Laura Conrado, mas esse foi meu primeiro contato com a autora, que por sinal me abriu as portas para outro de seus livros (nesse momento estou lendo seu outro lançamento: 'Literalmente Amigas'), afinal de contas super me identifiquei com sua escrita e o toque bem humorado de sua narração. O conto foi bem descontraído e trouxe uma causa que eu assino embaixo, adorei.


O segundo conto é "Formandos da Távola Redonda", narrado por Pam Gonçalves e inspirado em 'O Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda'.

Marina Artiaga é nossa protagonista, uma menina inteligente, filha de professores e a possível salvadora da pátria se conseguir recuperar o dinheiro roubado dos alunos para festa de formatura. No entanto Marina não estará sozinha, ela contará com outras alunas que lhe ajudará nessa causa, e juntas irão por em prática várias estrategias para levantar o dinheiro necessário para uma das melhores festas de formatura dos colégios publico da região. Além disso, outros assuntos importantes como relacionamento, amizade, traição e sexualidade são abordados neste conto.


A escrita da Pam Gonçalves já não é mais novidade pra mim, de todos os seus livros publicados só me falta ler um. Ainda sim foi um dos contos pelo qual eu estava mais ansiosa, principalmente por já conhecer e gostar muito do trabalho da Pam. Sua escrita me envolveu, como sempre, no entanto o romance e os dramas do relacionamento amoroso de Marina me soaram um tanto clichê. O mais legal foi ver o movimento e a união dessas garotas para salvar a formatura, os trotes me fizeram lembrar o meu 'terceirão' (hahaha).


O ultimo - mas não menos importante - conto é "Robin, a proscrita" de Ray Tavares, uma adaptação moderna de Robin Hood, e provavelmente meu conto favorito.

Nele conhecemos Roberta, uma jovem que perdeu a mãe para o câncer e não muito depois o pai para a criminalidade. Ela vive em uma comunidade pobre, seus pais sempre foram devotos e eles não faltavam as pregações da igreja local. Mas foi quando Roberta mais precisou de uma ajuda divina, que ela percebeu que enquanto o pastor da pequena igreja da comunidade ficava cada dia mais rico, menos ele fazia para ajudar a comunidade. Daí por diante ela passou a usar todo seu conhecimento de hacker para ajudar os mais necessitados. No entanto, seu disfarce está por um fio, o que coloca em perigo não só a vida de Roberta como a das poucas pessoas que lhe restam.


Eu tive o meu primeiro contato com Ray Tavares em 'Os 12 Signos de Valentina', foi lá que conheci toda a sua genialidade e bom humor, que por sinal entraram em cena aqui também. Esse conto foi o mais bem bolado, um tanto dramático, mas ao mesmo tempo real e mitológico.


Em 'Heroínas', todos os contos trazem protagonistas jovens, que estão deixando ou acabaram de deixar o ensino médio, por isso os dramas são os mais característicos da vida adolescente, mesmo assim a proposta do livro é cumprida por essas jovens e a sororidade é comum nos três contos, que mesmo não se encontrando (eu adoro quando isso acontece), conversam perfeitamente entre si.

Por mais que eu saiba que livros de contos não são muito a minha praia, não me arrependo de ter apostado em 'Heroínas'. Laura, Pam e Ray transformaram três clássicos da história em contos leves, bem humorados e cheios de empoderamento feminino. O tipo de leitura que eu indico para todos os jovens que não dispensam uma critica social bem construída e para todas as garotas que ainda não descobriram a heroína que existe dentro de si.


NOTA:

OUTROS LIVROS DAS AUTORAS RESENHADOS NO BLOG:

   

Ganhadora do Prêmio Jovem Brasileiro 2012, como destaque na literatura. Autora da série Freud, me tira dessa! Segundo o voto popular do Prêmio Destaques Literários, o livro de sua autoria foi o melhor chick-lit nacional de 2012. Desde criança, Laura Conrado mostrava habilidade em criar histórias. O gosto pela escrita e pela leitura, levou-a se formar em Jornalismo. Trabalhou em jornais impressos, emissoras de televisão e assessorias de comunicação. Aos 21 anos publicou seu primeiro livro "Miguel e Pão dos Anjos." A trama conta com muita aventura e suspense destinada ao público infantil. Aproveitando a receptividade de seu primeiro livro, Laura lançou em 2012 histórias em forma de poema, também destinadas às crianças, no livro "Lendo com o Papai e a Mamãe". Seu primeiro romance destinado aos jovens leitores será lançado em março de 2012. "Freud, me tira dessa!" traz a história da Catarina, suas confusões e trapalhadas amorosas. Buscando rever suas escolhas, Catarina inicia a psicoterapia e se apaixona pelo terapeuta. Em 10 meses, o livro foi para a terceira edição, rendeu à Laura dois prêmios e leitores em todo o país.

Pam Gonçalves nasceu em Santa Catarina, é escorpiana e formanda em Publicidade e Propaganda com pós-graduação em Branding e Criação Publicitária. Youtuber e criadora do blog Garota it, atualmente se dedica a seu canal no YouTube. Com muitos seguidores, no YouTube, fala daquilo que todos nós amamos, LIVROS e ainda por cima com um pouco de humor e uma grande dose de realidade.

Ray Tavares tem 25 anos, é formada em Gestão de Políticas Públicas pela USP e sonha em mudar a realidade do Brasil. Feminista porque é necessário, paulistana porque é bolacha, escritora porque não sabe viver sem narrar a vida dos muitos personagens que existem na sua cabeça. Ariana com ascendência em Gêmeos, alguns dizem que é o capeta, outros têm certeza. Sempre amou ler, mas começou a escrever fanfics de McFLY aos 13 anos, apaixonou-se por criar histórias e nunca mais parou. Em 2017, publicou o seu primeiro livro pela Galera Record, “Os 12 Signos de Valentina”, que atingiu a marca de mais de 2 milhões de leituras no Wattpad. Ama os livros da Meg Cabot, noites bem dormidas, unicórnios fofinhos, twittar e o cheiro de livro novo. Odeia gente sem empatia, injustiça, a palavra “top” e o trânsito de São Paulo.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!