Título Original: A Educação dos Sentidos
Autor: Rubem Alves
Páginas: 136
Gênero: Literatura Brasileira/ Crônicas / Educação
Editora: Planeta
Ano: 2018
Comprar: Amazon

Sinopse: Nossos sentidos – visão, audição, olfato, tato, gosto – são todos órgãos de fazer amor com o mundo, de ter prazer nele.”E qual seria a tarefa primordial da educação senão levar-nos a aprender a amar, a sonhar, a fazer nossos próprios caminhos, a descobrir novas formas de ver, de ouvir, de sentir, de perceber, a ousar pensar diferente... a sermos cada vez mais nós mesmos, aceitando o desafio do novo?Essa é a filosofia de Rubem Alves, escritor poeta que, recorrendo a imagens surpreendentes e significativas, presenteia-nos com este inspirado livro, A educação dos sentidos. Lendo-o, podemos mergulhar não só nas reflexões em torno dos sentidos, mas também da leitura, da arte, da educação, do ensino, do vestibular, da brincadeira criativa, dos desafios que a vida nos apresenta. E podemos experimentar a alegria que brota das novas descobertas.Comovente, terno, espirituoso, poético, belo, crítico e desafiador, este clássico de Rubem Alves surpreende por sua leveza e, ao mesmo tempo, profundidade, o que só vem enriquecer a experiência do leitor. (SKOOB)

Oieeee, gente! Tudo bem?

'A Educação dos Sentidos' é um livro que traz vinte e sete crônicas do escritor (teólogo, psicanalista e educador) Rubem Alves, que infelizmente faleceu em 2014, porém sua literatura está cada vez mais viva, prova disso é o relançamento desse título pela Editora Planeta.


As crônicas falam sobre aprendizagem através dos nossos sentidos (tato, paladar, visão, audição e olfato). Rubem traz provocações a respeito da forma como podemos aprender, não ligando a aprendizagem somente ao fato de ver, aliás é preciso ressaltar que "ver" é também uma questão de "saber ver, entender".
Ver é muito complicado. Isso é estranho porque os olhos, de todos os órgãos dos sentidos são os de mais fácil compreensão cintifíca (...) A Adélia Prado disse "De vez em quando Deus me tira a poesia, olho para uma pedra e vejo uma pedra. Há muitas pessoas de visão perfeita que nada veem. - Pág 26 
Este também é um livro para nos fazer refletir sobre como nossos sentidos são extremamente importantes, às vezes não percebemos, entramos no modo automático, e nesta leitura Rubem Alves mostra a necessidade de reeducar os sentidos. 



Rubem Alves era um educador, defensor ferrenho de uma educação que fosse funcional, real e útil, para ele a escola 'ensina' para o trabalho, para o vestibular e não para a vida. Isso para mim foi muito instigante, sou professora de ensino fundamental e médio e em todas as escolas que trabalhei o foco sempre foi o vestibular, ensino para isso, mas há algum tempo tenho me deparado com um pensamento contra o vestibular e repensado minhas práticas, talvez a educação devesse se preocupar mais com o individuo.

Pergunto a você, meu leitor: de tudo que você estudou para passar no vestibular, o que sobrou? Por que nós, professores universitários, não passaríamos no vestibular? Por que temos memória fraca? Não. Porque temos memória inteligente. A memória inteligente não leva bagagem desnecessária. - Pág 78

'A Educação dos Sentidos' também destaca o amor pelos livros, o coração de leitor fica quentinho quando o assunto é literatura. Rubem fala sobre o hábito de ler, como usar essa ação para fortalecer nosso intelecto, ler criticamente e aguçar os sentidos através dessa ação.

Dentre as várias reflexões referentes à leitura, uma me chamou mais a atenção: a escola 'obrigar' os alunos a lerem livros que muitas vezes não são prazerosos. Infelizmente, tenho que concordar, muitas vezes os alunos leem livros por obrigação (não leem, pegam resumos na internet), mas isso não traz o gosto pela leitura, não incentiva. Rubem mostra a urgência de o sistema escolar buscar livros que sejam parte da vida do educando, que o ato de ler não seja um peso e sim uma satisfação.
Porque esse é o objetivo da literatura: prazer. O que os exames vestibulares tentam fazer é transformar a literatura em informações a serem armazenadas na cabeça. Mas o lugar da literatura não é na cabeça: é o coração.(...) que não havia razão para se ler um livro que não dá prazer quando há milhares de livros que dão prazer. - Pág 97
Apesar desse livro não ser recomendado somente para professores, ele se estende principalmente na aprendizagem escolar, críticas ao sistema de ensino, a inutilidade dos vestibulares. Rubem destaca que a escola tem um modelo falido, por não educar para a "sensibilidade", ignora o uso dos sentidos para alcançar conhecimento.


'A Educação dos Sentidos' é uma leitura com escrita fluída, cativante, cheia de metáforas e atemporal. Se você deseja uma leitura rápida, instrutiva e repleta de lições, essa é uma ótima opção.
Rubem Alves é um escritor que conquistou meu coração, pois lembro-me de que quando eu era adolescente passei uma tarde inteira debruçada sobre um livro dele e voltar a ler Rubem é sempre um  enorme prazer.


NOTA: 


Conta aí se você já leu esse livro!
Um beijo e até breve!

Rubem Alves é um psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, é autor de livros e artigos abordando temas religiosos, educacionais e existenciais, além de uma série de livros infantis.Durante sua infância, enfrentou os problemas comuns ocasionados pelas frequentes mudanças de estados e de escolas. Tais mudanças influenciaram sua atitude de introspecção que o levou à companhia dos livros e ao apoio da religião, base de sua educação. Presbiteriano, tornou-se pastor. Teve três filhos, e entrou numa crise de fé decorrente de um problema de saúde na família, tendo assim de abandonar o pastorado. Apóstata do cristianismo, tornou-se crítico da religião organizada. De volta ao mundo secular, tornou-se escritor e acadêmico.

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Também sou professora, mas apenas do ensino fundamental e médio, e amei saber mais sobre esse livro! Muito bom a ideia que ele traz, os temas que aborda. Com certeza deixarei ele na minha wishlist para em breve comprá-lo e realizar a leitura. Ler sobre o que envolve nossa profissão sempre nos dá um gás a mais. E a crítica ao ensino que visa somente o vestibular é completamente viável, infelizmente, parece que esse tipo de ensino vem cada vez mais se intensificando.

    Beijos
    https://monautrecote.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeniffer, que legal saber que você gostou! Pode colocar na lista, vai gostar sim da reflexão! Recomendo muito Conversas com um jovem professor , leandro Karnal.
      Amo Rubem e acredito que ele tem uma visão muito específica da educação, gosto!

      Obrigada por ler!

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!