Título Original: When we Collided
Autor: Emery Lord
Série: Livro único
Páginas: 352
Gênero: Literatura Estrangeira / Jovem Adulto / Romance
Editora: Seguinte
Ano: 2018
Comprar: Amazon

Sinopse: Neste romance envolvente, Vivi e Jonah descobrem que, quando se encontra a pessoa certa no momento ideal, tudo muda para sempre. Jonah Daniels vive em uma cidadezinha na Califórnia desde que nasceu. Há seis meses, com a morte de seu pai, toda a sua família teve que se adaptar: Jonah e seus cinco irmãos se tornaram responsáveis por manter a casa em ordem e cuidar do restaurante que o pai deixou. No começo do verão, porém, a vida do garoto parece prestes a seguir um novo rumo com a chegada de Vivi Alexander. Vivi é apaixonada pela vida. Encantadora e sem papas na língua, ela se recusa a tomar um de seus remédios porque sente que ele reprime seu ímpeto de viver novas aventuras. E, ao encontrar Jonah, ela tem certeza de que está prestes a viver mais uma. Mas será que Jonah está disposto a correr os mesmos riscos que ela? (SKOOB)

Oiiiiiie, gente! Tudo bem?

Hoje minha dica de leitura para vocês é um livro muito fofurinha, o Young Adult (jovem adulto) 'Queria que Você me Visse' da autora Emery Lord, livro de uma extrema sensibilidade e que aborda temas muito relevantes.


Vivi é uma garota muito especial, que está passando com sua mãe o verão em Verona Cove (uma cidadezinha turística muito aconchegante!). Vivi é alegre, vê a vida de uma maneira muito própria, gosta de pintar e desenhar. São muitas suas boas características, mas há um problema, ela não toma corretamente os seus remédios, não fica claro no começo da trama que tipo de transtorno mental aflige a nossa personagem e também não falarei para não dar spoiler. Além disso, Vivi sente um grande vazio em sua vida: a falta do pai, ela jamais o conheceu e agora vê o momento de preencher essa lacuna de sua vida

Jonah é um garoto que tem cinco irmãos e uma mãe despedaçada emocionalmente, ele perdeu o pai, um homem amoroso e provedor, através de um infarto antes dos 50 anos, o que traz dor a todos. A família agora é sustentada pelos três filhos maiores, Jonah é responsável por cuidar dos irmãos menores e também por trabalhar no restaurante que o pai deixou, ele cozinha muito bem e ajuda o sócio do pai. A família é tudo para Jonah, sua mãe está mal, depressiva desde que o pai morreu, ela infelizmente ainda não conseguiu superar tamanha dor, Jonah e os irmãos não podem desistir de tudo, visto que agora eles fazem o papel de pai e mãe das crianças.

Vivi e Jonah são duas pessoas que têm vidas igualmente conturbadas, porém personalidades muito diferentes,Vivi é um furacão, Jonah calmaria, ela é impetuosa, ele bem contido, ela aventureira, ele realista, mas apesar disso eles vão encontrar um no outro a cumplicidade e o apoio de que precisam para superar toda dor a que foram expostos, ambos têm apenas 17 anos, entretanto já encararam várias perdas e irão aprender que superar é preciso, sempre.
Vivi é um descanso para os meus pensamentos. Ela vive a toda velocidade, e tenho que me esforçar para acompanhar. Consome tanta energia que nem consigo me concentrar na minha vida horrorosa. Ela preenche tudo com novas memórias. - (Pág 106)

A escrita de Emery é muito leve, avancei as páginas sem dificuldade alguma, pois amo livros que são narrados por ambos os pontos de vista do casal (aqui é Vivi e Jonah que narram! <3), além disso as cenas são bem descritas e a que mais me agradou foi a que mostra a referência ao nome do livro, bem fofinha!
Não gosto de como as pessoas escondem as próprias cicatrizes e dúvidas. Sério, não é justo com quem está mal. Elas acreditam que todos os outros têm tudo sobre controle, sem um único pensamento ruim na vida - (Pág 231)
Também gostei bastante dos personagens secundários, são apaixonantes e bem construídos. A família de Jonah e os irmãos são todos importantíssimos, não estão ali por acaso, eles são necessários, a mãe é outra dos vários personagens que tive vontade de abraçar e dizer que tudo ia ficar bem.


'Queria que Você me Visse' é um livro principalmente sobre os transtornos psicológicos e a vida de uma pessoa que convive com isso. Emery Lord nos mostra que ter uma disfunção de ordem mental não é ser excluído, que pessoas que sofrem de algum distúrbio são pessoas normais, elas amam, vivem, se relacionam com todos a sua volta e que precisam ser entendidos, a saúde mental também dói, menosprezar isso é um erro que muitos cometem.
Alguns de nós vão à terapia, são medicados, têm que balancear atividade física e horas de sono para se manter equilibrados. E há dias ruins. Mas também há dias bons: com festas, galerias, férias... Essas coisas podem coexistir. - Emery Lord 
Eu realmente adorei o livro, mas houve três aspectos que me desagradaram um pouquinho. O primeiro é que apesar de falar sobre transtornos mentais, essa questão poderia ter sido mais aprofundada, mas já acho importante a provocação a respeito da temática.
O segundo é que acho que algumas pontas em relação ao pai e a própria família de Vivi ficaram abertas.
O Terceiro e último, eu queria mais um epílogo, quem sabe um salto no tempo e aí ver mais da vida dos personagens, só mais uma página (hahahaha)


Mesmo assim, recomendo demais a leitura de 'Queria que Você me Visse', pois é um livro muito fofo e com boas lições para a vida, principalmente para o público alvo que são os jovens.



NOTA:

E aí ficou com vontade de ler? Já leu?
Conta aí, quero saber de tudo!
Beijinhos e até breve!

Emery Lord nasceu na costa leste dos Estados Unidos e cresceu perto da praia, de um grande lago e do rio Ohio. Como boa moradora de Cincinnati, adora cerveja, música e a biblioteca pública da cidade. Vive com o marido e dois cachorros. Além de Queria Que Você Me Visse, também escreveu outros livros para jovens, como The Start of Me & You e Open Road Summer.

Comentários via Facebook

3 comentários:

  1. Camila!
    Faz tempo não leio um livro no estilo e interessante ver que o autor conseguiu imprimir um ritmo satisfatório ao enredo, onde podemos nos envolver com todos dramas familiares vividos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Quando vi a capa do livro Queria que Você me Visse não dei muita bola, não que a capa seja feia, nada disso, ela é bem fofa, porém não quis procurar a sinopse. Gosto bastante de Young Adult e logo no começo da sua resenha fiquei aqui mentalizando "quero ficar interessada nele, pois a sinopse está boa" e adivinha? Sim! Fiquei mais interessada ainda. Os protagonistas são parecidos em algumas coisas e bem diferentes em outras, gosto quando temos personagens que lidam com as dores da vida, todos os problemas e preocupações e mesmo sendo diferente um do outro buscam e encontram ali um apoio. Gosto muito de livros em primeira pessoa, então saber que é narrado pela Vivi e pelo Jonah é algo ótimo. Não sei você, mas quando vejo a parte onde citam o título do livro eu fico toda boba e emocionada, vai entender, né. Deixarei essa dica anotada aqui, pois sinto que vou adorar esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Gosto quando o autor tem uma escrita leve, e aborda temas importantes. Uma penas não ter sido mais aprofundado em relação aos transtornos psicológicos.
    Tão bom quando podemos ver o ponto de vista de ambos os lados.
    Adorei a dica.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!